FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 25 de agosto de 2013

9º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar / Fórum Internacional Psicologia e Hospital



PROGRAMAÇÃO 25 DE AGOSTO
08:00 – 12:00         AUDITÓRIO I - TURMALINAPROVA DE TITULO DE ESPECIALISTA EM PSICOLOGIA HOSPITALAR
Neste horário, só é permitida a realização da prova no local do evento, porque outras atividades podem interferir ou prejudicar os participantes na execução da prova.
08:00 - 12:00         FORUM DOS HOSPITAIS MINEIROS
Neste horário de 8h00 as 12h00 as atividades serão realizadas em espaços externos ao Minascentro.
1 - 
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
“UTI na Praça”
O 9º Congresso da SBPH contará com um evento cultural diferenciado. Em contribuição a este acontecimento de tamanha relevância técnico-científica para o nosso país, a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva – SOMITI realizará sua VI Campanha, denominada “UTI na Praça” durante o Congresso.
A missão da Somiti é “desenvolver a Terapia Intensiva para cuidar da vida com ciência, arte e amor” contribuindo para a construção de  uma sociedade com melhor qualidade de vida através de atenção especializada ao paciente grave e ao fomento de ações integradas sócio-educativas de prevenção, promoção  e educação em saúde.
A grande aposta deste projeto de atenção educacional é criar uma interação entre as equipes de saúde, órgãos públicos e empresas junto a diversos segmentos da população estimulando o potencial de autocuidado e qualidade de vida.
Portanto, no domingo (25/08), das 8h às 13h, durante o 9º Congresso da SBPH, a Somiti realizará a “UTI na Praça”. A população  e congressistas terão a oportunidade de fazer uma visita guiada a várias tendas que vão mostrar o que são e como funcionam as Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s). O evento será realizado em um dos postos turísticos mais pitorescos da cidade, na região do Minas Centro e do Mercado Central, local onde encontramos artesanato, culinária e produtos alimentícios típicos de Minas Gerais, reunindo uma grande mostra da cultura e do aconchegante acolhimento mineiro.
Serão montadas replicas de leitos de UTI adulto e neonatal, com equipamentos e manequins, para que as pessoas possam ver de perto o funcionamento dessas unidades. 
Médicos, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e dentistas, todos estes profissionais intensivistas, dentro de sua área de competência, explicarão o papel de cada um neste cenário.
Contaremos com uma média de 100 voluntários da área da saúde para a realização do evento.
“Queremos mostrar que a UTI é um local de vida, acolhimento e cuidado, para onde são encaminhados pacientes que necessitam de atendimento especial e, não, pacientes em final de vida, como pensam algumas pessoas”, explica o Presidente da Somiti, o médico intensivista Rogério de Castro Pereira.
Antes da visita a UTI, os visitantes passaram pela Tenda da Psicologia e serão  esclarecidos sobre o papel do psicólogo na UTI, havendo um momento de interação que visa desmistificar a ideia de morte que envolve a UTI com a mensagem que leva a visão atual de lugar de vida, segurança, acolhimento e cuidado.
Na tenda “Promoção da Saúde”, as pessoas poderão medir pressão arterial e glicose, além de receber orientação sobre cuidados com a saúde e prevenção de estresse e acidentes. Haverá ainda distribuição de cartilhas e a exibição de um vídeo educativo sobre as UTI’s. Além disto, os espectadores poderão aprender, por exemplo, como socorrer uma vítima de parada cardíaca em um mini curso do BLS (Basic Life Support).  
Pretendemos que o público se familiarize com a UTI, reconheça a sua importância e saiba buscar, quando necessário, a orientação dos profissionais intensivistas para prevenir possíveis complicações.
Esperamos que esta parceria SOMITI – SBPH se fortaleça e venha abrilhantar ainda mais o 9º Congresso da SBPH
Aguardamos a sua visita. Até breve!
LÍlian Almeida Couto Viana e Eliana Márcia Martins Fittipaldi Torga
Coordenação da VI UTI na Praça – Sociedade Mineira de Terapia Intensiva – SOMITI
9º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar – SBPH
09:00 – 11:00        2 - VISITA TÉCNICA A HOSPITAIS MINEIROS
VAGAS LIMITADAS
Observação:
As visitas técnicas do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais e do Hospital Odilon Behrens, serão realizadas no dia 21 de agosto. As inscrições serão de responsabilidade da instituição conforme descrito abaixo
Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais21/08 - 14h00 às 16h00: Av. Prof. Alfredo Balena,110 – Santa EfigêniaDescrição:- Apresentação do Hospital das Clínicas da UFMG- Apresentação do trabalho dos estagiários e residentes: Profª. Drª. Emma Castro;- Relato de experiência do estágio do graduando de psicologia da UFMG: qual o papel do estagiário num hospital geral, o que é possível?- Residência Multiprofissional: a experiência hospitalar num ambiente multidisciplinar, desafios para a psicologiaResponsável: Karina Masci e Iara BiondiNúmero de vagas: 20Inscrições: até dia 19/08 através do email psicologiahc@yahoo.com.br informando: nome completo, instituição, período/residência.
Hospital Odilon Behrens
21/08 - 14h00 às 16h40: Auditório do Centro de Estudos do Hospital Odilon Behrens – 3º andar - Ambulatório: Avenida José Bonifácio, s/n. Bairro São CristóvãoDescrição:1ª Mesa-Redonda: Urgência e Trauma.- O psicólogo e a Urgência: Atuação do Pronto-Socorro.                            - O Trabalho do Psicólogo no Setor de Clínica Médica do HOB: Atuação, desafios e possibilidades.- Atuação do Psicólogo no Centro de Terapia Intensiva: apresentação de caso clínico.2ª Mesa-Redonda: Unidade Materno-Infatil.- Obstetrícia e suas vicissitudes.- O psicólogo na neonatologia.- A experiência do residente na saúde da criança na perspectiva Multiprofissional.Responsável: Carla Vieira Gomes ChavesNúmero de vagas: 60Inscrições: até dia 19/08 através do email seminariopsihob@gmail.com informando: nome completo, instituição, período/residência.
Hospital Felício Rocho21/08 - 14h00 às 16h00: Hall da entrada principal do Hospital Felício Rocho, localizado na Av. do Contorno, 9530.Descrição: Atualmente, as clínicas contempladas com o Serviço de Psicologia Hospitalar no Hospital Felício Rocho são: os CTIs (o Adulto, o Cardiológico e o Cardiovascular), o Serviço de Diálise, a Unidade de Transplantes, a Oncologia e o NATE (Núcleo Avançado de Tratamento das Epilepsias). Esta visita técnica se propõe a apresentar aos interessados o Serviço de Diálise desta instituição e qual o trabalho exercido pela Psicologia neste serviço, considerando todas as especificidades do trabalho do psicólogo em uma equipe multidisciplinar com pacientes portadores de uma doença crônica, a IRC (insuficiência renal crônica), e que necessitam de realizar o tratamento dialítico (seja a hemodiálise ou a diálise peritoneal).Responsável: Raquel Nogueira DuarteNúmero de vagas: 10Inscrições: até dia 19/08 através do email raquel.duarte@feliciorocho.org.br informando: nome completo, instituição, período/residência.
Hospital Mater Dei25/08 - 09h00 às 11h00: Hall de entrada da Rua Mato Grosso, 1100 Santo AgostinhoDescrição: A Clínica de Psicologia e Psicanálise do Hospital Mater Dei, atuante desde o início das atividades deste hospital, busca efetivar suas atividades clínicas a partir dos efeitos possíveis da intervenção psicanalítica em situações de urgência subjetiva. Considerando a necessária interlocução com as diversas clínicas e campos de saberes em um trabalho multidisciplinar, propomos para esta atividade, através da apresentação de casos clínicos, trazer para debate as especificidades da clínica psicanalítica com bebês e crianças a partir da experiência do trabalho desenvolvido na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica. Deste modo, dividiremos a atividade em três momentos: Introdução; Visita Técnica à UTI Neonatal e Pediátrica; Discussão de casos clínicos.Responsável: Simone BorgesNúmero de vagas: 12Inscrições: Secretaria do Congresso no Minascentro
Hospital Vera Cruz25/08 - 09h00 às 11h00: Portaria Principal da Avenida Barbacena, 653 - Barro PretoDescrição: Solicitações de interconsulta e conduta do serviço de PsicologiaResponsável: Débora Carla Marques de CastroNúmero de vagas: 20Inscrições: Secretaria do Congresso no Minascentro
Hospital Vila da Serra25/08 - 09h00 às 11h00: Alameda da Serra, 499 centro de Estudos 7º andar.Descrição: A referência do Hospital Vila da Serra é oferecer assistência de qualidade, de forma integral, à mulher, à criança e à família. Desta forma, a visita técnica propõe descrever as atividades desenvolvidas e visitar as áreas da maternidade e alojamento conjunto, berçário de alto risco e ginecologia em geral.Responsável: Tânia Maria Laje PolatscheckNúmero de vagas: 10Inscrições: Secretaria do Congresso no Minascentro scentro
 
