FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 3 de agosto de 2013

Seminário "Questões para o Cinema Contemporâneo"



Entre os dias 6 e 9 de agosto, o Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro, em parceria com o Núcleo de Estudos de Cinema (fundado pelo cineasta Geraldo Sarno, com interlocução dos também cineastas Eduardo Nunes, Tito Ameijeiras, e Ángel Diez, e do crítico Fábio Andrade), promove o primeiro dos três seminários que integram o programa Questões para o cinema contemporâneo. A programação é composta pela exibição de filmes e por debates em torno do tema Cinema e religião
(Outros dois seminários serão realizados ainda este ano no IMS-RJ: em outubro, com o tema Cinema e política, e em novembro com o tema Cinema e história.)
A proposta de apresentar questões para o cinema contemporâneo nasceu da constatação de que com o aparecimento das técnicas digitais no panorama cinematográfico do final do século XX, a relação entre o cineasta e o mundo com que procura dialogar tem sofrido uma mudança radical. Tal mudança compromete a clássica noção de mise-en-scène e derruba a arquitetura formal da linguagem acadêmica, identificada pelo plano e contra-plano, travellings e tantas outras ferramentas narrativas visuais. Durante décadas essas ferramentas tiveram seu significado, mas hoje parecem obsoletas frente ao poder das novas mídias. Paralelamente, novos conceitos na política internacional, como a globalização e o abandono das utopias sociais, o mínimo espaço de movimento das nações frente à agressividade econômica dos grupos que dominam as trocas comerciais, e o sentimento de um planeta à deriva (em parte devido à desistência da questão ecológica) têm tido um impacto de choque sobre a representação do real no cinema, seja nos modos documentário ou ficção.

Veja a programação
Terça-feira, 6 de agosto
18h Exibição de Tio Boonme que pode recordar suas vidas passadas, de Apichatpong Weerasethakul

Quarta-feira, 7 de agosto
14h às 17h Debate sobre o filme de Apichatpong Weerasethakul com Fábio Andrade (crítico da revista Cinética) e Remo Mannarino Filho (professor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio).
18h Exibição de Deus é um fogo, de Geraldo Sarno

Quinta-feira, 8 de agosto
14h às 17h debate sobre o filme de Geraldo Sarno com o próprio cineasta, Miguel Pereira (professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio) e Tito Ameijeiras (cineasta).
18h Exibição de A palavra, de Carl Theodor Dreyer

Sexta-feira, 9 de agosto
14h às 17h debate sobre o filme de Carl Theodor Dreyer com os cineastas Eduardo Nunes e Ángel Diez.
Instituto Moreira Salles
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
CEP: 22451-040. Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3284-7400; Fax: (21) 2239-5559
De terça a domingo e feriados, das 11h às 20h