O Fórum Governança & Gestão no setor Público envolve aspectos e pontos fundamentais para a sustentabilidade de qualquer organização. Você vai vivenciar as questões centrais e dos impactos das melhores práticas de Governança para que compreenda os processos e se prepare para aplicá-los com excelência.
No Brasil a adoção de boas práticas de Governança tornou-se um dos requisitos básicos exigidos pelas instituições.
Para que as funções de governança (avaliar, direcionar e monitorar) sejam executadas de forma satisfatória, alguns mecanismos devem ser adotados, em especial liderança, estratégia e controle.
Liderança refere-se ao conjunto de práticas de natureza humana ou comportamental que asseguram a existência das condições mínimas para o exercício da boa governança.
Estratégia envolve o relacionamento com parte interessadas, a definição e monitoramento de objetivos, indicadores e metas, bem como o alinhamento entre planos e operações de unidades e organizações envolvidas na sua execução.
Controle, por sua vez, abrange aspectos como transparência, prestação de contas e responsabilização.
Os responsáveis por conduzir o processo de estabelecimento desses mecanismos são os líderes das organizações. Para auxiliá-los nessa empreitada, o TCU elaborou uma lista de dez passos que, se bem observados, contribuirão para a melhoria da governança.
Nesse Fórum será apresentado o que você, governante ou administrador, pode fazer para seguir esses passos.