13:00 – 16:00    FORUM DOS HOSPITAIS - Minascentro

13:00 - 13:30     AUDITÓRIO I - PIRITADificuldades para lidar com a terminalidadeMaria Emídia de Melo CoelhoSociedade de Tanatologia e Cuidado Paliativo de Minas Gerais – SOTAMIG

13:30 - 14:30     Testamento vital e diretivas antecipadasLuciana DadaltoOrdem dos Advogados de Brasil – OAB

14:30 - 15:00     Implantação de serviços de cuidados paliativosQuessia Moreira Grillo Reis SilveiraHospital Paulo de Tarso

15:00 - 15:30     Contribuição do psicólogo em comunicação de más notíciasAna Maria P.B. MagalhãesSociedade Mineira de Terapia Intensiva – SOMITI

15:30 - 16:00     DEBATE

13:00 - 13:30     AUDITÓRIO II - ESMERALDAPsicanálise no Hospital: do setting a escuta analíticaThiago Augusto PintoHospital São João de Deus – Divinópolis

13:30 - 14:30     O lugar e o não - lugar do analista no hospital: reflexões a partir de uma experiênciaAlexandre Simões e *Co- autores: Gesianni Gonçalves e Bárbara CatrineHospital Santa Lúcia – Divinópolis

14:30 - 15:00    O limite da terapêutica: algumas consideraçõesLaura de Souza BecharaHospital Monte Sinai - Juiz de Fora - MG

15:00 - 15:30     A Psicologia na Residência Multiprofissional"Valenir Dias Machado Corrêa da CostaGrupo Santa Casa de Belo Horizonte

15:30 - 16:00     DEBATE

13:00 - 13:30     AUDITÓRIO III - TURMALINAAssistência ao paciente psiquiátrico e as toxicomanias no hospital geralDébora Carla Marques de CastroHospital Vera Cruz

13:30 - 14:30     Auto – extermínioMárcia Alvaro ListgartenHospital SOCOR

14:30 - 15:00     O Papel do psicólogo no contexto da cirurgia bariátrica: avanços, impasses e desafios futurosAdalberto Afonso Lima dos SantosHospital da Policia Militar de Minas Gerais

15:00 - 15:30    Prevenção e monitorização de delirium em UTI AdultoLílian Almeida Couto VianaHospital Vila da Serra

15:30 - 16:00     DEBATE

13:00 - 13:30     AUDITÓRIO IV - ÁGATARepercussões conjugais conseqüentes de um diagnóstico de malformação fetal durante o
pré-natal
Maria Eugenia Costa MachadoPUC Arcos de Minas - Defesa de Tese UFMG

13:30 - 14:30     A violência institucional na saúde da mulher: questão de gênero?Marcia Viegas e *Co- autor: Meire Rose de O L CassiniHospital Julia Kubitschek

14:30 - 15:00    Atuação do psicólogo junto à criança politraumatizada envolvida em um acidente com vítima fatalFernanda de Assis AnderyHospital João XXIII

15:00 - 15:30     UTI Pediátrica e discurso da ciência: o que fazer quando não há mais nada a fazer"?Simone Borges de CarvalhoHospital Mater Dei

15:30 - 16:00     DEBATE

13:00 - 13:30    AUDITÓRIO V - QUARTZOOs desafios do psicólogo na urgência de um hospital da rede pública de saúdePaula Campolina OliveiraHospital Municipal Odilon Behrens

13:30 - 14:30     Pronto Socorro: plantão psicológico e a urgência medicaJuliana PadilhaHospital São Francisco

14:30 - 15:00     Atuação do psicólogo em emergência e desastreEliana Marcia Martins Fittipaldi TorgaNúcleo de Psicologia em Emergência – NUPE

15:00 - 15:30     Emergência e desastre atendimento psicológico em RedeDenise PimentaSecretaria de Estado de Saúde – SES

15:30 - 16:00     DEBATE

13:00 - 13:30    AUDITÓRIO VI - GRANADAA Gestão da qualidade e a era dos protocolos: qual o lugar possível da escuta clínica psicológica no hospital?Iara Wanderley BiondiHospital das Clínicas da UFMG

13:30 - 14:30    Protocolos clínicos em psicologia hospitalar: desafios da pratica multiprofissionalAlexandra de Oliveira MartinsHospital Biocor

14:30 - 15:00    Neuropsicologia no serviço de psicologia hospitalar
Aila de Guadalupe Amaro Reis FonsecaHospital Felício Rocho

15:00 - 15:30    O suporte social e o impacto na família de pacientes candidatos a transplante de fígadoClerison Stelvio GarciaDefesa de tese UFMG

15:30 - 16:00     DEBATE

16:00                ENCERRAMENTO DO 9º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA HOSPITALAR