FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

CULTURA - O Liberalismo - É Editora lança o esperado livro de José Guilherme Merquior

Exibindo Capa_3D_O Liberalismo.jpg
Título: O Liberalismo
Subtítulo: Antigo e Moderno
Autor: José Guilherme Merquior
Tradutor: Henrique de Araújo Mesquita
Introdução: Roberto Campos
Coleção: Biblioteca José Guilherme Merquior
Gênero: Ciências Humanas e Sociais
Subgênero: Política
Assunto: Política. Filosofia moral; ciência política; sociologia; história da cultura ocidental

SINOPSE
Este livro de José Guilherme Merquior é uma pesquisa incisiva e estimulante sobre a história e a evolução da teoria liberal desde o século XVII ao tempo presente. Combina uma enorme riqueza de informações – surpreendentemente condensada – com penetrante apresentação dos temas centrais do liberalismo.

SOBRE O LIVRO
O Liberalismo – Antigo e Moderno apresenta uma história crítica de três séculos da ideia liberal. Trata-se de uma síntese indispensável para o entendimento do mundo contemporâneo. Publicado em 1991, é como se este livro fosse ainda mais atual hoje em dia, pois José Guilherme Merquior descreve o liberalismo como uma autêntica visão do mundo, composta por preocupações políticas, econômicas e filosóficas.
A articulação desses três níveis assegura a originalidade e o interesse permanente deste livro. Do ponto de vista político, liberalismo implica uma defesa intransigente das liberdades individuais. Economicamente, liberalismo supõe tanto o livre mercado quanto a preocupação com a igualdade social – e, sobretudo, ao mesmo tempo. Por fim, filosoficamente, liberalismo exige a valorização da capacidade permanente de transformação das próprias ideias. Todo pensador liberal, Merquior ensina, deve ser macunaímico – ou não será suficientemente crítico.
Por isso mesmo, O Liberalismo – Antigo e Moderno enfatiza a diversidade constitutiva da tradição liberal. De fato, sua pluralidade exige que se fale de liberalismos – e a afirmação inequívoca desse traço é uma das maiores contribuições da reflexão de Merquior.
Desse modo, este livro questiona um lugar-comum dominante na recepção do liberalismo na tradição do pensamento brasileiro, qual seja, a redução da tradição liberal à defesa do livre mercado. Em outras palavras, a equivalência simples entre liberalismo e dimensão exclusivamente econômica. Tal reducionismo tem nome próprio: liberismo. Pelo contrário, Merquior recupera a complexidade da ideia liberal e vai além, defendendo a necessidade de incluir a preocupação social, especialmente em países como o Brasil – e vale a pena reiterar a originalidade da reflexão de Merquior. Em suma, O Liberalismo – Antigo e Moderno obriga o leitor do século XXI a uma necessária e bem-vinda reavaliação de sua própria atitude em relação à ideia liberal.



SOBRE O AUTOR:
José Guilherme Merquior foi diplomata profissional, professor universitário, pesquisador, pensador e escritor prolífico. Nasceu no Rio de Janeiro em 22 de abril de 1941 e estudou direito e filosofia no Brasil, antes de pós-graduar-se na Europa. Obteve um PhD em sociologia na London School of Economics e um doutorado em literatura na Universidade de Paris. Amadureceu seu interesse em teoria da cultura no Collège de France, onde foi aluno de Lévi-Strauss; em seguida, na Inglaterra, estudou sociologia política sob orientação de Ernest Gellner, e foi adido cultural do Brasil na Court of St James. Foi professor de ciência política na Universidade de Brasília, membro da Academia Brasileira de Letras, embaixador no México entre 1987 e 1989, e chefe da Missão Brasileira da UNESCO, 1989-90.
Faleceu no Rio de Janeiro em 7 de janeiro de 1991.

PÚBLICO-ALVO:
Primário: A parcela do público em geral sensível às diferenças ideológicas e à mudança ideológica, bem como as pessoas interessadas na história da cultura ocidental e/ou nas tendências atuais na política.
Secundário: Estudiosos de Ciência Política e Economia.

LIVROS RELACIONADOS
Guy Sorman, A Economia Não Mente.
Ron Paul, O Fim do FED.
Russel Kirk, A Política da Prudência.
Thomas Sowell, Conflito de Visões.
Outras editoras:
F. A. Hayek, O Caminho da Servidão. São Paulo, Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010.
Ludwig von Mises, Ação Humana. São Paulo, Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010.