Rio de Janeiro sedia EmTech Brasil 2015
Data: 18 e 19 de novembro
A cidade do Rio de Janeiro vai sediar, nos dias 18 e 19 de novembro, o EmTech Brasil 2015, o mais importante encontro sobre tecnologias emergentes e inovação organizado pela MIT Technology Review, a revista do prestigiado Massachusetts Institute of Technology (MIT), que é a mais antiga do mundo em seu segmento, em parceria com a Finep.
A conferência, que tem como slogan O futuro da tecnologia, hoje, contará com a participação de conferencistas brasileiros e estrangeiros, que debaterão com 800 cientistas, empresários, jovens inovadores, pesquisadores e empreendedores as mudanças tecnológicas e suas tendências, aquelas que transformarão o futuro.
Dentre os temas de destaque no EmTech Brasil estão energia nas cidades, indústria aeroespacial, água e tecnologia, educação do futuro, desafios da medicina, inovação empresarial, dispositivos inteligentes, inteligência artificial, e moedas virtuais e e-commerce, entre outros.
Israel Ruiz, vice-presidente do Massachusetts Institute of Technology (MIT), destaca a importância dos eventos EmTech na discussão sobre os desafios e os impactos da tecnologia na vida das pessoas e nos ambientes de negócios. E lembra que seu uso na área da educação pode representar transformações muito significantes. “A tecnologia transformou a música, a fotografia, a edição de livros, houve transformações em todas as indústrias. Chegou a hora de focarmos nas mudanças na educação, onde há muitos desafios e também muitas oportunidades”, afirma Ruiz.
“Nossa parceria com o MIT para a realização da EmTech Brasil 2015 se deve ao alinhamento do evento com os objetivos e a missão da Finep, de fomentar a pesquisa, tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico e social. Como instituição de apoio à inovação no Brasil por excelência, a Finep é elemento central em um debate que abrange temas estratégicos e que busca identificar tecnologias com potencial de impacto para o futuro. Esse diálogo abre para o Brasil possibilidades não só de intercâmbio de conhecimentos e promoção de diálogos, como de desenvolvimento tecnológico e financiamento de novos negócios inovadores”, explica o presidente da Finep, Luis Manoel Rebelo Fernandes.
Os eventos EmTech acontecem nos Estados Unidos, México, Equador, Colômbia, Espanha, Singapura e Hong Kong, mas será realizado pela primeira vez no Brasil. O evento, parte integrante do calendário dos 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro, acontecerá na Cidade das Artes.
De acordo com Cecilia Nicolini, diretora-adjunta do MIT Technology Review em espanhol e portuguêse diretora do EmTech no país, o Brasil e a cidade do Rio de Janeiro foram escolhidos por conta do reconhecido desenvolvimento de um ecossistema de inovação e da qualidade dos projetos apresentados por seus empreendedores nos ramos de inovação e tecnologia. Ela ressalta ainda a excelente infraestrutura oferecida pela cidade para um evento deste porte.
Para Cecilia, o país tem talento de sobra para o empreendedorismo e o EmTech servirá como ponto de encontro para inovadores, estudiosos e investidores. “O Brasil é o terceiro país mais empreendedor do mundo. Por isso, queremos aproveitar a oportunidade para captar e reconhecer talentos ligados à tecnologia para projetos de alto impacto”, lembra Cecilia.
Durante a conferência também será entregue o prêmio Inovadores com menos de 35 anos, um reconhecimento mundial feito pela MIT Techonology Review aos dez projetos mais inovadores desenvolvidos por jovens brasileiros, capazes de impactar o mundo e as vidas de milhões de pessoas com soluções inovadoras para problemas atuais. Esta será a segunda vez que o Brasil receberá a premiação, que em 2014 reconheceu jovens empreendedores que criaram produtos e serviços que usam a tecnologia para transformar a realidade.
Um destes jovens foi Eduardo Bontempo, Inovador com menos de 35 anos 2014 no Brasil. Ele criou a plataforma Geekie Lab que permite personalizar o ensino em escolas e universidades em função das necessidades de cada aluno. “Este prêmio possibilitou que eu fizesse parte de uma comunidade global de muito prestígio, o MIT. Isto me ajudou muito porque além da visibilidade não só para o setor privado, mas também para o público, e mostra para o país que sem inovação e sem tecnologia muito dificilmente chegaremos onde queremos chegar”.
Descubra, crie, lidere é o lema da EmTech Brasil 2015, onde estes jovens poderão apresentar seus projetos inovadores a empresários interessados em investir em inovação. A convocatória para inscrições na premiação termina no dia 27 de agosto e os vencedores serão conhecidos durante o evento.
Os 800 participantes poderão conviver, durante dois dias, com professores do MIT, representantes do Media Lab (mais importante centro de inovação do planeta, que fica no MIT), e destacados especialistas brasileiros, professores locais e estudiosos de inúmeras áreas do conhecimento. Também haverá uma área de demonstração de protótipos de produtos e demonstrações de novidades tecnológicas de parceiros do evento.
EmTech Brasil conta com o patrocínio institucional da FINEP, com patrocínio global e venture fórum da APEX, patrocínio global do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, patrocínio inovador da B2W e patrocínio da Embratel/Claro. Tem também o apoio institucional da Prefeitura do Rio de Janeiro/Fundação Cidade das Artes e Sebrae, e o apoio institucional regional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).