FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Hospital Pasteur realiza palestra gratuita sobre pneumonia e vacinação em idosos

Médico da instituição alerta que os sintomas da pneumonia nos idosos são diferentes, demandando atenção da família
No próximo sábado, 27 de janeiro, o Hospital Pasteur realiza o primeiro encontro do ano do seu Programa de Atenção Total aos Idosos. Com o tema Pneumonia nos Idosos e a Importância da Vacinação, a palestra gratuita visa alcançar todos aqueles que precisam de orientação quanto aos cuidados na terceira idade, seja o próprio paciente, seja seus familiares e cuidadores.
A pneumonia é uma das principais causas de internação de idosos. Motivada por vírus, fungos ou bactérias, a doença respiratória provoca tosse intensa com secreção, febre, falta de ar e dor no peito. Mas, de acordo com Thiago Bicalho, geriatra do Hospital Pasteur, ao contrário do que ocorre nos adultos mais jovens, a pneumonia nos idosos frequentemente não apresenta febre e os sintomas respiratórios podem ser brandos. “A tosse, quando presente, é habitualmente seca. Mas o mais comum nos idosos é a alteração de comportamento. O paciente pode ficar desorientado em relação ao tempo e ao espaço, pode ter alucinações e desenvolver um discurso incoerente, recusando a alimentação e sofrendo uma deterioração do estado geral, com intensa prostração”, explica o médico.
Outro tema da palestra, a vacinação na terceira idade está amplamente associada à redução de diversas doenças. A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomenda, a partir dos 60 anos, vacinas para a prevenção de doenças como gripe, pneumonia, herpes-zóster, difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite.
Thiago Bicalho destaca que o Pasteur investe há dois anos na instrução da população local por meio de palestras sobre saúde. No âmbito da geriatria, já foram realizados encontros mensais que abordaram temas como depressão no paciente idoso, doença de Alzheimer, longevidade saudável e os principais desafios do envelhecimento – o que engloba a dor crônica, a incontinência urinária e o esquecimento. “Nossa proposta é instruir não só o idoso, mas também todos os que estão envolvidos no seu cuidado. Nesta edição, pretendo esclarecer um pouco mais o tratamento da pneumonia, abordando também o uso racional de antibióticos. Também explicarei os tipos de vacina mais indicados nessa fase da vida e a função da vacinação”, complementa o geriatra.
A palestra será realizada às 10h, no auditório do Hospital Pasteur (mezanino 1), localizado na Av. Amaro Cavalcante, 495, no Méier. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2104-4400.