FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 24 de março de 2012

Exposição Olhares para o Céu: A Evolução do Pensamento até a Conquista Espacial

Centro Cultural Correios, o Observatório do Valongo/UFRJ, o Observatório Nacional e a UNIRIO promovem a exposição “Olhares para o Céu: a evolução do pensamento até a conquista espacial” para celebrar o 51º aniversário da primeira viagem do homem pelo espaço, o cosmonauta soviético, Yuri Gagarin, (12 de abril de 1961).
O céu e seus mistérios sempre fascinaram a raça humana. Em todas as civilizações na história, a conceituação do céu pode ser percebida tanto na conjunção de preocupações materiais, como na alternância dos dias, estações e anos, como na antecipação de um “mundo que está além de nós”, pressentido através das nossas limitações físicas e cognitivas e da própria mortalidade. Foi com o somatório dessas distintas percepções que o homem se lançou, há pouco mais de um século, na grande aventura da exploração espacial.
“Astronáutica”, foi o termo proposto, em 1927, pelo escritor francês Joseph-Henri Rosny, para definir a ciência que tem por objetivo “dar ao homem a possibilidade de evadir-se da Terra e, desse modo, poder viajar a sua vontade por todo o espaço celeste”. A exposição procura demonstrar que a conquista espacial, um dos maiores feitos - se não o maior - da humanidade, é mais do que apenas uma resposta às questões objetivas: é o fruto de vários olhares lançados para o céu e que, pela repetição sistemática das incontáveis gerações, foram capazes de recriar sempre um novo encantamento.
Gravitando numa órbita didática e lúdica, a mostra exibe painéis com uma cronologia das grandes descobertas da ciência que permitiram ao homem chegar à Lua; imagens de missões e veículos espaciais; trabalhos de oito artistas plásticos que tratam da visão da arte sobre a ciência espacial; vídeos e oficinas para escolas e para crianças. Tudo isso em cerca de 600 m² de área.
Os destaques da exposição ficam por conta de uma reprodução da superfície lunar, em que o visitante poderá se sentir como se estivesse no satélite, e o “Portal para o amanhã”, parede em que terá a oportunidade de deixar registrado o recado que gostaria de mandar para civilizações extraterrestres.
Analisando a importância da exploração espacial, um dos organizadores da exposição, o astrofísico Carlos Roberto Rabaça, afirma que “há pouco mais de um século, podíamos apenas sonhar em viajar pelo espaço. Hoje, temos a certeza que o nosso destino está lá. Com as descobertas científicas e tecnológicas que fizemos, e a nossa sempre inesgotável capacidade de questionar e perceber o céu, sabemos que é apenas uma questão de tempo e investimento até o homem se lançar para as mais inimagináveis distâncias.”

Serviço:

Exposição: “Olhares para o Céu: a evolução do pensamento até a conquista espacial”
Abertura: 28 de março, às 19h
Visitação: de 29 de março a seis de maio de 2012 - de terça a domingo, de 12h as 19h – GRÁTIS
Agenda visitas guiadas: (21) 2263-0685 (quar e quin p/ escolas) e sáb e dom (crianças em geral)
Local: Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro do Rio de Janeiro-RJ
Telefones: (21) 2253-1580
Visite:
www.correios.com.br
Apoio Cultural: Correios
Realização: Centro Cultural Correios