FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Dia Internacional de Segurança em Informática 2013



DISI 2013 será realizado dia 30 de agosto no Hotel San Marco, na cidade de Brasília (DF). A cada edição do evento, a organização elege um tema para direcionar as atividades do DISI. Neste ano, as discussões serão conduzidas com base no tema “Cibercrime: como não passar de vítima a vilão”.
As palestras são gratuitas, abertas ao público mediante inscrição e também serão transmitidas em tempo real através deste site.
Em 2013, o CAIS implementa uma nova iniciativa chamada Mês de Segurança, onde todas as participações de instituições no DISI 2013 serão centralizadas.

O Dia Internacional de Segurança em Informática - DISI acontecerá no dia 30 de agosto de 2013. Confira a programação:

09h00 Abertura
Palestrante: Brian Dito (OEA)

09h30 Crime cibernético no Brasil e América Latina
Brasil e América Latina tem um ecossistema de crime cibernético um pouco diferente quando comparado a outras regiões. Nessa apresentação o palestrante falará sobre as possíveis razões dessa diferença, bem como apresentará sua visão dos crimes cibernéticos na América Latina desenvolvida por mais de três anos de trabalho dedicado a essa área.

10h20 Coffee-break 

10h40 Cibercrime: como se proteger dos casos mais comuns
Criminalidade informática abrange uma ampla gama de atividades. Podem ser divididos em duas categorias: os crimes em que os computadores ou a internet são o alvo e os crimes em que o alvo principal não depende da rede de computadores, mas são utilizados computadores / dispositivos móveis como forma de praticá-los.
Esta palestra faz uma análise dos casos mais comuns (pedofilia na rede, golpes bancários, invasão a conta bancária, calúnia/difamação digital) e mostra como o usuário final pode proceder e denunciar.
Palestrante: André Landim CAIS/RNP

11h30 Os desafios para o combate ao cibercrime
A presente palestra tem como objetivo apresentar ao publico as dificuldades na aplicação da Lei nº 12.737/12 (“Lei Carolina Dieckmann”), bem como sugerir soluções para diminuir o impacto desse tipo de delito na sociedade.
Palestrante: Lincoln Werneck - Instituto Coaliza

12h20 Almoço 

14h20 Ameaças Cibernéticas, espionagem e outros assuntos emergentes: o papel da Polícia Federal na promoção da Segurança Cibernética do Brasil
A Polícia Federal, como Polícia Judiciária da União, possui atribuição de investigar os Crimes Cibernéticos cometidos contra a Administração Pública Federal e seus correlatos. Neste âmbito, compete ao Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos (SRCC/CGPFAZ/DICOR/DPF) esta tarefa. A apresentação trata deste papel da PF, em especial no tocante aos grandes eventos em acontecimento nestes últimos anos e as novas legislações de crimes cibernéticos que entraram em vigor recentemente. Será feito ainda um panorama sobre as ameaças e assuntos recentes.
Palestrante: Ivo Peixinho - Departamento de Polícia Federal

15h10 Segurança de cartões: modalidades de fraude e boas práticas para o portador
A palestra irá abordar o funcionamento do mercado de cartão de crédito e as diferentes entidades que trabalham em conjunto para que a transação ocorra. As modalidades de fraude mais comuns serão discutidas, bem como as principais ações que a indústria toma para minimizar as perdas. Finalmente, serão abordadas boas práticas para o portador (usuário) de cartão nunca ser prejudicado.
Palestrante: William Caprino - Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS)

16h00  Coffee-break

16h20  Cibercrime 2.0: Quanto Você Vale?
Seu endereço de e-mail, seus arquivos, seus dados: tudo isso tem um valor para o cibercrime. Serviços que antes eram exclusivamente acessados nos desktops e que hoje estão presentes "na nuvem" são cada vez mais comuns e indispensáveis para a vida de qualquer usuário conectado - eles guardam nossa vida digital, nossos dados pessoais, nossa intimidade virtual. Todos esses dados são de grande interesse para uma nova geração de cibercriminosos, que não querem só o dinheiro fácil, mas sim todos os dados e tudo o que puderem roubar de você. Sua informação pessoal nunca valeu tanto.
Palestrante: Fábio Assolini - Kaspersky Lab

17h10 Encerramento