FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Regional Workshop on Non-Comunicable Diseases




As Academias de Medicina e de Ciência das Américas têm encontro marcado em maio. Entre os dias 03e 05, acontecerá o “Regional Workshop on Non-Communicable Diseases”.
O objetivo do evento é discutir o estado da arte da prevenção e controle de doenças cardiovasculares e câncer nas Américas. Tal simpósio constituirá um importante espaço de intercâmbio sobre o tema, impulsionando uma maior articulação e colaboração entre as Academias de Medicina na região. De forma semelhante, o evento representará uma ocasião única para a troca de experiências e a promoção de interações e intercâmbios entre diferentes programas de pós-graduação do continente americano.

As doenças crônicas ou doenças não-transmissíveis são as principais causas de morte no mundo, alcançando mais vítimas do que todas as outras juntas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) as doenças cardiovasculares (como hipertensão arterial, acidente vascular cerebral -AVC, enfarte de miocárdio, angina de peito, entre outras), a diabetes, a obesidade, o câncer e as doenças respiratórias representam, aproximadamente, 59% dos 57 milhões de mortes anuais e 46% do total de doenças, sendo que as populações mais atingidas são as de baixa e média renda.
Pensando nisso, será realizado, na cidade do Rio de Janeiro, um Workshop Regional sobre Doenças Não-Transmissíveis - Prevenção e Controle de Doenças Cardiovasculares e Câncer. O evento está sendo organizado em conjunto pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Nacional de Medicina (ANM), Associação das Academias de Medicina da América Latina (ALANAM), Rede Global de Academias de Medicina (IAMP) e Rede InterAmericana de Academias de Ciências (IANAS).
Essas enfermidades são um reflexo dos processos de industrialização, urbanismo, mudança dos hábitos alimentares decorrentes da globalização, consumo elevado de tabaco e sedentarismo. Embora tenham alcançado uma proporção epidêmica, o cenário pode ser revertido através da redução dos fatores de risco, detecção precoce e tratamentos feitos a tempo. Um dos objetivos do workshop é fortalecer a ideia de que a prevenção e o controle devem ser prioridades dos governos, organizações internacionais, sociedade civil e setor privado, a fim de reunirem esforços para combater o panorama atual.
As academias convidadas são oriundas do Chile, Cuba, Buenos Aires, Guatemala, Caribe, Estados Unido, México e Venezuela. O evento é organizado pela Academia Nacional de Medicina do Brasil (ANM), Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Asociacion Latinoamericana de Academias Nacionales de Medicina, España y Portugal (ALANAM).O evento se realizarã na sede da Academia Brasileira de Ciências, na Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3 andar, no centro do Rio de Janeiro.