FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 24 de março de 2012

Exposição Marc Riboud



De 1 de março a 11 de abril, o Espaço Mari’Stella Tristão recebe a exposição Marc Riboud, em Belo Horizonte. Realizada pela Fundação Clóvis Salgado em parceria com a Aliança Francesa de Belo Horizonte, a mostra é uma retrospectiva do premiado fotógrafo francês e reafirma as parcerias entre a Fundação e diversas instituições.

Composta por 51 fotos, de tamanhos variados, datadas de 1953 a 2009, a exposição tem curadoria da Delegação Geral da Aliança Francesa no Brasil. Marc Riboud apresenta, por meio de registros fotográficos, uma visão diferenciada de eventos e lugares diversos, do oriente ao ocidente. Estarão expostas, também, 10 montagens de fotografias feitas por Riboud no Brasil, em 2009, durante suas visitas a Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Desde 2010, a exposição tem passado por diversas cidades do Brasil, como Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, São Paulo, Belém e Curitiba, e foi vista por, aproximadamente, 100 mil pessoas.

Marc Riboud


Marc Riboud nasceu em 1923 na cidade de Lyon, e realizou suas primeiras fotografias aos 14 anos. De 1945 a 1948, estudou engenharia na Ecole Centrale de Lyon antes de resolver dedicar-se à fotografia.

Em 1953, convidado por Henri Cartier-Bresson e Robert Capa, integrou a equipe da agência Magnum. Em 1955, passando pelo Oriente Médio e o Afeganistão, foi por terra até a Índia, onde ficou um ano antes de ir para a China. Depois de uma estada de três meses na antiga URSS, em 1960, fez a cobertura das independências na Argélia e na África negra.

Entre 1968 e 1969, realizou reportagens no Vietnã, onde foi um dos poucos fotógrafos a poder entrar. Nos anos 80, viajou regularmente pelo Oriente e pelo Extremo Oriente, realizando exposições em Paris, Londres, Nova Iorque, Beijing, Hong Kong e Bilbao.

Além de fotografias, publicou vários livros sobre a China, o Tibete e o Camboja. Seu trabalho foi exposto em diversos museus. Riboud recebeu, entre outras recompensas, dois prêmios do Overseas Press Club, o Time-Life Achievement, o Lucie Award, o ICP Infinity Award e, recentemente, o Sony World Photography Award.



Serviço
Evento:
Exposição Marc Riboud
Data: 01 de março a 11 de abril
Local: Espaço Mari’Stella Tristão
Horário: terça a sábado: 09h30 às 21h; domingo: 16h às 21h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre
Informações: (31) 3236-7400