FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Fachada do Espaço do Conhecimento UFMG exibe trabalhos das oficinas do Arte da Saúde

Exibindo artedasaude-01.png


Entre 18 de dezembro e 18 de janeiro de 2015, a fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG vai exibir imagens das obras resultantes das oficinas realizadas no museu com o ProgramaArte da Saúde, do qual participam crianças e adolescentes de quatro regionais de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Os trabalhos desenvolvidos incluem ilustrações, colagens, bordados e outras peças artesanais.
De acordo com Débora d’Ávila Reis, coordenadora de Ações Educativas do Espaço do Conhecimento UFMG, “a atividade faz parte de um projeto maior, intitulado Ciência e Arte para Inclusão Social, financiado pelo CNPq, FAPEMIG, CAPES e PROEX-UFMG”.

Arte da Saúde atende a crianças e adolescentes em situação de risco social ou diagnosticados como portadores de sofrimento mental. O programa se baseia no fortalecimento e no resgate da capacidade expressiva de crianças e adolescentes, visando sua inclusão na vida social da cidade e de suas comunidades. As atividades são realizadas em espaços públicos, como centros culturais e associações de bairro, onde são oferecidas oficinas de artesanato, música, teatro e circo. O Espaço do Conhecimento UFMG tem recebido os participantes do programa para uma série de ações que estimulam a reflexão sobre a construção do conhecimento, através de oficinas e visitas guiadas pelas exposições do museu.

Fachada Digital
A fachada externa do Espaço do Conhecimento UFMG é revestida por um material vítreo especial, que transforma o edifício em uma grande tela de projeção. Todas as noites, imagens que unem arte, ciência e experimentação são exibidas na fachada, numa interface entre o Espaço e a Praça da Liberdade. Esses painéis digitais atraem os olhares de milhares de pedestres e motoristas que passam pela região todos os dias, levando à rua e à cidade a experiência do conhecimento proposta pelo Espaço.

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes através da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a operadora TIM, a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e da DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.


Serviço:
Exposição “Arte da Saúde”, na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG
Período: 18 de dezembro a 18 de janeiro de 2015 – das 19h às 23h
Local: Fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700