O RH-RIO 2016 terá como princípio, o compromisso de abordar o que está acontecendo no Brasil e no mundo e os desafios que este cenário gera para as organizações, principalmente para a área de Gestão de Pessoas.
Nesta 42ª edição queremos abordar de frente as profundas transformações que estão ocorrendo na economia e na sociedade em função das sucessivas e prolongadas retrações econômicas no mundo e no Brasil mais recentemente. Entender não apenas os aspectos conjunturais deste momento, mas os sinais de mudanças sistêmicas que vem ocorrendo, nas relações de consumo e principalmente no mundo do trabalho. Gerar aprendizado e buscar a transformação necessária das nossas práticas para sermos capazes de atingir nossos propósitos mais ousados, mesmo em ambientes mais adversos.
Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos que acontecem no Rio de Janeiro em 2016 trazem nossa maior inspiração. Empreendimento cuja história centenária está carregada de aprendizados. Histórias fantásticas, não apenas de atletas e times na superação de suas próprias marcas, mas também na própria capacidade da humanidade de organizá-los, mesmo diante dos cenários mais adversos. Os Jogos Olímpicos Modernos sobreviveram a duas grandes guerras, à Guerra Fria, ao colonialismo, ao terrorismo e continua sendo o maior empreendimento de congraçamento das nações.
É verdadeira a assertiva que momentos difíceis podem também gerar ótimas oportunidades, novos negócios, realizações, aprendizados e crescimento na busca de propósitos elevados e baseados em valores profundos, como são os valores olímpicos e paraolímpicos.
O Congresso RH-RIO 2016 trará a visão do esporte para o mundo corporativo, onde também ocorrem sucessos, fracassos, emoções, crescimentos, adversidades, dedicação, persistência, superações e aprendizados.
Dessa forma, os valores olímpicos da Amizade, Respeito e Excelência e os valores paraolímpicos da Determinação, da Coragem, da Igualdade e da Inspiração, nos quais baseamos a construção deste Congresso, estarão presentes nos diversos temas e cases que terão por objetivo gerar reflexões e provocações nos levando a repensar nossas práticas e buscar insights para a ação em momentos difíceis e adversos como este.
São caminhos que exigirão dos líderes e gestores novas competências capazes de lidar com a complexidade do mundo do trabalho, com o ambiente de profunda transformação, desenvolvendo a capacidade sistêmica de compreender os sinais que estão surgindo, antever o futuro, a capacidade de resiliência, a quebra de paradigmas, revisão de conceitos e principalmente a visão de quais modelos que vinham dando certo e precisarão ser mudados e adaptados a novas realidades para atingir um novo patamar de excelência e competitividade.
O Congresso RH-RIO 2016 pretende por fim, sem deixar de ser realista, inspirar líderes e gestores de pessoas, em especial os profissionais de RH, para uma atitude otimista e positiva, gerando a motivação necessária para engajar as pessoas na superação destes desafios. Desta forma, aproveitar as oportunidades e contribuir para um futuro promissor com empresas mais fortes, éticas e sustentáveis.
Como expresso nas sábias palavras da máxima sempre atual de Peter Drucker – “a melhor forma de prever o futuro é criá-lo”.