FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Editora FGV lança obra sobre cidadania nas comunidades cariocas



Trazendo um diagnóstico do exercício da cidadania nas comunidades do Cantagalo, do Vidigal e do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, o livro “Cidadania, justiça e ‘pacificação’ em favelas cariocas”, lançado recentemente pela Editora FGV, é baseado em uma extensa pesquisa de campo realizada nos anos de 2012 e 2013.
A obra oferece, ainda, uma análise sobre a continuidade do déficit de cidadania dos moradores das favelas cariocas e suas demandas por justiça não atendidas — seja pela infraestrutura, urbanização e serviços precários que chegam até essas localidades, seja pela persistência dos estigmas da marginalidade social, ou, ainda, pelo desconhecimento de direitos e das instituições de garantias desses direitos.
Os dados do estudo apresentado no livro abordam, ainda, os efeitos que a política pública de segurança destinada às Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) tem provocado nas dimensões da cidadania, como a negociação de identidades e a sociabilidade nesses espaços.
A pesquisa de campo foi realizada pelo Centro de Justiça e Sociedade da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio), em parceria com a Fundação Ford, no projeto Mais Justiça e Sociedade. A visão dos moradores das comunidades estudadas está, ainda, em um caderno com fotos produzidas por eles, revelando a rotina nessas localidades após a chegada das UPPs.
Para saber mais sobre a obra, acesse o site da Editora FGV.