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sábado, 20 de setembro de 2014

IV Congresso Internacional de História: Cultura, sociedade e poder



Em 2006 foi criado o Curso de História em Jataí e apenas um ano depois, em 2007, fizemos o I Congresso Regional do Curso de História, reunindo pesquisadores da região de Goiás. Nos dois anos consecutivos embarcamos no desafio de estruturar encontros nacionais com os eventos:
I Congresso Regional do Curso de História (2007)
I Congresso Nacional e II Regional de História da UFG - Jataí (2008)
II Congresso Nacional e III Regional de História da UFG - Jataí (2009)
A partir de 2010, devido ao crescente número de participantes, aceitamos o desafio de transformar o evento em internacional e realizamos:
I Congresso Internacional, III Nacional e IV Regional de História da UFG - Jataí (2010)
II Congresso Internacional, IV Nacional e V Regional de História da UFG - Jataí (2011)
III Congresso Internacional, V Nacional e VI Regional de História da UFG - Jataí (2012)
Os dois primeiros eventos resultaram em coletâneas, sendo que a primeira foi lançada em abril de 2010: Historiar: lendo objetos da cultura, publicada pela Edufu. O livro relativo a 2008, Uma corte europeia nos trópicos e outros ensaios, publicado pela editora da PUC/Goiânia, foi lançado no Congresso de 2010.
Esses eventos buscaram estabelecer um profícuo intercâmbio de pesquisadores da área de história em Jataí, Centro-Oeste do Brasil, agregando à região um espaço de discussão e debates regionais e nacionais.
Em 2012, visando criar uma troca interdisciplinar ainda maior, demos ênfase à temática História e diversidade cultural, enfocando seus aspectos políticos, culturais e sociais, cujos desdobramentos e questionamentos são contemporâneos à sociedade brasileira. Desta forma, realizando mais um Congresso de caráter internacional, buscamos a inserção de nosso curso e campus do interior no debate da historiografia mundial. Além disso, consolidamos a importância do Congresso na formação intelectual dos professores das redes pública e privada da região Centro-Oeste a partir da premissa de que o professor tem o privilégio de mediar as relações entre os sujeitos, o mundo e suas representações (Chartier) e o conhecimento, pois as diferentes linguagens expressam relações sociais, relações de trabalho e poder, identidades sociais, culturais, étnicas, religiosas, universos mentais constitutivos da nossa realidade sócio-histórica.
Com uma proposta mais ousada para 2014 e com o tema Cultura, sociedade e poder, o Congresso receberá 660 trabalhos inscritos, sendo 504 na modalidade comunicação oral e 156 na modalidade pôster. Funcionarão 21 simpósios temáticos (STs) simultâneos em três dias de Congresso. Cada ST acatará apenas 24 trabalhos, sendo que ocorrerá a apresentação de oito trabalhos por dia. Já os pôsteres terão 52 apresentações por dia. Cada participante poderá fazer uma única inscrição por modalidade de apresentação de trabalho (comunicação oral nos STs e pôsteres). Serão oferecidas 390 vagas em 13 minicursos que o inscrito poderá optar por fazer ou não no momento de sua inscrição no Congresso.