FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

MOSTRAS AURORA E FOCO COMEÇAM NESTA SEGUNDA-FEIRA, NO CINE-TENDA


Filmes serão avaliados pelo Júri da Crítica e serão debatidos
 nos Encontros com a Crítica, Diretor e o Público

O começo da semana na 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes vem cheio de atrações e expectativas. Nesta segunda-feira, dia 25, tem o começo das sessões competitivas, que serão avaliadas pelo Júri da Crítica. Às 19h30, no Cine-Tenda, o longa “Índios Zoró – Antes, Agora e Depois?” (PE) abre a Mostra Aurora. O filme tem direção de Luiz Paulino dos Santos, de 83 anos e antigo parceiro de Glauber Rocha no começo da carreira do realizador de “Deus e o Diabo na Terra do Sol”. Em seguida, às 22h30, segue a primeira sessão da Mostra Foco, com três curtas-metragens. Os filmes estarão no centro das discussões na terça-feira, no Cine-Teatro Sesi, a partir das 10h, nos Encontros com a Crítica, Diretor e o Público.

Na Sessão Debate, às 15h30, no Cine-Teatro Sesi, o longa “O Espelho”, de Rodrigo Lima, é exemplo dos novos caminhos que o cinema brasileiro vem trilhando. Baseado no conto homônimo de Machado de Assis, o filme conta a história de um homem enfeitiçado por uma figura misteriosa em forma de uma bela mulher, que emerge das margens do lago que fica numa casa de campo. Na Mostra Transições, às 18h, no Cine-Tenda, “Urutau”, de Bernardo Cancella Nabuco, dá seguimento à programação.

Outros curtas-metragens estão na grade, com a Mostra Panorama – Série 3, às 16h30, no Cine-Tenda, e Curtas na Praça – Série 1, às 21h. A noite se encerra com show do músico Marcelo Veronez, a partir da 0h30 no Cine-Lounge.

Discussões com a classe
O domingo, dia 24, foi marcado pelos dois Encontros com o Audiovisual, realizados no Cine-Teatro Sesi durante a tarde. O secretário do Audiovisual, Pola Ribeiro, fez uma apresentação sobre as atuais políticas públicas de incentivo ao setor, representando o Ministério da Cultura.

Ele admitiu que a crise no governo abateu diversas medidas e fez a Secretaria “perder importância” dentro do Estado. Isso, porém, não impediu, segundo Pola, a realização de algumas ações e ideias. O secretário mostrou slides com programas em desenvolvimento, entre eles, canais de TV para escoamento da produção audiovisual, planos de preservação e editais de produção. “Estamos com três editais abertos neste momento, para longas de baixo orçamento”, informou Pola.

O outro Encontro com o Audiovisual foi dedicado ao CBC - Congresso Brasileiro de Cinema, cujos integrantes se reuniram para a definição dos rumos da entidade. Membros da diretoria e da administração do CBC debateram a realização da 9ª edição do congresso, prevista para o mês de abril no Rio de Janeiro.

O dia ainda foi marcado pelo agitado debate sobre o filme “Futuro Junho”, de Maria Augusta Ramos. Com a presença da diretora e do crítico convidado, José Geraldo Couto, o encontro levantou várias questões sobre o documentário da cineasta, exibido no sábado, e contou com intervenções marcantes do professor Ismail Xavier e de outros pensadores e críticos presentes na sala.

PROGRAMAÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, DIA 25

25/01 | segunda
11h às 12h
CINE TEATRO SESI

15h30 às 13h30
CINE TEATRO SESI
O ESPELHO  - DIREÇÃO: RODRIGO LIMA

* Recomendado para maiores de 12 anos
16h30
CINE TENDA
CAMPANA  - DIREÇÃO: GIAN ORSINI
CONTRAPLANO  - DIREÇÃO: LEONARDO GOOD GOD
CHUTES  - DIREÇÃO: GUSTAVO VINAGRE
18h
CINE TENDA
URUTAU - DIREÇÃO: BERNARDO CANCELLA NABUCO
* Recomendado para maiores de 18 anos
19h30
CINE TENDA
ÍNDIOS ZORÓ - ANTES, AGORA E DEPOIS?
DIREÇÃO: LUIZ PAULINO DOS SANTOS

Classificação: Livre
21h
CINE BNDES NA PRAÇA
ATÉ A CHINA - DIREÇÃO: MARÃO
FANTASIAS DE PAPEL - DIREÇÃO: TETÊ MATTOS
MADREPÉROLA - DIREÇÃO: DEISE HAUENSTEIN
OUTONO CELESTE - DIREÇÃO: IURI MINFROY
22h30
CINE TENDA
AINDA ME SOBRA EU DIREÇÃO: TACIANO VALÉRIO
O ROSTO DA MULHER ENDIVIDADA
DIREÇÃO: RENATO SIRCILLI E RODRIGO BATISTA
LIGHTRAPPING - DIREÇÃO: MARCIO MIRANDA PEREZ
00h30
CINE LOUNGE

***
A cidade de Tiradentes, localizada a 180km de BH e com apenas 7 mil habitantes, recebe durante a Mostra Tiradentes toda infraestrutura necessária para sediar umaprogramação cultural abrangente e gratuita, que reúne todas as manifestações da arte. São instalados três espaços de exibição: o Cine BNDES na Praça, no Largo das Fôrras (espaço para mais de 1.000 espectadores); o Complexo de Tendas, que sedia a instalação do Cine-Tenda (com 600 lugares), e o Cine-Teatro (com plateia de 120 lugares), que funciona no Sesi TiradentesCentro Cultural Yves Alves – sede do evento.
Toda programação é oferecida gratuitamente ao público.