FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 17 de março de 2012

Exposição Arrebentação





O dconcept escritório de arte inaugurou dia 10 de março, sábado, às 15 horas, a segunda exposição individual de Antonio Sobral, artista brasileiro que divide seu tempo entre São Paulo e Berlim, Alemanha. Intitulada Arrebentação, a mostra se articula em três salas através das três principais mídias, que são livros, bordados e papel de parede.

“O título desta exposição remete ao limite entre o mar aberto e o mar calmo que dá na praia. É uma metáfora da tênue linha entre o que se pode e o que não se pode dominar, entre a viagem e a terra firme”, sintetiza o artista.

Na série Livros de Artista Sobral apresenta três livros e três cadernos de anotações e esboços de diferentes formatos que foram editados e remontados artesanalmente, evoluindo para o formato de livro de artista. O processo de acumulação de referências e sua justaposição – fotografias antigas e da web, glitter e até insetos colados - encontra nessas colagens e nas encadernações originais um espaço de articulação simbólica.

“O aspecto intimista do livro organiza-se politicamente, criando configurações de identidade em contraponto ao que é socialmente herdado, imposto e aceito." São exibidos os livros “Freie Handlung”, Livro das Hipóteses”, “Landscape Death”, “Poesie e sedute di Terapia”, “Christmas Kulturschock” e “Livro de Ferramenta”.

Transbordo, por sua vez, é uma instalação site specific que convida o visitante a adentrar uma sala coberta por uma colagem digital onde o artista expande as questões presentes nos livros para o espaço expositivo. Através de um imaginário cósmico e até místico, Sobral propõe um ambiente que remete “à presença indecifrável do universo, mas que também pode ser vista como um espaço interior”, afirma.

O estranhamento e também a fascinação pelo kitsch são o combustível para a sarcástica série Bordados, que são quatro páginas recolhidas de revistas femininas de Hong Kong dos anos 1960 às quais Sobral costura frases, criando um improvável discurso às figuras femininas. Para o artista, aqui o aspecto artesanal e poético do bordado é confrontado com a linguagemmassificada da propaganda.


Antonio Sobral (São Paulo, 1985)
Passou sua adolescencia no Rio de Janeiro, onde morou 8 anos com o artista Rubens Gerchman e frequentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Estudou cinema no departamento de Arte da Sorbonne em Paris, onde foi assistente do pintor americano James Brown, e frequentou diversos workshops com artistas como Marc Bijl. Foi assistente da pintora Adriana Varejão, no Rio de Janeiro e no CACI em Minas Gerais. Seu trabalho pessoal transita e dialoga em diferentes mídias como video, desenho e instalação, com foco em colagem e na produção de livros deartista. Teve seu trabalho exposto em galerias e espaços entre a Suíça (Laplacette, Lausanne), São Paulo (exposições do Coletivo Lápis e o dconcept), Paris (La générale en manufacture, Cinéma LaClef) e Berlim (Exhibeo Gallery, Agora…). Realizou residencias artisticas na Colômbia, na Islândia e em Berlim, onde vive atualmente. Teve seu trabalho publicado no fanzine paulista "O Amarello" e no periodico islandês "Timinn" entre outros. Atualmente articula, com outros pesquisadores e artistas, um projeto experimental de residencia artística no interior do Rio de Janeiro.


Arrebentação - Antonio Sobral
Período expositivo: de 12 março a 04 de abril de 2012

Local: dconcept escritório de arte
Alameda Lorena, 1.257, G1 (Vila Flávio de Carvalho) - Jardim Paulista, São Paulo - SP
Horários: de segunda a sexta-feira, das 14 às 19 horas
Contato: (11) 3085-5006
Entrada gratuita e livre