Parte integrante da proposta pedagógica da ESPM de formar futuros profissionais com consciência socioambiental bem desenvolvida, a ESPM Social é uma Agência Experimental de Incentivo ao Voluntariado Estudantil que apoia e estimula o trabalho das organizações do terceiro setor que lutam por um mundo socialmente justo, ecologicamente correto e economicamente viável. Por isso, oferece a elas, gratuitamente, consultorias de marketing, comunicação e gestão para auxiliar no diagnóstico de eventuais problemas de estrutura, estratégias de posicionamento e práticas administrativas e processos de atuação. O objetivo maior deste trabalho é ajuda-las a melhorar o seu desempenho junto à comunidade e sua visibilidade junto a eventuais patrocinadores.
O projeto (pioneiro entre IES no Brasil, existindo desde 2003), seleciona semestralmente organizações atuantes na região metropolitana de São Paulo e já colaborou com mais de 150 ONGs e OSCIPs, nesses 14 anos de existência.
As inscrições para o processo seletivo das instituições que serão atendidas no primeiro semestre de 2017 já estão abertas e devem ser feitas até 6 de fevereiro pelo site http://www.espmsocial.org, onde também podem ser lidas informações complementares sobre este e outros trabalhos da ESPM SOCIAL. Dúvidas adicionais podem ser enviadas para os e-mails: consultoria.social@espm.br e espmsocial.institucional@espm.br.
Este é um trabalho profissional de consultoria, ou seja, o produto a ser entregue à organização é um diagnóstico e um plano de ação com base em análises do seu macro e do seu microambiente, ambiente interno, situação financeira, comunicação e processos de gestão. As instituições selecionadas receberão, ao final do período, um plano de ação detalhado contendo orientações de marketing, gestão e comunicação. Nele, serão indicados novos rumos e estratégias a serem adotadas (sugestão de estruturação das atividades das ONGs e OSCIPs, melhoria na divulgação do trabalho realizado e na sua imagem para a sociedade, busca de parceiros, ordenamento da gestão financeira, ampliação do atendimento, captação de recursos etc.). No semestre seguinte, e um ano após a entrega do resultado, a equipe de Relacionamento Institucional da ESPM Social entrará em contato com a organização para o acompanhamento dos impactos e do implemento das ações.
Outro ponto relevante é que a consultoria é feita por alunos da ESPM sob a orientação de professores e especialistas na área. Não se trata, no entanto, de um trabalho escolar, mas uma ação extracurricular em caráter voluntário, totalmente profissional, em que os alunos têm a oportunidade de aplicar, na prática e sob supervisão de um especialista, o conhecimento adquirido em sala com fins de incentivo à cidadania e à inserção social.
Desde 2003, a ESPM Social realiza consultorias para o terceiro setor selecionando, a cada seis meses, novas entidades que participam gratuitamente. O caso piloto que deu início a esta iniciativa foi o Projeto Iris (www.iris.org.br), uma das primeiras ONGs de São Paulo a treinar cães-guias para deficientes visuais que não podem arcar com seu grande custo. Quando recebeu a consultoria da ESPM Social ainda era uma simples ideia de sua fundadora. Ela, uma advogada deficiente visual, constatou a grande dificuldade e o alto custo para se conseguir um cão guia e decidiu criar uma ONG para ajudar outros deficientes em situação econômica que não permitia a aquisição de um animal. “Quando Taís nos procurou, em 2003, ela tinha uma ideia e nós a ajudamos a organizá-la e a criar sua estratégia de marketing para viabilizá-la. Em 2004, o projeto foi concretizado, a ONG fundada, mantendo seu funcionamento até hoje e sendo muito bem-sucedida”, relembra o coordenador da ESPM Social, professor Carlos Frederico Lúcio.
Premiada
A ESPM Social já foi laureada diversas vezes por suas iniciativas, tendo sido ganhadora do VIII Prêmio Banco Real/Unisol e, em novembro de 2014, recebido o Prêmio Marketing Best de Sustentabilidade pelo conjunto das ações realizadas. A agência experimental é uma das mais bem estruturadas e ativas iniciativas educacionais entre as Instituições de Ensino Superior do país na área de negócios. Atuando no incentivo à ética e responsabilidade socioambiental empresariais, com alunos de graduação de todos os cursos da ESPM.
Sobre a ESPM Social
Parte integrante do Projeto Pedagógico da ESPM, a Agência Experimental de Incentivo ao Voluntariado Estudantil formada por alunos voluntários, sob a coordenação e orientação de docentes. Além do trabalho de consultoria para ONGs e OSCIPs, organiza eventos que beneficiam organizações de São Paulo, tendo também como papel difundir dentro da Escola os conceitos de responsabilidade social, sustentabilidade e Ética no mundo corporativo contribuindo para a formação de futuros (as) executivos(as) com maior consciência social e cidadã.
|
Sobre a ESPM
Fundada em 1951 com o nome Escola de Propaganda do MASP e sob o slogan ‘Ensina quem faz’, a ESPM tinha como filosofia, mantida até hoje, reunir profissionais do mercado para ministrar seu curso, associando a prática com a teoria. Em pouco tempo já era reconhecida como uma das principais instituições de ensino do País.
A partir de 1974, deu início à sua expansão, inaugurando a ESPM Rio, no Rio de Janeiro. Em 1978 viriam os cursos de pós-graduação e, em 1985, inaugurou a ESPM Sul, em Porto Alegre. Considerada um centro de excelência no ensino de Comunicação, Marketing e Gestão, a oferta de novos cursos de graduação era o caminho natural a ser seguido. E desta forma, a ESPM ampliou seu portfólio: Administração (1991); Design (2004); Relações Internacionais (2006); Jornalismo (2011); Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão (2014); Cinema e Audiovisual (2015); e Ciências Sociais e do Consumo (2015). O início do século XXI também ficou marcado pela introdução dos programas de mestrado e doutorado.
|
FOTOGRAFIAS
AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1
UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).