FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Exposição "Lição das Coisas"


O Museu de Arte da Pampulha inaugura, no próximo sábado, dia 14, às 11h, a exposição “Lição de Coisas”, da artista Nydia Negromonte. Os espaços do Museu serão tomados por obras-episódios, que são um convite à ação dos visitantes, seja replicando atos cotidianos possíveis ou promovendo o reconhecimento de modos de fazer. A mostra tem curadoria de Renata Marquez e fica em cartaz até o dia 30 de junho com visitações de terça a domingo, das 9h às 19h. A entrada é gratuita.
O trabalho de Nydia Negromonte é baseado em um antigo manual pedagógico espanhol chamado “Lição de Coisas”, que ilustra atividades e costumes da vida social e familiar. No mezanino do MAP, a seção que dá nome à exposição reúne uma série de 20 pares de fotografia/gravura dispostos num gabinete. As ilustrações, retiradas do manual, são associadas a fotografias de família que foram selecionadas pela artista, retratando diversas situações de sua vida pessoal.
Em outros espaços do museu, a artista apresenta uma série de situações, por meio de fotografias, desenhos, vídeo e instalações, nas quais o cuidado diário e minucioso, típico do âmbito da casa, é associado à noção de memória. A questão que a artista lança em suas obras é: como ultrapassar o estado opaco dos pequenos acontecimentos domésticos?
Uma dessas instalações promete surpreender o visitante. Será montado no saguão do Museu um sistema hidráulico completo e aparente com caixas-d’água, caixas de escoamento e tubulações. A obra “Hídrica Episódios” terá ainda quatro tanques, dois bebedouros, três mangueiras e uma ducha. Os visitantes poderão, ao utilizar estes mecanismos, visualizar o caminho percorrido pela água até o seu destino final.
14 de abril a 30 de junho de 2012
Abertura: dia 14, sábado, às 11h
De terça a domingo, das 9h às 19h
Local: Museu de Arte da Pampulha
Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585, Pampulha
Informações para o público: (31) 3277-7946
Entrada free