FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Manguinhos e bairros adjacentes inauguram Centro de Atenção Psicossocial

Nesta terça-feira, 29 de novembro, o convênio entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, por meio do Teias-Escola Manguinhos, e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro promoverá a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (tipo II) Carlos Augusto Magal. O Caps II tem a missão de ordenar o cuidado das pessoas com necessidades decorrentes de sofrimento psíquico e/ou do uso de álcool e outras drogas, junto com a Atenção Básica, tendo como princípios a integralidade e a atenção psicossocial comunitária e em rede. O Centro será responsável pelo cuidado em saúde mental de um território que cobre cerca de 221.315 habitantes, envolvendo o bairro de Manguinhos, e parte dos bairros de Benfica, São Cristóvão e Ramos, com recorte das comunidades Maré, Arará, Tuiuti e Barreira do Vasco. A inauguração está marcada para as 10 horas, na Avenida Dom Helder Câmara, 1390, fundos.

“Na perspectiva da garantia do acesso e da qualidade dos serviços, ofertando cuidado integral e assistência multiprofissional, sob a lógica interdisciplinar, este Caps atenderá pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, podendo também atender indivíduos com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, conforme a organização da rede de saúde local”, afirmou a diretora Christiane Sampaio.

O Caps será formado por uma equipe multiprofissional, composta de psicólogos, médico psiquiatra, enfermeiros, técnico de enfermagem, oficineiros, administrador, técnico administrativo, assistente social, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, além da direção e da coordenação técnica.
 

A diretora garante ainda que a ideia é tratar o sujeito respeitando sua singularidade, seu território de vida, seus laços e seus valores, visando garantir acesso a direitos e na perspectiva do cuidado orientado para a reinserção social. “Nesse Projeto Político Institucional do Caps II Carlos Magal,  tentaremos estabelecer relação importante de uma ética de redução de danos, que leve em consideração o entendimento ampliado da saúde e, por conseguinte, priorizando uma abordagem do sujeito, da família e da comunidade em que ele vive”, completou.

Serviço:

Inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Carlos Augusto Magal
Dia: 29/11
Horário: 10 horas
Local: Avenida Dom Helder Câmara, 1390, fundos (ao lado da casa do trabalhador)