FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

VIII Seminário de Empreendedorismo IEL (RJ 2014)

Hotsite VII Seminário de Empreendedorismo IEL (2013) com foco nas grandes empresas que investem em startups
O SeminárioProgramação e PalestrantesInscrições 

Programação:

12 de novembro de 2014.
Local: Sede do Sistema FIRJAN. Avenida Graça Aranha, 1, Centro (próximo à Cinelândia)
9h às 9h30Abertura com o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e a presidente do Conselho de Jovens Empresários da FederaçãoPoliana Botelho.
9h30 às 10h30
Gregory Dibbs, do Centro de Pesquisa da Nissan no Vale do Silício (EUA).
Case: carro autônomo em parceria com Google e também apresentará como funciona o núcleo de simulação da Nissan no Vale do Silício (EUA) e outros projetos.
 
10h40 às 11h20
A importância da prototipagem para as empresas que querem inovar e as vantagens competitivas da utilização da prototipagem em diversos segmentos.
Mediador:
                   Sérgio Villarreal – SENAI Rio
 
Palestrantes:
                    Luiz Fernando Dompieri - ROBTEC
                    Heloísa Neves – FABLAB Brasil 
                    Rodrigo Krug - Cliever
11h30 às 12h30
Painel “Cases Empresas” (empresas que já utilizam tecnologia 3D e prototipagem)
Mediador:
               Bruno Gomes, diretor de Inovação do Sistema FIRJAN
Palestrantes:
              Gerente de Operações Marcelo Brum, da FMC Technologies
              Diretora Poliana Botelho, do Laboratório Simões
              Diretor Claudio Patrick, da Clever Pack 
12h30 às 13h30Brunch
9h às 14h 
Visita ao SENAI FABLAB, recém-inaugurada no CTS Automação e Simulação, para que os empresários assistam como funciona a prototipagem na prática.
Vans à disposição do público participante do seminário.

Saiba mais sobre os palestrantes:

Gregory Dibbs - Nissan

Gregory Dibbs é o gerente sênior do Centro de Pesquisa da Nissan no Vale do Silício (NRC-SV). Ele é formado em Engenharia de Manufatura e Estatística da Brigham Young University. Também possui mestrado em Engenharia Mecânica e MBA pelo MIT. Antes da Nissan, Greg trabalhou na Motorola e Harley Davidson. Em seus dez anos de Nissan esteve em funções na Fabricação, Engenharia da Qualidade e Planejamento Avançado e Estratégia. Agora, no Vale do Silício se concentra na pesquisa em veículos conectados, veículos autônomos e interação homem-máquina. É responsável pelo projeto do carro autônomo em parceria com o Google.

Luiz Fernando Dompieri - Robtec

Diretor geral da Robtec, graduado e pós-graduado em Administração de Empresas, atuou em empresas como KPMG, General Motors e Delphi. Fundada em 1994, a Robtec é pioneira na introdução das tecnologias de prototipagem rápida no Brasil e em toda América Latina, com uma expertise que a posiciona entre as mais conceituadas empresas do ramo nesses mercados.
Também atua nas áreas de impressão 3D e digitalização óptica, duas tecnologias que estão revolucionando o mercado global, e conta com os equipamentos mais modernos do mundo para essas atividades. Em abril de 2014, foi adquirida 3D Systems, companhia norte-americana líder mundial em soluções para impressão 3D.

Heloísa Neves - FabLab Brasil

Diretora do "Fab Lab Brasil Network" e criadora da We Fab (uma start up que auxilia na implementação de estratégias makers, colaborativas e abertas em ambientes educacionais e setores de inovação empresariais), ela é graduada pelo Fab Academy Barcelona (curso ministrado pelo CBA-MIT) e foi colaboradora no Fab Lab Sevilla - Espanha.
É também professora do curso de Engenharia do Insper em SP, onde coordena o Insper Fab Lab. Escreveu alguns livros e capítulos de livros sobre o tema dos Fab Labs e movimento maker e está finalizando seu doutorado em Design pela FAU USP, onde estuda a criação do termo "Maker Innovation".

Rodrigo Krug- Cliever

Rodrigo Krug é técnico formado em Mecatrônica pelo Senai e Graduando em Engenharia de Controle e Automação da PUC-RS. Tem mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de máquinas, equipamentos e sistemas de automação. Atualmente é CEO da Cliever Tecnologia, responsável pela primeira Impressora 3D nacional, a Cliever CL1.
A Cliever está no mercado há 3 anos com mais de 400 máquinas em todo o Brasil, em empresas como Embraer, Renault-Nissan e Intelbras. Em 2012, recebeu o prêmio de Destaque Inovação em Engenharia, pela Sociedade de Engenharia do RGS, ao lado de gigantes da engenharia como Volvo e Stara. Ainda em 2012 foi premiado no torneio Info Start na categoria principal, o qual foi disputado com mais de 490 empresas de todo o Brasil.

Marcelo Brum- FMC Technologies

Marcelo Brum é gerente de operações da FMC Technologies, que é líder mundial no fornecimento de sistemas submarinos para a indústria de óleo e gás. Em parceria com nossos clientes são desenvolvidas soluções tecnológicas para a utilização completa do potencial de campos de óleo e gás.
FMC Technologies atua no Brasil com duas fábricas dedicadas a produção de sistemas submarinos e Centro de Suporte ao Cliente, bem como seu novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento localizado no Parque Tecnológico da Ilha do Fundão. As atividades incluem engenharia, gerenciamento de projetos, testes de integração, instalação e assistência técnica e mais recentemente sua área de P&D, com diversos colaboradores criando soluções inovadoras para nossos clientes.
Atuando há vários anos no mercado brasileiro com Sistema de Gestão Integrada a FMC Technologies é certificada pelas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 é excelência em Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

Poliana Botelho - Laboratório Simões

Diretora de P&D&I do Laboratório Simões, que atua nos setores de saúde, saúde animal e agronegócio, Poliana Botelho possui importantes prêmios conquistados (Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, Prêmio CNI de Qualidade e Produtividade, 2 Prêmios CNI de Meio Ambiente), patentes concedidas e depositadas, cursos, congressos e seminários realizados para sensibilização e conscientização do empresário a respeito da importância estratégica da inovação para competitividade do negócio. Além disso, é Diretora Executiva do Instituto de Inovação do Brasil, Diretora de Inovação da Confederação Nacional dos Jovens Empresários, Diretora do Sindicato da Indústria Farmacêutica do Rio de Janeiro, Diretora titular da FIRJAN e do CIRJ e Presidente do Conselho de Jovens Empresários da FIRJAN, onde participou ativamente na elaboração da Cartilha de Inovação lançada, em 2013, para classe empresarial do Rio de Janeiro pela FIRJAN.

Claudio Patrick - Clever Pack

Empresário do setor plástico há mais de 20 anos, Patrick ministrou palestras sobre inovação e sustentabilidade em universidades e empresas como INPI e INMETRO. Proprietário da Clever Pack Design e Bauen Plásticos, foi responsável pelo desenvolvimento e fabricação de embalagem vencedora do Oscar Mundial da Embalagem, o World Star (concedido pela World Packaging Organization), e também do Prêmio de Inovação Tecnológica promovido pela ABRE, Prêmio Nacional da CNI, Plastdesign, IDEA Brasil, Pack Expo Selects (USA), iF Awards em duas categorias (Alemanha), Design of the Year 2014 (pelo Museu de Design de Londres) e o Premio Embanews 2014 em duas categorias.