Sarau promove leituras e performances de poemas do livro ‘euteAmo’, recém-lançado
pelo artista. Nesta quinta-feira, 4 de setembro, às 19h30, com entrada franca
Para a programação cultural Toda Quinta e Muito Mais..., o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, promove nesta quinta-feira, 4 de setembro de 2014, às 19h30, mais uma edição do Café com Poesia, que desta vez promove leituras e performances de poemas do mais recente livro de Wilmar Silva de Andrade, euteAmo (Anome Livros). “Trata-se de uma obra que fala do amor em todos os sentidos, e os poemas podem ser entendidos por qualquer pessoa, com uma linguagem que tem a emoção como essência. Afinal, a poesia pertence a todos os seres, a despeito de origem e formação”, destaca o poeta. O evento será no MMM Café – localizado dentro do Museu –, com entrada franca.
Com 17 livros publicados no Brasil e no exterior, Wilmar conta que euteAmo – inspirado na relação com sua atual esposa, a professora, poeta e ensaístaBianka de Andrade Silva – tem a carga da primeira escrita. “É um livro criado por meio das redes sociais, que faz questão de preservar os vestígios da primeira escrita. Conversando com a Bianka pela internet, escrevi dezenas de poemas para ela, e 108 foram publicados”.
O livro, cujo design é de autoria de Rubens Rangel e Matheus Faria, estará à venda durante o Café com Poesia. A capa forma um coração e uma maçã, com referências do cubismo, e uma multiplicidade de cores que convida o leitor a entrar no universo do amor. Devido à diagramação, o livro é circular, já que apresenta os poemas em formas alternadas, ora na horizontal, ora na vertical, ora de cabeça para cima, ora de cabeça para baixo.
Wilmar Silva de Andrade
O curador do projeto Café com Poesia do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal nasceu em Rio Paranaíba (MG). É poeta, performer, editor e artista visual e sonoro. Sua poesia já foi traduzida e publicada em espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, finlandês e húngaro. Em projeto de pesquisa sobre a poesia lusófona, reuniu a obra de mais de cem autores do Brasil, Portugal, Guiné-Bissau e Cabo Verde. Foi criador da Poesia Biossonora, apresentada no Brasil e em outros países das Américas, Europa e África, além de curador do projeto “Terças Poéticas”, em Belo Horizonte.
A programação cultural Toda Quinta e Muito Mais... é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), do Ministério da Cultura, com patrocínio da Gerdau.
SERVIÇO
Café com Poesia – Leituras e performances do livro “euteAmo”, de Wilmar Silva de Andrade
- Data: 4 de setembro de 2014, quinta-feira
- Local: MMM Café – MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
- Horário: 19h30
- Preço do livro: R$ 30
- Entrada franca
MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.
Endereço: Praça da Liberdade S/N, Prédio Rosa - Funcionários
Telefone: (31) 3516-7200
Funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h (quinta, das 12h às 22h)
Entrada franca