
Diálogos na Tela é uma mostra-curso sobre cinema e arte que acontecerá todos os sábados, a partir de 28 de abril de 2012, no Teatro Nelson Rodrigues (Avenida República do Chile, número 230, Centro da Cidade), às 10 horas.
A mostra Diálogos na Tela irá traçar uma breve história da representação na arte ocidental estabelecendo diálogos com o cinema.
As principais questões formais, históricas e estéticas das artes, do despertar da criatividade humana até o século XX, serão abordadas a partir da exibição em DVD de 16 filmes, complementados por palestras com renomados teóricos e críticos de arte e de cinema.
Os participantes que assistirem a, pelo menos, 75% das sessões e palestras terão direito a certificado com chancela da Universidade Cândido Mendes.
Nos últimos anos, em diversas cidades brasileiras, vêm aumentando significativamente os espaços destinados a cursos e palestras com formatos diversos, 
privilegiando a interdisciplinaridade. 
Esses eventos, promovidos por empresas particulares, atendem a um público de 
poder aquisitivo alto, restringindo, portanto, sua abrangência. Por outro lado, 
instituições governamentais, como a Caixa 
Cultural, começaram a ocupar seus auditórios, cinemas e teatros em 
horários variados disponibilizando conhecimento 
gratuitamente. Essas iniciativas têm obtido ampla resposta de público e 
de mídia, demonstrando claramente a existência de uma grande demanda. 
A mostra Diálogos na Tela pretende 
propiciar o saber e a reflexão a um 
público que, de outra forma, talvez não fosse contemplado. Acrescenta-se, ainda, 
que os filmes foram selecionados por caracterizar não apenas a temática 
apresentada – diálogos com a as artes – como também por sua importância cinematográfica. De maneiras 
diversas, abordam alguns aspectos marcantes na história e na linguagem do 
cinema. Realizados por diretores 
consagrados, são, em sua maioria, pouco 
exibidos, seja no cinema, na televisão aberta ou mesmo nos canais a 
cabo. 
“Stanley Kubrick é um diretor diferente. 
Usando em cada momento estilos totalmente diferentes. Ele nasceu no Broxn, em 
1928, falecendo em 7 de março de 1999. Filho de médico. Aos 13 anos ganha uma 
maquina fotográfica, aprende a jogar xadrez e conhece o jazz. Tudo esta presente 
nesta obra “2001 – Uma odisséia no espaço”. Ele tinha interesse pela ciência. Não chega a 
universidade, por causa de suas notas ruins. Começa a trabalhar na revista Look 
como fotografo. O diretor usa a mente 
criativa e a mente lógica. A 
musica constrói a cena. Poucos diálogos. 
Este é o seu 8o filme em 17 anos de experiência. Treze filmes no total. Filmes complexos e longos”.
.jpg) Ele apresenta slides explicativos com fotos e filmes 
do diretor. “Ele sai dos EUA e filma Lolita. Os primeiros filmes tinham 
temáticas de gangster. Eram lineares. Com Spartacus conseguiu independência 
financeira. Em termos técnicos era perfeito. Em 1990, funda uma associação para restauração das principais obras do 
cinema. Barry Lyndon deu prejuízo. 
A fotografia desse filme é toda feita a luz de velas. Aqui não foi 
falseado. Passou por vários temas, mas manteve a identidade autoral. Tudo era pensado cena a 
cena. Desenhava o filme. “Inteligência Artificial” foi uma homenagem e finalização de Steven Spielberg, lançado em 
2001.
 Ele apresenta slides explicativos com fotos e filmes 
do diretor. “Ele sai dos EUA e filma Lolita. Os primeiros filmes tinham 
temáticas de gangster. Eram lineares. Com Spartacus conseguiu independência 
financeira. Em termos técnicos era perfeito. Em 1990, funda uma associação para restauração das principais obras do 
cinema. Barry Lyndon deu prejuízo. 
A fotografia desse filme é toda feita a luz de velas. Aqui não foi 
falseado. Passou por vários temas, mas manteve a identidade autoral. Tudo era pensado cena a 
cena. Desenhava o filme. “Inteligência Artificial” foi uma homenagem e finalização de Steven Spielberg, lançado em 
2001.
