FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

3º Seminário Internacional O mundo dos trabalhadores e seus arquivos



O 3º Seminário Internacional ‘O mundo dos trabalhadores e seus arquivos' tem como objetivo realizar debates sobre os documentos reunidos pelos arquivos operários, rurais, sindicais e populares, e sobre as particularidades que envolvem o tratamento desses acervos, constituindo-se em um fórum privilegiado para a transferência de informações e o incentivo à recuperação e preservação dos arquivos dos trabalhadores e suas organizações.
Nesta terceira edição, o Seminário terá como tema o "Direito à Memória e à Verdade", compreendido como um direito transindividual que ultrapassa a formulação por meio dos atores políticos tradicionais, alcançando os mais diversos grupos da sociedade civil e experimentando as mais diferentes formas de reivindicação e concretização.
Para tanto, contará com a participação de conferencistas e especialistas nacionais e internacionais, que irão debater, a partir de diversas perspectivas disciplinares, assuntos de interesse relacionados aos arquivos dos trabalhadores da cidade e do campo, com destaque para as ações de recuperação da trajetória dos trabalhadores durante a ditadura brasileira de 1964-1985.
O seminário será, também, uma oportunidade para homenagear a Confederação Operária Brasileira (COB), primeira central sindical do país, no centenário do seu 2º congresso. A COB legou-nos um dos mais importantes conjuntos documentais produzidos pelos trabalhadores brasileiros na etapa inicial de sua organização sindical.
Durante o evento, serão oferecidos os minicursos "A Pesquisa em Arquivos" e "Implantação de Centros de Documentação: noções básicas voltadas para Movimentos Sociais". Complementado o programa, teremos a apresentação da peça "Maria sou eu", que retrata a luta pelo não esquecimento das violações de direitos humanos praticadas por regimes repressivos.
O evento é dirigido a profissionais com atuação na área de arquivos e centros de documentação operários, rurais, sindicais e dos movimentos sociais; a dirigentes e militantes sindicais e populares; a profissionais de arquivos públicos e privados que mantêm sob sua guarda acervos de organizações dos trabalhadores da cidade e do campo; a arquivistas, historiadores, cientistas políticos e sociais, documentalistas, bibliotecários e estudantes.
O Seminário Internacional ‘O mundo dos trabalhadores e seus arquivos' é um evento bienal, promovido pela Central Única dos Trabalhadores e, no âmbito do Arquivo Nacional, pelo Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) - Memórias Reveladas.