FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 27 de janeiro de 2018

Nova exposição na Galeria do Ateliê

Abrindo o ano de 2018, a Galeria do Ateliê inaugura no dia 2 de fevereiro, às 19h, a exposição "a casa é quando a gente volta", com obras da artista, cineasta e poeta Ana Costa Ribeiro.

Segundo a artista, “esse verso é uma síntese do principal eixo que permeia a exposição, o dos deslocamentos entre espaço e tempo. Pensar o espaço em função do tempo e vice-versa. Por isso "a casa é quando"  e não "a casa é onde". Penso que todos esses trabalhos, em que me volto para a memória da minha família, têm uma busca por um pertencimento. E nesse sentido a família é a casa, um espaço/tempo para onde eu quero voltar, para poder seguir em frente. Entendo que esse meu processo de deslizamento quer levar comigo a casa. A casa que navega”.

“Quando me perguntam o que eu faço, costumo responder que eu faço filmes. Seja em imagem, palavra ou som, estou sempre trabalhando com o tempo, “esculpindo o tempo”, para usar uma expressão de Tarkovski. No entanto, sempre pensei que o tempo era algo muito abstrato, e durante toda a minha trajetória acabei me debruçando mais sobre o espaço, que me parecia algo mais palpável. Com o passar dos anos, percebi que a relação entre o espaço e o tempo era indissociável, e passei a investigar justamente as poéticas do deslocamento entre eles. Mas o que isso importa no meu trabalho? Importa o avanço dos corpos.”

Divididos em dois núcleos, um em preto & branco e outro em cor, a artista apresenta obras em filme, fotografia e instalação. O primeiro núcleo se constitui de um material “pós-filme”, que tem origem no curta-metragem Arpoador, um filme sobre a perda de sua mãe. Essa parte da exposição é composta pelo próprio filme e pela série de fotografias Os Corpos e o Tempo. Os trabalhos desse núcleo se apresentam de forma mais “acabada”, fixados em filme e fotografia emoldurada. O outro núcleo da exposição é constituído por um material “pré-filme”, e reúne parte do processo criativo do longa-metragem em desenvolvimento Termodielétrico, um filme baseado nas pesquisas de seu avô, um físico experimental. Essa parte da exposição é composta pela instalação Pranchas para roteiro de um longa-metragem e pelo vídeo Trailer para um longa-metragem. Os trabalhos desse núcleo se apresentam de forma “inacabada”, mais volátil, indicando uma obra em processo.

Ana Costa Ribeiro
Artista, cineasta, poeta e professora. Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ, Master of Fine Arts em Cinema pela San Francisco State University e graduação em Comunicação Social pela UFRJ. Seus filmes foram exibidos em festivais no Brasil, na Holanda, na Alemanha, na Espanha, na Índia e nos Estados Unidos e seus textos foram publicados em revistas no Brasil e em Portugal. Dirigiu sete curtas-metragens, entre eles, ARPOADOR, e quatro séries documentais: #302 – 2ª temporada (26 EPS/ Canal Brasil), RIO 2020 (4 EPS/ Web), SONHADORES (5 EPS Aline Silva/ SporTV) e DE LÁ PRA CÁ (40 EPS/ TV Brasil). Trabalhou como freelancer durante doze anos nas equipes de roteiro, direção, fotografia, som, produção e, sobretudo, montagem, até fundar a Gaivota Studio, onde atua principalmente como diretora. Colaborou com diversos realizadores no Rio de Janeiro e em São Francisco, na Califórnia. Foi assistente de direção de Karim Aïnouz em Madame Satã (Best Film – Chicago International Film Festival) e montadora de diversos filmes, entre eles, o longa-metragem Tamboro, de Sérgio Bernardes (Melhor Montagem e Prêmio Especial do Júri – Festival do Rio). É professora há quase dez anos, tendo ministrado cursos de montagem na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e de processo criativo audiovisual no Ateliê da Imagem, entre outros. Atualmente se dedica ao desenvolvimento de seu primeiro longa-metragem como diretora, TERMODIELÉTRICO, selecionado para o Pitching do DocMontevideo.

SERVIÇO:
Galeria do Ateliê
Inaugura sexta, dia 2 de fevereiro, às 19h
"a casa é quando a gente volta" Exposição da artista Ana Costa Ribeiro
Visitação até 7 de abril de 2018
Aberto ao público
Ateliê da Imagem Espaço Cultural