A Civilização da Imagem do Grafite à Pixação das Cavernas a Cultura Contemporânea
“A manifestação plástica do ser humano. Lascaux na França. Na natureza não existe linha reta. A obra de Niemeyer é sinuosa por respeitar as formas. O monólito, reto, retilíneo, no contato, emana energia, transforma e faz a criação das ferramentas. Darwin tentava explicar o inexplicável. Metáfora da vida humana. O feto, a viagem alucinante, o morrer e o renascer”
Os mistérios das pixações. “O ser humano não se contenta em viver a vida, tem que desenhar a vida. Uma tentativa de narrativa visual. Representação simbólica do uso do divino maior e do individuo menor em Tassili n’ Ajjer, na Argélia; Chauvet, na França; Serra das Capivaras, no Piauí. A pixação é a tomada de posse de um território. A expansão”
“Os símbolos são mais problemáticos. Porque se você ataca uma marca".
.jpg) Ele apresenta slides explicativos com fotos e filmes 
do diretor. “Ele sai dos EUA e filma Lolita. Os primeiros filmes tinham 
temáticas de gangster. Eram lineares. Com Spartacus conseguiu independência 
financeira. Em termos técnicos era perfeito. Em 1990, funda uma associação para restauração das principais obras do 
cinema. Barry Lyndon deu prejuízo. 
A fotografia desse filme é toda feita a luz de velas. Aqui não foi 
falseado. Passou por vários temas, mas manteve a identidade autoral. Tudo era pensado cena a 
cena. Desenhava o filme. “Inteligência Artificial” foi uma homenagem e finalização de Steven Spielberg, lançado em 
2001.
 Ele apresenta slides explicativos com fotos e filmes 
do diretor. “Ele sai dos EUA e filma Lolita. Os primeiros filmes tinham 
temáticas de gangster. Eram lineares. Com Spartacus conseguiu independência 
financeira. Em termos técnicos era perfeito. Em 1990, funda uma associação para restauração das principais obras do 
cinema. Barry Lyndon deu prejuízo. 
A fotografia desse filme é toda feita a luz de velas. Aqui não foi 
falseado. Passou por vários temas, mas manteve a identidade autoral. Tudo era pensado cena a 
cena. Desenhava o filme. “Inteligência Artificial” foi uma homenagem e finalização de Steven Spielberg, lançado em 
2001.A Civilização da Imagem do Grafite à Pixação das Cavernas a Cultura Contemporânea
“A manifestação plástica do ser humano. Lascaux na França. Na natureza não existe linha reta. A obra de Niemeyer é sinuosa por respeitar as formas. O monólito, reto, retilíneo, no contato, emana energia, transforma e faz a criação das ferramentas. Darwin tentava explicar o inexplicável. Metáfora da vida humana. O feto, a viagem alucinante, o morrer e o renascer”
Os mistérios das pixações. “O ser humano não se contenta em viver a vida, tem que desenhar a vida. Uma tentativa de narrativa visual. Representação simbólica do uso do divino maior e do individuo menor em Tassili n’ Ajjer, na Argélia; Chauvet, na França; Serra das Capivaras, no Piauí. A pixação é a tomada de posse de um território. A expansão”
“Os símbolos são mais problemáticos. Porque se você ataca uma marca".
