FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Exposição “Grupo Aruanda – Expressões da Alma Brasileira”




A Fundação Municipal de Cultura recebe, de 20 maio a 5 de junho, a exposição “Aruanda – Expressões da Alma Brasileira” no Centro de Referência da Moda (CRModa). A mostra apresenta figurinos de diversas manifestações folclóricas em todas as regiões do país, pesquisadas e projetadas fielmente pelo Grupo Aruanda, revelando a riqueza e a diversidade da cultura nacional.
O Grupo Aruanda, o mais tradicional do Brasil na pesquisa e projeção das danças e cantos folclóricos nacionais, comemora seus 55 anos de fundação, completados no final de 2015, com a exposição “Grupo Aruanda – Expressões da Alma Brasileira”.
Com curadoria de Wagner Cosse e Wadson Amorim, a mostra revela um pequeno recorte do imenso acervo de figurinos e instrumentos específicos, que revelam a riqueza e a diversidade do folclore brasileiro. Além dos figurinos, são apresentados documentos da fundação do Grupo, registros de pesquisas, matérias em jornais nacionais e internacionais, folhetaria histórica, entre outros itens, comprovando a importância e o reconhecimento ao trabalho de preservação da memória nacional que o Grupo Aruanda vem realizando ao longo de sua história, levando-o a ser reconhecido, nacional e internacionalmente, como legítimo guardião e embaixador da cultura brasileira.
A exposição integra as comemorações dos 55 anos de fundação do “Grupo Folclórico Aruanda”, pioneiro na pesquisa, preservação e divulgação das principais manifestações folclóricas de todas as regiões do país. Ao longo de sua história, o Aruanda construiu o maior e mais significativo acervo de pesquisas das danças e cantos folclóricos nacionais, que tem sido objeto de consulta para pesquisadores de todos os níveis, desde estudantes do ensino fundamental a mestrandos, doutorandos e estilistas.
Entrada gratuita e pode ser visitada de terça a sexta, das 10h às 21h; sábados e domingos, das 10h às 14h.