FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

BATE-PAPO COM FERNANDA TAKAI NO MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL

Exibindo Fernanda Takai - por Thiago Pinto.jpg



A cantora e compositora amapaense de coração belo-horizontino falará sobre a carreira musical
e a experiência em outras áreas. Quinta-feira, 11 de dezembro, às 19h30, com entrada franca

Para a programação cultural Toda Quinta e Muito Mais...de dezembro, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, promove na quinta-feira, 11 de dezembro de 2014, às 19h30, nova edição do Gentedaqui. A convidada é a cantora e compositora Fernanda Takai, que conversará com o público sobre a carreira musical e as experiências com literatura, dublagem e locução. A entrada é franca.

A amapaense neta de japoneses e de coração belo-horizontino Fernanda Takai, de 43 anos, é uma das mais versáteis artistas da cena musical brasileira. Em 2001, foi eleita uma das dez melhores cantoras do mundo pela revista Time. Formada em Comunicação Social pela UFMG, iniciou sua carreira artística em 1988 e, três anos mais tarde, já fazia sucesso como vocalista da banda Pato Fu. Desde 2007, ela investe também na carreira solo, inclusive com composições próprias.

Sua capacidade de unir vários estilos em um só fica clara em seu quarto e último álbum solo, Na medida do impossível, que acaba de ser lançado e é considerado um dos mais autorais de sua discografia. Entre as canções que se destacam está a parceria dela com Samuel Rosa, Pra curar essa dor – versão da música Heal the pain, do cantor britânico George Michael – e com Marcelo Bonfá, De um jeito ou de outro. Além de gravar músicas também em inglês, francês, japonês e espanhol e tocar violão e guitarra, Fernanda Takai se dedica à literatura: lançou duas coletâneas e um livro infantil e foi cronista dos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense.

Fernanda Takai mora em Belo Horizonte desde os nove anos e mantém uma relação especial com o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. Além de levar com frequência a filha Nina, de 11 anos, para visitar as atrações, a artista emprestou sua voz para o áudio da atração Miragens, em que declama versos de Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles.

Gentedaqui
O projeto Gentedaqui é um encontro mensal que leva ao MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal grupos e pessoas que têm uma estreita relação com a cultura de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Gente que, ligada a instituições ou autônoma, usa a criatividade e a sensibilidade para mobilizar cidadãos a conceber a capital como local para a difusão da cultura, o fluxo de ideias, a troca de saberes e o compartilhamento de experiências. A proposta é possibilitar a interação entre os convidados e a plateia e valorizar iniciativas artístico-cidadãs, muitas vezes desconhecidas do público.

A programação cultural Toda Quinta e Muito Mais... é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Gerdau.


SERVIÇO

Gentedaqui – Fernanda Takai
  • Data: 11 de dezembro de 2014, quinta-feira
  • Local: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
  • Horário: 19h30
  • Entrada franca

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.

Endereço: Praça da Liberdade S/N, Prédio Rosa - Funcionários
Telefone: (31) 3516-7200
Funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h (quinta, das 12h às 22h)
Entrada franca