FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Arte Interativa

Shopping Cidade traz, para Belo Horizonte, a maior instalação tecnológica já realizada em shoppings centers

 

Surpreender os clientes com uma experiência interativa, por meio da arte, mesmo no corre-corre do dia a dia.  Essa é a proposta do Shopping Cidade, que abre ao público, desde ontem (25), Descobertas – Exposição de Painéis Interativos. Trata-se da maior instalação tecnológica já realizada em shoppings centers.

Em cada piso do mall, haverá painéis de15 m x 3 m, com cenários interativos, efeitos 3D e com um tema específico: Fundo do Oceano, Jardim Florido, Floresta Noturna e Parque dos Cães.

Por meio de sensores infravermelhos, que acionam as animações em sincronia com o movimento e a proximidade das pessoas, será possível vivenciar uma incrível experiência sensorial. Por exemplo, no cenário Fundo do Oceano, a pessoa que se aproximar da tela, vai perceber os peixes acompanhado seus passos ou fugindo deles. 

A ideia

A gerente de marketing do Shopping Cidade, Carolina Vaz, afirma que a ideia é proporcionar aos clientes a sensação de estar dentro de uma obra de arte. “Estamos apresentando uma arte tecnológica, criativa e interativa. Queremos trazer esse tipo de experiência, que é comum em Nova Iorque e em Londres, e encantar os nossos clientes com muita magia e arte em todos os corredores do nosso shopping. Para as crianças então, é a maior diversão. Parece que elas entram dentro da tela de cinema de um filme animado. Elas interagem com os cachorrinhos, peixes e flores”, afirma. 

Todo o trabalho foi desenvolvido pelas empresas mineiras MIR e ON Projeções, especialistas em atrações tecnológicas. O designer, também mineiro, da MIR, Brayhan Hawryliszyn, considerou “desafiador” participar desse trabalho. “Em 45 dias, elaboramos todo o projeto em painéis gigantes. Como quisemos uma proposta mais lúdica, fizemos todas as ilustrações à mão. Além disso, para criar o efeito sensorial desejado, importamos produtos e tecnologia do exterior”, conta Brayhan.
Para executar a ação, foram necessários, 18 projetores, 19 câmeras com infravermelho, dez computadores, cinco profissionais de criação, oitoprofissionais para a equipe técnica, mais de 500 ilustrações e 600 horas de horas de trabalho.

Serviço:
Descobertas – Exposição de Paineis Interatvios
Data: 25 de janeiro a 30 de abril
Horário: Segunda a sábado, das 9 às 22 horas. Domingo, das 10 às 22 horas.
Temas:
Piso Tupis - Fundo do Oceano
Piso Rio de Janeiro - Jardim Florido
G - Floresta Noturna
GG - Parque dos Cães

Ficha Técnica:
MIR - Estúdio de Tecnologia Criativa (criação dos painéis interativos)
Brayhan Hawryliszyn - direção, criação e animação
Claudio Roberto da Silva - instalação técnica
Gabriel Figueiredo - criação e animação
Gabriel Lucas dos Santos - instalação técnica
Paulo Marcelo Oz - ilustrações
Pedro Resende - criação e programação
Renata Lage - criação e produção