Confira os filmes que serão exibidos e debatidos
[28/04/2012] 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick
Palestra: A aurora da criatividade humana, com Andreas Valentin
[05/05/2012] O Desprezo, de Jean-Luc Godard
Palestra: Grécia: arte de deuses e homens, com Rodrigo Abrahim
[12/05/2012] Gladiador, de Ridley Scott
Palestra: Roma: a arte monumental, com Ivair Reinaldim
[19/05/2012] Irmão Sol, Irmã Lua, de Franco Zeffirelli
Palestra: Idade média e a arte da fé, com Rodrigo Abrahim
[26/05/2012] Agonia e Êxtase, de Carol Reed
Palestra: Renascimento e a (re)invenção das artes, com Rodrigo Abrahim
[16/06/2012] Caravaggio, de Derek Jarman
Palestra: O barroco católico: razão e emoção, com Andreas Valentin
[23/06/2012] Moça com Brinco de Pérola, de Peter Webber
Palestra: O barroco protestante: a representação do cotidiano, com Andreas Valentin
[30/06/2012] Ligações Perigosas, de Stephen Frears
Palestra: Rococó: a arte do absolutismo, com Ivair Reinaldim
[07/07/2012] Sombras de Goya, de Milos Forman
Palestra: Neoclassicismo, romantismo e modernidade, com Ivair Reinaldim
[14/07/2012] Van Gogh - Vida e Obra de um Gênio, de Robert Altman
Palestra: Impressionismo e pós-impressionismo: a pintura e o visível, com Ivair Reinaldim
[21/07/2012] Os Amores de Picasso, de James Ivory
Palestra: Vanguardas históricas: criatividade e expressão no século XX, com Pedro Vasquez
[28/07/2012] Blow-Up - Depois Daquele Beijo, de Michelangelo Antonioni
Palestra: Fotografia: documentação e criação, com Pedro Vasquez
[04/08/2012] Basquiat - Traços de uma Vida, de Julian Schnabel
Palestra: Pós-modernismo, cultura de massas e arte, com Pedro Vasquez
[11/08/2012] Pecker - O Preço da Fama, de John Waters
Palestra: Fotografia: o olhar autoral, com Pedro Vasquez
[18/08/2012] Verdades e Mentiras, de Orson Welles
Palestra: Obra de arte: original ou cópia?, com Pedro Vasquez
[25/08/2012] Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade, e Heliophonia, de Marcos Bonisson (12 min.)
Palestra: Brasil: modernismo e vanguardas, com Andreas Valentin e Marcos Bonisson
[28/04/2012] 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick
Palestra: A aurora da criatividade humana, com Andreas Valentin
[05/05/2012] O Desprezo, de Jean-Luc Godard
Palestra: Grécia: arte de deuses e homens, com Rodrigo Abrahim
[12/05/2012] Gladiador, de Ridley Scott
Palestra: Roma: a arte monumental, com Ivair Reinaldim
[19/05/2012] Irmão Sol, Irmã Lua, de Franco Zeffirelli
Palestra: Idade média e a arte da fé, com Rodrigo Abrahim
[26/05/2012] Agonia e Êxtase, de Carol Reed
Palestra: Renascimento e a (re)invenção das artes, com Rodrigo Abrahim
[16/06/2012] Caravaggio, de Derek Jarman
Palestra: O barroco católico: razão e emoção, com Andreas Valentin
[23/06/2012] Moça com Brinco de Pérola, de Peter Webber
Palestra: O barroco protestante: a representação do cotidiano, com Andreas Valentin
[30/06/2012] Ligações Perigosas, de Stephen Frears
Palestra: Rococó: a arte do absolutismo, com Ivair Reinaldim
[07/07/2012] Sombras de Goya, de Milos Forman
Palestra: Neoclassicismo, romantismo e modernidade, com Ivair Reinaldim
[14/07/2012] Van Gogh - Vida e Obra de um Gênio, de Robert Altman
Palestra: Impressionismo e pós-impressionismo: a pintura e o visível, com Ivair Reinaldim
[21/07/2012] Os Amores de Picasso, de James Ivory
Palestra: Vanguardas históricas: criatividade e expressão no século XX, com Pedro Vasquez
[28/07/2012] Blow-Up - Depois Daquele Beijo, de Michelangelo Antonioni
Palestra: Fotografia: documentação e criação, com Pedro Vasquez
[04/08/2012] Basquiat - Traços de uma Vida, de Julian Schnabel
Palestra: Pós-modernismo, cultura de massas e arte, com Pedro Vasquez
[11/08/2012] Pecker - O Preço da Fama, de John Waters
Palestra: Fotografia: o olhar autoral, com Pedro Vasquez
[18/08/2012] Verdades e Mentiras, de Orson Welles
Palestra: Obra de arte: original ou cópia?, com Pedro Vasquez
[25/08/2012] Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade, e Heliophonia, de Marcos Bonisson (12 min.)
Palestra: Brasil: modernismo e vanguardas, com Andreas Valentin e Marcos Bonisson
