FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

EM TIRADENTES, PRODUTORES DISCUTEM OPORTUNIDADES DO CINEMA BRASILEIRO NO EXTERIOR



Nesta terça-feira, dia 26, entre os destaques da 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes, o Seminário Diálogos do Audiovisual, com o painel Oportunidades de mercado para o cinema brasileiro, às 15h, trará discussões sobre a coprodução internacional. Calcado no momento atual, quando se constata que, nos últimos anos, houve um aumento considerável na realização de parcerias entre países para a realização de projetos, o seminário apresentará os caminhos e as formas de atrair investidores e produtores para a condução dos projetos. Na mesa, Paulo de Carvalho (produtor, programador e colaborador do Brasil CineMundi) e Sara Silveira (produtora), com mediação de Pedro Butcher. Ainda no Cine-Teatro, os bate-papos sobre os filmes das mostras Transições, Aurora e Foco começam a partir das 10h, nos Encontros com a Crítica, o Diretor e o Público.

Na programação de filmes, serão exibidos 15 curtas-metragens ao longo do dia: às 16h30, no Cine-Tenda, a Mostra Espaços em Conflito – Série 1; às 17h, a Mostra Dissonâncias, no Cine-Teatro; às 21h, os Curtas na Praça – Série 2; e às 22h30, a Mostra Foco – Série 2.

A noite dos longas dá seguimento à Mostra Transições, às 18h, com “Tropikaos”,  de Daniel Lisboa, seguido do segundo filme da Mostra Aurora, intitulado “Aracati”, de Aline Portugal e Julia de Simone, ambos no Cine-Tenda.

“JONAS” RENDE DEBATE ACALORADO
Realizado na manhã de segunda-feira, o Encontro com a Crítica, o Diretor e o Público sobre o longa-metragem “Jonas” provocou as principais discussões até agora na Mostra. Com a presença da diretora Lô Politi, do ator Jesuíta Barbosa e do crítico Rodrigo Fonseca, o debate contou com análises sobre o filme, detalhes da produção e uma intensa troca de ideias e opiniões entre membros da plateia, que queriam, em todo momento, expor colocações sobre o trabalho de Politi exibido na noite de domingo.

Alguns dos temas levantados, como conflito de classes e racismo, foram relacionados à trama do jovem de periferia que mata um traficante e sequestra uma garota. A diretora disse ter pensado no enredo como uma “história de amor em que tudo vai dar errado”. Alguns espectadores no Cine-Teatro questionaram as representações da violência e das interações entre brancos e negros em “Jonas”, rendendo respostas da cineasta e também de outras pessoas presentes na plateia.

PROGRAMAÇÃO DE TERÇA, DIA 26
26/01 | terça
10h às 11h
CINE TEATRO SESI
11h15 às 12h15
CINE TEATRO SESI
12h30 às 13h30
CINE TEATRO SESI
15h às 16h30
CINE TEATRO SESI
16h30
CINE TENDA
ENQUADRO DIREÇÃO: LINCOLN PÉRICLES
FORT ACQUARIO DIREÇÃO: PEDRO DIÓGENES
O CASTELO DIREÇÃO: ALEXANDRE WAHRHAFTIG, GUILHERME GIUFRIDA, HELENA UNGARETTI, MIGUEL ANTUNES RAMOS.
TERRITÓRIO DIREÇÃO: IRIS JUNGES
17h
CINE TEATRO SESI
BOM DIA CARLOS DIREÇÃO: GURCIUS GEWDNER
OS FILMES QUE MORAM EM MIM DIREÇÃO: CAIO SALES
AQUELES CINCO SEGUNDOS DIREÇÃO: FELIPE SALEME
LIBAÇÃO DIREÇÃO: LUIZ CRUZ
18h
CINE TENDA
TROPYKAOS DIREÇÃO: DANIEL LISBOA

* Recomendado para maiores de 16 anos
20h
CINE TENDA
ARACATI DIREÇÃO: ALINE PORTUGAL E JULIA DE SIMONE

Classificação: Livre
21h
CINE BNDES NA PRAÇA
SE ESSE FILME FOSSE MEU DIREÇÃO: BEATRIZ CRAVEIRO
USP 7% DIREÇÃO: DANIEL MELLO & BRUNO BOCCHINI
ORQUESTRA INVISÍVEL LET'S DANCE DIREÇÃO: ALICE RIFF
 DIREÇÃO: LEANDRO TADASHI
22h30
CINE TENDA
NOITE ESCURA DE SÃO NUNCA DIREÇÃO: SAMUEL LOBO
ENCONTRO DOS RIOS DIREÇÃO: RENATA SPITZ
ECLIPSE SOLAR DIREÇÃO: RODRIGO DE OLIVEIRA
00h30
CINE LOUNGE


***
A cidade de Tiradentes, localizada a 180km de BH e com apenas 7 mil habitantes, recebe durante a Mostra Tiradentes toda infraestrutura necessária para sediar umaprogramação cultural abrangente e gratuita, que reúne todas as manifestações da arte. São instalados três espaços de exibição: o Cine BNDES na Praça, no Largo das Fôrras (espaço para mais de 1.000 espectadores); o Complexo de Tendas, que sedia a instalação do Cine-Tenda (com 600 lugares), e o Cine-Teatro (com plateia de 120 lugares), que funciona no Sesi TiradentesCentro Cultural Yves Alves – sede do evento.
Toda programação é oferecida gratuitamente ao público.