FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Visitas teatralizadas ao Antigo Palácio da Justiça agora contam com programa educativo


Ruy Barbosa guia a última visita do ano no dia 06 de dezembro (sábado)

No mês de celebração do Dia da Justiça, o Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ-Rio) dará início às ações do seu setor de arte-educação. Logo após conhecer o Antigo Palácio da Justiça, através da visita guiada "Por dentro do Palácio", no dia 06/12, o público poderá participar de um colaboratório, atividade que propõe a colaboração, o trabalho em conjunto e a experimentação. Por meio de bate-papo e jogos corporais, a ação pretende estimular a investigação, o olhar crítico e a expressão do grupo em relação aos conceitos de "justiça" e "representação".

O grande jurista brasileiro Ruy Barbosa (interpretado pelo ator Eduardo Diaz) será o cicerone do passeio e apresentará aos visitantes, de forma lúdica e informativa, as características arquitetônicas do palácio e as antigas funções de algumas de suas áreas mais nobres. Os visitantes passarão por espaços como: o Salão Histórico do Primeiro Tribunal do Júri, o "Salão dos Passos Perdidos", o Tribunal Pleno, a Câmara Isolada, entre outros. Além das áreas históricas, o público também terá a oportunidade de conhecer as instalações do CCPJ-Rio, como a Sala de Acervo de Figurinos e a Sala Multiuso, projetada especialmente para receber peças de teatro, recitais de música, vídeos e palestras.

A ideia de "Por Dentro do Palácio" nasceu do desejo de abrir as portas do Antigo Palácio da Justiça para uma visitação pública que fosse divertida e com conteúdo, como explica a diretora do CCPJ-Rio, também idealizadora do programa, Silvia Monte: "A escolha do personagem Ruy Barbosa como cicerone desta empreitada reúne em doses equilibradas a fantasia e a credibilidade necessárias para que o programa se tornasse ao mesmo tempo divertido e informativo. Ruy Barbosa é um ícone do direito e uma grande personalidade da nossa história, um homem culto que amava a justiça e a arte".

Em janeiro de 2015, o programa completará cinco anos. Desde o seu lançamento, o projeto já recebeu mais de sete mil visitantes, e para celebrar o seu sucesso, o CCPJ-Rio lançará uma nova dupla de cicerones: o casal de imperadores bizantinos Justiniano e Teodora. Justiniano é uma referência importante na História do Direito, devido ao seu "Corpus Juris Civilis".

Sobre a ação educativa

A proposta inicial do Setor Educativo do CCPJ-Rio, que será melhor desenvolvida em 2015, é ampliar a experiência do público que participa da visita teatralizada pelo Antigo Palácio da Justiça no programa "Por dentro do Palácio".

O salão histórico do "Tribunal Pleno" foi o espaço escolhido para acolher as atividades realizadas com o grupo visitante. O salão abriga dois grandes painéis pictóricos de Carlos Oswald, que representam a "Justiça Civil" e a "Justiça Criminal". Cada um deles possui uma enorme riqueza de símbolos. A proposta será partir da observação das imagens que compõem os quadros para iniciar uma conversa sobre "Justiça" e "representação". Em um segundo momento, o grupo será estimulado a utilizar o próprio corpo para representar a Justiça, ou aspectos dela, com o objetivo de montar um "quadro vivo" sobre o tema.


Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio):

Braço cultural do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o CCPJ-Rio iniciou suas atividades em novembro de 2010, na ocasião da reabertura do Antigo Palácio da Justiça, construído em 1926 para instalar a Corte de Apelação do então Distrito Federal. Desde então, o CCPJ-Rio tem oferecido à população programação gratuita, rica e diversificada, com o compromisso de criar e estimular programas especiais que, aos poucos, formem a identidade de um Centro Cultural promovido pela e na Casa da Justiça. Consolidando, assim, a sua missão: privilegiar o conhecimento e a arte como condições essenciais ao pleno exercício da cidadania.