FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Copa Light de Ciclismo chega à sua sétima edição no Rio de Janeiro


A prova será realizada neste domingo, dia 2, e já se tornou uma das principais do Brasil

Cidade-sede dos Jogos Olímpicos em 2016, o Rio de Janeiro recebe a sétima edição da Copa Light de Ciclismo, neste domingo, dia 2, na Enseada de Botafogo, uma das mais belas vistas da cidade. São mais de 500 ciclistas, entre amadores e de elite, divididos em 17 categorias, que vão percorrer um circuito de 4.38km por volta. Destaque para os atletas olímpicos Magno Prado Nazaret e Lauro Chaman (paraciclista), além de Luciene Ferreira, atual vencedora da competição e um dos possíveis nomes do Brasil para os Jogos de 2016. A largada acontece na Avenida das Nações Unidas, na Praia de Botafogo, próximo à Rua Farani.

A prova é considerada um dos eventos mais importantes do ciclismo de circuito do país, e é muito bem recebida pelos atletas de elite, já que soma pontos para o ranking nacional na classe 3. Aos vencedores serão distribuídos prêmios que somam R$30 mil. O público também será premiado. Haverá o sorteio de duas bicicletas e de camisas de ciclista da Copa Light.

"A Copa Light de Ciclismo já entrou para o calendário oficial do esporte da cidade. É uma prova muito respeitada e considerada a mais charmosa do Brasil. Este é o segundo ano que vamos promover a competição na Enseada de Botafogo. Os atletas adoram o visual", conta Luisa Jucá, organizadora do evento.

A novidade deste ano é a divisão da categoria Open Feminino em A (até 39 anos) e B (a partir de 40 anos), dando oportunidade para todos os amantes do ciclismo participar. Divididos em 17 categorias, os atletas vão percorrer um circuito de 4.38km por volta. Os quilômetros percorridos variam por categoria. A prova mais longa é da Elite Masculina com 65.7 km (15 voltas) e a mais curta é a Open Feminino com 13.14 km (3 voltas).

As principais equipes de ciclismo do país vêm com força máxima para a competição. Entre elas: Funvic, número 1 do ranking nacional, Ribeirão Preto (São Franciso Saúde/ Biosev/ Gold Meat), Memorial Santos, UFF de Ciclismo, ECT - Equipe de Ciclismo de Taubaté/ Tarumã/ Valgroup / Comevap/ JL / Coter e a equipe ACE/ NEOBOX/ Tripp/ IBFactoring/ não+pelo/ Apis.

Representando a Funvic, Luciene Ferreira tenta mais uma vitória. "Estou muito preparada e focada para a disputa da Copa Light de Ciclismo. Tenho ótimas lembranças da última edição. Sei que a disputa vai ser muito dura, mas estou pronta e preparada para conquistar o bicampeonato", analisa Luciene Ferreira.

Seu marido e parceiro de equipe, Magno Nazaret, sabe que será difícil repetir o feito de 2010, quando se sagrou campeão do evento. "Desde lá muita coisa mudou. A Copa Light de Ciclismo é uma prova que tem um nível muito alto, tanto em relação aos atletas, quanto na parte de organização. Hoje em dia a prova não favorece muito as minhas características, mas vou participar pela qualidade da prova e também por contar pontos no ranking nacional. Vou trabalhar para garantir um bom desempenho da minha equipe, mas de olho em uma brecha", disse.

Outro nome que chama atenção é o paraciclista Lauro Chaman, campeão da última edição da Copa Light de Ciclismo (categoria paradesportiva) e quarto lugar entre os atletas de elite. O atleta comemora a existência da prova, que será a última competição a ser disputada por ele em 2014.

"A Copa Light de Ciclismo é um exemplo de corrida, uma das provas mais esperadas do ano, pois valoriza todos os competidores em todas as categorias. Infelizmente é muito difícil encontrar corridas com categorias paralímpicas e por isso eu não vou perder a chance de disputar a prova", ressalta Lauro.

