FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 3 de abril de 2012

Festa do Divino Espírito Santo



A Festa do Divino Espírito Santo é tradição folclórica nacional e mistura elementos das crenças africanas e indígenas com o cristianismo. Em Pirenópolis, acontece uma de suas versões mais importantes do país, pois apresenta muitos rituais, personagens e representações, como, por exemplo, a figura do Imperador, uma das atrações principais da festa.
A programação começa na Páscoa e vai até o domingo depois do feriado de Corpus Christ. O ponto alto da festa, no entanto, acontece cinquenta dias após a Páscoa, no Domingo de Pentecostes, com as Cavalhadas, uma manifestação folclórica de origem europeia que encena a luta entre mouros e cristãos na Idade Média.
Os moradores da cidade anseiam e se preparam para essa importante festividade, participam ativamente e assim ajudam a manter a tradição que dura quase 200 anos. É uma das festas populares mais antigas do Brasil, eleita pelo Iphan em abril de 2010 como patrimônio cultural imaterial. Na programação o público encontra toda a riqueza folclórica com folias, bandas de música, missas, shows, apresentações teatrais, grupos folclóricos e outras atrações.
Em 2012 chega a sua 194ª edição com uma programação vasta e, como sempre, com a figura do imperador, um dos personagens mais importantes da celebração. O evento conta este ano com queima de fogos e apresentação da Banda de Música Phoenix e Banda de Couro. As Cavalhadas acontecem no dia 27 de maio.

Programação do Evento

04/05 - Saída da Folia do Divino Espírito Santo.
13/05 - Entrega da Folia do Divino Espírito Santo Renovação Cristã
12/05 - Saída da Tradicional Folia do Divino em Pirenópolis, uma cavalgada festiva do povo pirenopolino mantida pela fé através de gerações.
18/05 - Início da Novena do Divino Espírito Santo
20/05 - Chegada Tradicional Folia do Divino Espírito Santo Rural e Urbana. Chegada da Folia pelas principais ruas da cidade.
26/05 - Encerramento da Novena, levantamento de Mastro, queima de fogos acompanhado pela Banda de Música Phoenix e Banda de Couro
27/05 a 29/05 - 194ª Cavalhadas
No auge da Festa do Divino as Cavalhadas acontecem trazendo alegria e união em um evento grandioso