FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Exposição retrata olhar de 30 pessoas sobre a Mata Atlântica

Participantes do Concurso SOS Mata Atlântica de Fotografia – patrocinado pela Sanofi – apresentam imagens de belas paisagens a situações alarmantes sobre o bioma
A Fundação SOS Mata Atlântica lança na segunda-feira (28), às 19h, “Olhares sobre a Mata Atlântica“, uma exposição de fotos que retrata a visão de 30 pessoas sobre a Mata Atlântica em várias partes do Brasil, além dos mais diversos contextos socioambientais. As fotos participantes são as 30 melhores colocadas no Concurso SOS Mata Atlântica de Fotografia – realizado em 2018 com patrocínio da Sanofi –, e foram selecionadas pelo júri técnico da iniciativa. A exposição fica em cartaz no Conjunto Nacional, em São Paulo, até 11/02. Clique aqui e veja a galeria com as fotos da exposição. Mais informações em www.sosma.org.br.
Entre os trabalhos estão “Geometrias da Natureza“, que destaca as formas de um louva-a-deus se confundindo com folhas, “Reapropriação“, onde um engenho abandonado é tomado pela mata, e “Sentinelas“, que apresenta a sentinela de abelhas Jataí. Durante a programação, também estão previstas oficinas de stopmotion e fotocolagem.
No stopmotion, as pessoas tiram fotos de seu celular e fazem pequenas animações, utilizando diversas fotografias ordenadas em um ritmo contínuo para dar a ilusão de movimento. Já na oficina de fotocolagem, com uma técnica simples de colar imagens sobre outras, crianças e adultos utilizam recortes de jornais e revistas para formar cenas curiosas. As atividades acontecerão aos sábados (das 14h às 15h30) e aos domingos (das 15h às 16h30). As inscrições devem ser feitas pelo email info@sosma.org.br. Os interessados também podem verificar a disponibilidade no dia, mas as vagas são limitadas.
No total, o concurso recebeu mais de 5 mil fotos que retratam a exuberância da floresta – e entre as 30 selecionadas há imagens de espécies da Mata Atlântica (como aves, répteis, mamíferos) e belas paisagens, como cataratas, praias e grutas. Também foram selecionadas imagens alarmantes, como a de rios poluídos. Retratos da relevância das matas, dos parques e reservas e a relação da sociedade com esses espaços, como no turismo e no lazer, também estão na mostra, onde ainda é possível ver cenas que ressaltam o valor e a beleza do mar e de toda vida marinha.
Para Marcia Hirota, diretora-executiva da SOS Mata Atlântica, o objetivo da exposição é mostrar a importância da relação das pessoas com a Mata Atlântica. “Apesar de a maioria da população viver em área de Mata Atlântica, essa floresta ainda não é notada por todos. Queremos que as pessoas percebam a importância da Mata Atlântica para a nossa qualidade de vida. Revelar a beleza e os desafios do bioma também pode fazer a diferença para a sua conservação“, acredita ela.
A Mata Atlântica é a casa de 72% da população e oferece serviços essenciais para a sobrevivência e bem-estar de todos – contribui para a produção de água que abastece as cidades, regulação do clima, melhoria da qualidade do ar, além de resguardar a história e oferecer espaços de lazer e recreação. Único bioma protegido por lei, é o mais ameaçado do Brasil – são apenas 12,4% da área original e 80% do que resta está em áreas privadas.
O apoio da Sanofi à iniciativa faz parte da estratégia da empresa de fomentar ações colaborativas e educativas que auxiliem a causa hídrica no Brasil, como a preservação de nascentes de rios e águas subterrâneas, e seu uso responsável.
“Acreditamos que a exposição pode ajudar na conscientização e melhorar a compreensão dessa inter-relação entre floresta e água e da importância da conservação e preservação destes dois bens naturais“, destaca Márcia Goraieb, diretora de Comunicação e Responsabilidade Corporativa da Sanofi.
A exposição é uma realização da Fundação SOS Mata Atlântica e conta com curadoria de diversos profissionais das áreas de biologia, comunicação e fotografia.
O júri técnico do Concurso SOS Mata Atlântica de Fotografia foi composto voluntariamente pelos seguintes profissionais:
  • Daniel Motta, diretor de Criação da agência DPZ&T
  • Elcio Ohnuma, coordenador do curso de fotografia da Escola Panamericana de Arte e Design
  • Lalo de Almeida, colaborador nas áreas de fotografia e vídeo dos jornais Folha de S. Paulo e The New York Times
  • Marcia Goraieb, diretora de Comunicação e Responsabilidade Corporativa da Sanofi
  • Monica Fonseca, bióloga e mestre em Ecologia, Conservação e Manejo Silvestre
  • Tiago Pinheiro, diretor executivo da Fronteira Filmes, cineasta habilitado em direção de fotografia
Olhares sobre a Mata Atlântica
Quando: de 28/01 a 11/02, segunda a sábado, das 6h às 22h; domingo, das 10h às 22h
Oficinas: stopmotion – sábado (2/02), das 14h às 15h30 e domingo (10/02), das 15h às 16h30; fotocolagem – domingo (3/02), das 15h às 16h30 e sábado (9/02), das 14h às 15h30.
Inscrições para as oficinas pelo email: info@sosma.org.br ou verifique a disponibilidade no dia (vagas limitadas)
Onde: Conjunto Nacional – avenida Paulista, 2073 – Galeria
Evento aberto e grátis