Solo de Rodrigo Fischer, do Grupo Desvio (Brasília), ocupa a Funarte MG entre os 12 e 15 de maio
Entre os dias 12 e 15 de maio, de quinta-feira a domingo, sempre às 20 horas, a Funarte MG (Rua Januária, 68 - Centro) recebeMISANTHROFREAK, espetáculo teatral do Grupo Desvio, de Brasília. A montagem, que já foi apresentada em sete países e recebeu o Prêmio SESC do Teatro Candango de Melhor Espetáculo em 2014, traz em cena Rodrigo Fischer, artista multimídia, ator, diretor e criador do grupo teatral brasiliense. O solo “performático-pop-clown- multimídia” transita entre os espaços cênico e cinematográfico, abordando o fracasso, o erro e a dificuldade de tomar decisões de forma poética e lúdica. Os ingressos têm preço popular e, no dia 12, a entrada é franca para estudantes da rede pública de ensino.
O solo Misanthrofreak foi criado a partir das reflexões feitas por Rodrigo Fischer dentro de sua pesquisa de doutorado e de residências artísticas realizadas no espaço teatral novaiorquino HERE e no 3 Legged Dog, um dos mais importantes espaços de investigação em tecnologia teatral de Nova Iorque. O espetáculo explora a interação com tecnologias que permitem a manipulação da cena pelo próprio ator, que controla luz, som, projeção, sensores e câmeras. A tentativa da personagem de controlar sua vida se confunde com a tentativa do ator de controlar a performance – permitindo que o espectador tenha uma experiência sensorial ampliada, compondo uma obra de arte múltipla na qual as novas tecnologias interagem de maneira orgânica e complementar com a atuação teatral. Praticamente sem diálogos ou falas, a montagem busca potencializar a percepção que o espectador tem do espaço cênico e do próprio ator em cena.
A apresentação faz parte de um projeto de circulação por Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, e por Porto Velho e Manaus, financiada pelo prêmio Petrobrás de Cultura. A iniciativa contempla ainda a realização gratuita da oficina teatral Atuação entre o teatro e o cinema: a performatividade do instante, que pretende fundamentar características técnicas para o ator na fronteira teatro-cinema. A atividade será realizada na Funarte MG nos dias 12 e 13 de maio de 14 às 19 horas.
GRUPO DESVIO
Voltado à experimentação e à investigação da construção cênica com foco no processo criativo do ator, o Grupo Desvio foi criado em 2001, em Brasília, pelo diretor Rodrigo Fischer. Ao longo de sua trajetória, o grupo já produziu sete espetáculos: Pequena Existência, uma disputa de merda (2002), Beckett às Avessas (2004), Eutro - Tequila à Luz de Velas (2007), EUTRO (2008), Freak Rehearsal(2013), Misanthrofreak (2014) e Os Fracassados (2015), apresentados nas principais capitais brasileiras e em outros sete países – França, Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Geórgia, Bielorrússia e Estônia. Nos últimos quatro anos, a apropriação da linguagem cinematográfica e das novas tecnologias pelo teatro tem sido alvo de pesquisas do grupo e se desdobrou também em uma parceria com o Coletivo Alumbramento, que resultou no longa-metragem No Lugar Errado (2011). Atualmente o grupo mantém dois espetáculos em repertório: Os Fracassados, com César Lignelli, Fernando Gutiérrez, Gil Roberto e Márcio Minervinno, dirigido por Rodrigo Fischer, e Misanthrofreak, solo de Rodrigo Fischer. O novo projeto do grupo, A carnavalização de um homem só ou Memórias Undergrounds, está em processo de criação e tem estreia prevista para 2016.
RODRIGO FISCHER
Rodrigo Fischer é um artista brasileiro multimídia que desenvolve uma pesquisa híbrida na interface cinema e teatro, usando tecnologias e poéticas audiovisuais em performance. Graduado em interpretação teatral, é mestre e doutor em Processos Composicionais para a Cena pelo Programa de Pós Graduação em Artes da Universidade de Brasília. Atualmente, no pós-doutorado pela mesma universidade, ele investiga a relação do monólogo (solo) com as novas tecnologias no teatro e as possíveis multiplicações do discurso cênico para uma poética polifônica. É também professor colaborador da Universidade de Brasília.
FICHA TÉCNICA
Rodrigo Fischer – Direção, atuação, texto, som e desenho de luz
Brent Felker e Fernando Gutiérrez - Desenho de vídeo e animação
Diana Diniz - Produção e Figurino
Peter Azen e Juliano Chiquetto – Cineastas
SINOPSE
Misanthrofreak é um espetáculo teatral do Grupo Desvio (Brasília) que aborda o fracasso, o erro e a dificuldade de tomar decisões de forma poética e lúdica – um solo "performático-pop-clown- multimídia" que transita entre o espaço cênico e o espaço cinematográfico, por meio da interação com tecnologias que permitem a manipulação da cena em diversas instâncias pelo próprio ator que controla luz, som, projeção, sensores e câmeras.
// SERVIÇO
MISANTHROFREAK, com Rodrigo Fischer [Grupo Desvio / Brasília]
De 12* a 15 de maio, de quinta-feira a domingo, às 20 horas, na Funarte MG (Rua Januária, 68 - Centro)
Ingressos: R$20 (inteira), R$ 10 (meia entrada)
*no dia 12, a entrada é franca para estudantes da rede pública de ensino que apresentarem comprovante