FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Biografia: Abraham Lincoln



Abraham Lincoln  nasceu em 12 de fevereiro de 1809, Hardin Country, Kentucky, sul dos Estados Unidos. Aos dezenove anos viajou  numa barcaça que partiu do rio Mississipi em direção a Nova Orleans. Em 1830, mudou-se com a famíliapara Decatur, Illinois, onde trabalhou como cortador de toras.

Depois trabalhou como condutor de barcos e lojistas. Em 1834, foi eleito para a Câmara de Illinois; em 1837, formou-se advogado; em 1846, passou a ocupar a Câmara Representativa dos EUA. Era abolicionista, ficou famoso em nívelnacional por debater a favor dos escravos, e pelo dom de sua eloqüência.

Em 1858, concorreu para o senado, perdendo as eleições para Stephen A. Douglas. Em 1860, foi indicado pelo Partido Republicano à presidência, foi eleito num período de tensão política entre os estados do Norte e do Sul.

Após a sua posse, os estados do Sul: Alabama, Arkansas, Flórida, Geórgia, Louisiana, Carolina do Norte, Mississipi, Carolina do Sul, Texas, Tennesse e Virgínia se separaram da União norte-americana, Lincoln solicitou a 75 mil voluntários e iniciou a Guerra Civil para manter a União estadunitense. A Confederação do Sul venceu várias batalhas, sendo derrotada em julho de 1863, na Pensilvânia.

Em 1º de janeiro de 1863, divulgou a Proclamação da Emancipação de Libertação dos escravos. Lincoln se reelegeu presidente dos EUA, em 1864. Em 14 de abril de 1865, numa sexta-feira santa, Lincoln foi assassinado por John Wilkes Booth, fã dos confederados e escravista, no Teatro Ford em Washington.