FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Especialistas debatem o papel das cidades na transição energética

Especialistas holandesas e brasileiros discutirão experiências na estruturação de cidades resilientes
A transição energética e cidades resilientes são os temas do debate que o Consulado-Geral da Holanda no Rio, o CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais) e a Catavento Consultoria realizam em parceria, no próximo dia 21.02, com a presença de especialistas nacionais, internacionais e de companhias de energia, no Rio de Janeiro, na sede do CEBRI.
O Diretor do Projeto de Transição de Energia da cidade de Nijmegen, Paul Matthieu, e o Assessor Sênior de Mitigação Climática e Adaptação ao Clima da cidade de Arnhem, Hans van Ammers, integrarão o painel "O papel das cidades na formação da transição energética: lições das cidades holandesas".
A cidade de Nijmegen foi premiada com a 'Capital Verde Europeia 2018' pela Comissão Europeia. Matthieu é responsável agora pela formulação de políticas voltadas à transição energética, fornecimento sustentável de energia para residências, transição de gás natural para aquecimento elétrico em edifícios e desenvolvimento de nova estação ferroviária sustentável, dentre outros.
Na cidade de Arnhem, Hans van Ammers trabalha pela transição para uma sociedade low carbon e a estruturação de uma cidade resiliente ao clima. Em sua visão, a mitigação do clima não é apenas desafio técnico e financeiro, mas também social. Por isso, a importância da construção de uma agenda capaz de incluir as partes interessadas, para uma estratégia acessível e eficaz.
Eles integrarão os debates, que serão mediados pela Senior Fellow do CEBRI e Sócia da Catavento, Clarissa Lins, junto a outros especialistas. O workshop abordará temas como a redução de emissões de carbono, o aumento da participação da energia limpa na matriz energética, como cidades europeias podem servir de modelo para cidades mais sustentáveis, principais desafios enfrentados pelas cidades brasileiras, inovação e descentralização de energia.
Apesar do papel dos governos e das políticas nacionais, cada vez mais são as cidades as protagonistas de novas tendências em todo mundo, impulsionando a transição energética e estabelecendo novos padrões de emissões, metas para energias renováveis e estimulando novos hábitos. O evento, voltado a associados e convidados, irá gerar um policy paper, com recomendações, produzido pela Catavento Consultoria, base nas discussões realizadas ao longo da jornada de debate.