FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 24 de março de 2012

Mostra Willy Reuter


A mostra do artista Willy Reuter, reúne cerca de 35 trabalhos, entre desenhos, colagens e gravuras, em dimensões variadas. No texto de apresentação da mostra, Alberto Saraiva, destaca que o trabalho de Reuter tem o Barroco como origem. Tanto seus desenhos quanto suas colagens são um reflexo deste eixo, cuja energia instituiu uma forma de fazer e de sentir. Talvez seja através do Barroco que a arte contemporânea brasileira vem recriando um modo de estar e ser, onde a contradição se expande em forma, volume e cor. Drama e volúpia parecem ser um meio de pensar o mundo e de se comunicar com o outro”.
Os desenhos e colagens de Willy são, também, uma extensão desse ser que atravessa o tempo. O artista tenta em seu trabalho harmonizar figura e espaço. Se por um lado as figuras são a concentração de milhares de linhas e cores, por outro, o espaço é amplo e monocromático. Isso serve tanto para os desenhos quanto para as colagens. A atenção deve recair sobre esta tensão entre forma e espaço e sobre os mecanismos desenvolvidos como tentativa de controlar a expansão gradual que o desenho impõe com suas formas. Esse aspecto de seu trabalho é o embate que faz com que o campo de ação seja tensionado ao máximo, de modo a encontrar um ponto possível de equilíbrio.
Outro recurso que o artista utiliza em seu trabalho é, simultaneamente, a perspectiva e a ausência de perspectiva. Nada mais paradoxal do que criar um ponto de fuga e abrir mão dele num ritmo intermitente. Isso também é um dos argumentos que são usados para assegurar as contradições que o interessam. Mas há também a opção pelo grande efeito que o barroco levou ao extremo nos tetos de suas igrejas, o trompe-l’oeil, que se tornou triunfante através de pintores, como Correggio e Gaulli. Esse efeito pelo qual Willy tem optado é algo que ao longo do tempo vem curiosamente sendo retomado pelos artistas, menos como um valor metafísico do que como um valor visual.

Serviço:
Exposição: “Willy Reuter”
Visitação: de 29 de março a seis de maio de 2012 - de terça a domingo, de 12h as 19h - GRÁTIS
Local: Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro do Rio de Janeiro-RJ
Telefones: (21) 2253-1580
Visite:
www.correios.com.br
Apoio Cultural: Correios
Realização: Centro Cultural Correios