FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 23 de junho de 2019

Projeto Ópera: O elixir do amor

O projeto Ópera na UFRJ, criado em 1994 por iniciativa dos alunos da Escola de Música da UFRJ, realiza sua 22ª montagem com O Elixir do Amor, popular ópera em dois atos de Gaetano Donizetti, um dos mais fecundos compositores do Romantismo italiano.
A temporada tem início com quatro récitas abertas ao público no Salão Leopoldo Miguez, de 27 a 30 de junho; e segue para mais três apresentações no Teatro Municipal João Caetano de Niterói, no programa Óperas de Inverno.
O Elixir do Amor é um bom exemplo da música de Donizetti, conhecida por sua beleza melódica, orquestração simples, mas habilidosa, e linhas vocais requintadas. A história se passa em uma aldeia basca no final do século XVIII, onde Nemorino, um camponês ingênuo e pobre apaixona-se por Adina, rica proprietária de terras, que está interessada em Belcore, um militar de passagem pela região.
Nemorino encontra no Elixir do Amor, comercializado pelo charlatão Dr. Dulcamara, o remédio para curar os males do desamor.
Com direção musical de Inácio De Nonno, direção cênica de Menelick de Carvalho, regência de Silvio Viegas e Felipe Damico, a montagem conta com solistas formandos e formados da Escola de Música e do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO; a Orquestra Sinfônica da UFRJ; e o Coral Brasil Ensemble. A direção geral do espetáculo tem a assinatura de Andrea Adour.
Na criação e confecção do cenário e figurinos, estudantes dos cursos de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes, sob coordenação das professoras Andrea Renk e Desirree Bastos. O projeto de luz é de José Henrique Moreira, com montagem, operação e suporte do Sistema Universitário de Apoio Teatral (SUAT), da Escola de Comunicação.
Nas diversas récitas Adina, será vivida por Amanda Gonzalez e Sophia Dornellas (Doppione: Nila Clara); Nemorino, por Jessé Bueno e Ivan Jorgensen; Belcore, por Cyrano Sales e Felipe Corrêa; Dr. Dulcamara,  Ciro D´Araújo Paulo Maria; e Gianetta, por Júlia Anjos, Júlia Requião, Helena Lopes.
Cantada em italiano e com diálogos em português, a montagem de O Elixir do Amor, com sua música encantadora que agrada a todos, promete duas horas do mais completo encantamento.
RÉCITAS