Atual campeão da competição, o cubano Michel Fernández, representante da equipe de Ribeirão Preto, também fala sobre a importância e organização da competição. O atleta só lamenta não estar 100% para a disputa.

"A Copa Light é uma das melhores competições para participar. É muito bem organizada, tem um percurso incrível e uma das melhores premiações. Vou fazer o possível para ter uma ótima colocação, mas não estou tão bem preparado para a disputa", afirma Michel.

A Light é patrocinadora da competição realizada pelo Instituto FAÇA. A Copa Light de Ciclismo é homologada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro. A supervisão técnica é da CBC e da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj).

"Como temos uma relação íntima com o Rio, tudo o que promove a cidade beneficia os seus cidadãos e também a Light. Há mais de 100 anos fazendo parte da história do Rio de Janeiro, a Light tem um compromisso que vai além de prestar um serviço de qualidade à população. A empresa é também comprometida com o aprimoramento e o desenvolvimento de toda sua área de concessão. E é por isso que a Light faz questão de estar conectada com a energia do esporte. Patrocinar a Copa Light é um exemplo de que a empresa vai além das suas obrigações operacionais e está presente em projetos que fomentam a cultura e o esporte na Cidade Maravilhosa", afirma o gerente do Instituto Light, Paulo Bicalho.


Serviço:

Modalidade: Prova Ciclismo de Circuito
Local: Enseada de Botafogo - Rio de Janeiro / RJ
Largada/Chegada: Praia de Botafogo - Avenida das Nações Unidas, S/Nº. - Praia de Botafogo (Ref. -: Direção da Rua Farani).
Data: 2 de novembro de 2014
Categorias: Elite Masculina (aberta - sem limite de idade), Elite Feminina (aberta - sem limite de idade), Júnior (17 e 18 anos), Sub 30 (19 até 29 anos), Máster A1 (30 até 34 anos), Máster A2 (35 até 39 anos), Máster B1 (40 até 44 anos), Máster B2 (45 até 49 anos), Máster C1 (50 até 54 anos), Máster C2 (55 até 59 anos), Veteranos (A partir dos 60 anos), Open Masculino (Sem limite de idade), Open Feminino (até 39 anos e a partir de 40 anos), Juvenil (15 a 16 anos), Infanto Juvenil (Até 14 anos) e Paradesportivo.
Simpósio técnico: Sábado, 1/11/2014 às 18h em local a definir.
Entrega de kits: Sábado, 1/11/2014 entre 16h e 19h (local do simpósio) e no dia 2/11/2014 uma hora antes de cada largada.
Realização: INSTITUTO FAÇA
Supervisão Técnica: CBC e Fecierj
Patrocínio: Light
Ranking/Pontuação: Válida para o Ranking Nacional classe 3 (CBC) e Estadual classe 1

Mais informações: www.copalight.com.br

HORÁRIO DE LARGADA DE CADA CATEGORIA

Bateria 1
7h - Open Masculino = 4 voltas (17.52 km)
7h01 - Open Feminino A e B = 3 voltas (13.14 km)
7h02 - Infanto Juvenil = 3 voltas (13.15 km/ 6,22 Mts)
7h03 - Veterano = 3 voltas (13.14 km)
7h04 - Paradesportivo = 2 voltas (8.76 km)

Bateria 2
7h50 - Master B = 11 voltas (48.18 km)
7h51 - Master C = 9 voltas (39.42 km)
7h52 - Junior = 7 voltas (30.66 km / 7.93 Mts)
7h53 - Juvenil = 6 voltas (26.28 km / 7.03 Mts)
8h Cerimônia de premiação da primeira bateria

Bateria 3
9h20 - Elite Masculino = 15 voltas (65.7 km)
9h21 - Master A = 12 voltas (52.56 km)
9h22 - Sub-30 = 10 voltas (43.8 km)
9h23 - Elite Feminino = 9 voltas (39.42 km)
9h30 - Cerimônia de premiação da segunda bateria
11h40 - Cerimônia de premiação da terceira bateria
12h - Encerramento do evento