FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

XIV Semana da Lingua Italiana no Mundo

Conferencias do Prof. Coluccia: O Italiano no Mundo e Dante e a Lingua Italiana

Com o Alto Patrocínio do Presidente da Republica Italiana, 

O Istituto Italiano di Cultura, em ocasião da XIV Semana da Língua Italiana, tem o prazer de receber o prof. Coluccia, Academico della Crusca, que apresentará duas imperdíveis conferencias no Rio de Janeiro: O Italiano no Mundo e Dante e a Língua Italiana. Enquanto que a primeira aprofundará o já vasto e amplamente estudado tema da língua italiana no mundo, a segunda definirá a relação entre Dante e a língua italiana tendo como ponto de partida a inexistência de autógrafos dantescos, Commedia incluída. 

A falta do autógrafo tem reflexos importantes sobre o modo variável com o qual o texto dantesco se espalhou no tempo e no espaço, constituindo de qualquer maneira um modelo lingüístico para milhões de italianos, ao longo dos séculos. Serão examinadas as relações entre o vocabulário da Commedia e o italiano contemporâneo. Para concluir, será tratada a presença dantesca na cultura italiana e a difusão de Dante no mundo de hoje. 


Rosario Colucia

Academico della Crusca, professor de historia da língua italiana e Presidente da Faculdade de Letras e Filosofia, Línguas e Bens Culturais da Unisalento; nesta já cobriu vários cargos institucionais: Diretor do Departamento de Filologia, Linguística e Literatura (1998 - 2003), Delegado da Reitoria para o Direito ao Estudo (1996 - 2001) e para a Pesquisa Cientifica (2002 - 2004) e Pro Reitor (2005 - 2007). Faz parte da Direção do Medioevo Letterario d’Italia(Institutos Editoriais e Polígraficos Internacionais, Roma - Pisa), do Comitê Cientifico do Boletim Linguístico Campano (Liguori, Nápoles), do Boletim do Centro de Estudos Filológicos e Linguísticos Sicilianos (Palermo) e da Coleção Fonti e Studi per gli Orsini di Taranto do Istituto Historico Italiano de Idade Media (Roma). 


Em 27 de abril recebeu o premio Non Omnia Possumus Omnes (V edição do Premio Literário Nacional Nicola Zingarelli). De outubro de 2005 a dezembro de 2008 foi presidente Nacional da Associação de Historia da Língua Italiana (ASLI, Florença); de outubro 2006 a outubro de 2010 foi Secretario da Sociedade Internacional de Linguística e Filologia Italiana (SILFI); a partir de julho de 2013 é membro do Bureau da Sociedade de Linguística Romana. É tambem sócio do Centro de Estudos Filológicos e Linguísticos Sicilianos (Palermo). É revisor do Dicionário Etimológico das Línguas Romanas (ATILF - Université / CNRS, Nancy). 

É autor de aproximadamente cento e vinte publicações cientificas. Já escreveu sobre a tradição lírica dos primeiros séculos, a historia linguística do sul da Italia, a relação dialeto / língua na historia linguística antiga e recente, a formação da koiné escrita e o sistema de pontuação e gráfico italiano, a lexicografia italiana e dialetal, as questões linguísticas da Italia contemporânea. Publicou pela coleção Meridiani da Mondadori a primeira edição critica e comentada sobre os Poetas Siculo-toscanos.



15/10 - 10:00 - UFRJ: O Italiano no Mundo
Faculdade de Letras - Cidade Universitaria - Ilha do Fundão

15/10 - 17:30 - Pen Clube do Brasil: Dante e a Lingua Italiana
Praia do Flamengo, 172 / 11º andar - Flamengo