FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

XXI Semana de Astronomia


A Semana de Astronomia do MAST é um evento anual de popularização da ciência que teve sua primeira edição em 1993 com o objetivo de discutir temas básicos de astronomia e apresentar as mais recentes descobertas na área, bem como explorar as diferentes formas de divulgação científica nesse campo, aproximando a ciência dos cidadãos. Em todas as suas edições procurou dirigir suas atividades a um público amplo, composto por crianças, jovens e adultos.

As Semanas de Astronomia se estruturam em torno das seguintes atividades: palestras, principalmente com convidados externos, oficinas, dirigidas ou para o público jovem e adulto, ou para o público infantil, observação do céu e, eventualmente, projeções de filmes e vídeos, e mini-cursos. Desde 2002 o evento passou a ser temático, direcionando a maioria de suas oficinas e palestras a um tópico escolhido pelos membros da coordenação de educação em ciências. Exemplos de temas já desenvolvidos foram: Química na Astronomia (2011), Vida no Universo (2007), Astronomia e Arte (2005), A Astronomia na Obra de Monteiro Lobato (2002).

A XXI Semana de Astronomia
Em setembro de 2013 comemora-se cem anos do lançamento da pedra fundamental da nova sede do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro. Hoje, o edifício sede abriga o Museu de Astronomia e Ciências Afins. Para relembrar a história desse local e falar do futuro também, a Coordenação de Educação em Ciências do MAST convidou pesquisadores do Observatório Nacional para falar sobre diversos projetos desenvolvidos pelo ON, alguns desses de cooperação internacional.

A XXI Semana de Astronomia acontecerá de 10 a 15 de setembro de 2013 e contará com as seguintes palestras:


quinta-feira, 12 de setembro

14:30h: o astrônomo Ricardo Ogando (ON/MCTI e LIneA) apresentará uma palestra sobre o projeto Astrosoft, criado para dar suporte à participação brasileira em projetos internacionais como o Sloan Digital Sky Survey III e o Dark Energy Survey, que lidam com gigantescas quantidades de dados. São muitos terabytes (1 terabyte = 1000 gigabytes) de espectros e imagens de estrelas, galáxias e outros objetos astronômicos obtidos para o estudo de exoplanetas, da estrutura da nossa galáxia, e da chamada energia escura, que representa cerca de 70% de todo o Universo. A palestra será destinada ao público escolar de ensino médio e superior[1].
O agendamento deve ser feito pelo telefone.


sexta-feira, 13 de setembro

14:30h: o astrônomo Sérgio Boscardin, apresentará uma palestra sobre o projeto de observações solares do ON. Desde 1988 os astrônomos do ON têm medido o diâmetro solar e estudado sua variação. O Sol é a estrela mais próxima da Terra, a única que podemos estudar em detalhe. Compreender o Sol é fundamental para a construção de conhecimento acerca de outras estrelas, que se encontram a enormes distâncias de nós. A palestra será destinada ao público escolar de ensino médio e superior.
O agendamento deve ser feito pelo telefone.


sábado, 14 de setembro

16h: o astrônomo Thiago Signorini Gonçalves, do Observatório do Valongo falará sobre a profissão de astrônomo, o acesso dos astrônomos brasileiros a grandes telescópios e a participação brasileira em consórcio internacionais tais como o SOAR (Southern Astrophysical Research), Gemini e Canada France Hawaii Telescope (CFHT). A palestra é destinada ao público em geral.
Não é necessário fazer agendamento para participar dessa atividade.

Além das palestras, serão realizadas as seguintes atividades:

- Sessões de planetário (exibição de filmes fulldome)
- Observação telescópica noturna
- Observação do Sol
- Visitas orientadas
- Tenda da Ciênci