FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Videoinstalação #Quero Ser reúne trabalhos artísticos de jovens da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu.


Mostra fica em cartaz de 31 de agosto a 15 de setembro no Odeon

A videoinstalação #Quero Ser é o resultado de dois semestres de trabalho (agosto de 2012 a maio de 2013) de alunos com idades entre 12 e 16 anos, da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu. Inspirados pelas obras de Andy Warhol, Lygia Pape, Emma Benany e Peter Campus, eles criaram o material que ficará em cartaz de 31 de agosto a 15 de setembro, no Odeon Petrobras.

Idealizado pelo escritor e diretor Marcus Vinícius Faustini, o projeto apresenta quatro vídeos (#queroserAndyWarhol, #queroserlygiapape, #queroserEmmaBenany e #queroserPeterCampus) que ficarão em exposição no segundo andar do Odeon. A entrada é gratuita e todos os visitantes poderão contar com monitoria durante todo o período da visitação. A videoinstalação também contará com material de apoio, um folder impresso, que será distribuído ao público explicando todo o processo artístico vivido pelos alunos

Eles reproduziram obras e técnicas dos artistas, sempre guiados pelos três conceitos articulados na metodologia do curso: palavra, corpo e território - usados como elementos da expressão artística. Durante o processo das aulas, a escola chegou ao termo “quero ser” por perceber que cada aluno trazia em si o desejo de experimentar e criar um artista. Cada trabalho é inspirado num artista em questão.  O processo vivido com os jovens de Austin investiu na ampliação do repertório artístico e cultural dos participantes.

Sobre a Escola Livre de Cinema

A Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu é a primeira escola de audiovisual da Baixada Fluminense e funciona desde julho de 2006. Sua metodologia articula três conceitos – o corpo, a palavra e o território como elementos de expressão da imagem e do som através de ações artísticas dentro e fora da sala de aula. Seu conteúdo pedagógico aponta para o domínio das técnicas e para o encorajamento estético, no sentido de estimular a criação e a produção audiovisual. Em 2012 a ELC iniciou um novo ciclo e agora conta com uma gestão colaborativa onde fazem parte a ONG Laboratório Cultural, o Cineclube Buraco do Getúlio, o Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense e o Cineclube Mate com Angu. A gestão é da OSCIP Avenida Brasil Instituto de Criatividade Social, O patrocínio é da Petrobras através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (ICMS).

Serviço:
Videoinstalação #Quero Ser
De 31 de agosto a 15 de setembro de 2013
Horário de visitação: Diariamente das 13h às 22h
Local: Odeon Petrobras
Endereço: Praça Floriano, 7 – Cinelândia – Rio de Janeiro
Escola Livre de Cinema: 2763 7570