O novo Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), sancionado em junho desse ano, estabeleceu metas para a educação brasileira para os próximos dez anos, a serem financiadas por uma elevação do gasto público em educação para um valor correspondente a 10% do PIB ao final do decênio. No entanto, embora o gasto público em educação tenha aumentado na última década, os resultados do IDEB de 2013 recentemente divulgados mostraram pouco progresso da qualidade educacional média do país. Embora o indicador correspondente aos anos iniciais do ensino fundamental tenha melhorado, as metas para o Brasil nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio não foram atingidas.
Isso evidencia a importância de melhorar a gestão da educação no Brasil, de modo a canalizar os recursos para iniciativas que tenham elevado potencial de melhoria do aprendizado. Os resultados do IDEB mostram que algumas redes municipais e estaduais têm feito progresso considerável e existem vários exemplos de iniciativas promissoras que podem ser replicadas em maior escala.
Nesse sentido, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE) realizará no dia 8 de dezembro de 2014 o seminário Financiamento e Gestão da Educação no Brasil. No evento serão debatidos vários aspectos relacionados ao financiamento das metas do PNE e serão apresentadas evidências de políticas e experiências bem-sucedidas de melhoria dos indicadores educacionais no Brasil.
Local
Sede da FGV no Rio de Janeiro, na Praia de Botafogo, 190 - 12º Andar | Auditório
Programa
Informações adicionais