FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), por meio da Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CCSHS), acaba de anunciar a realização do seu 7º Congresso, que ocorrerá na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), na capital do estado, em Cuiabá, de 9 a 12 de outubro de 2016, tendo como tema central Pensamento crítico, emancipação e alteridade: agir em saúde na (ad)diversidade. A questão norteadora do encontro expressa as preocupações de pesquisadores do campo das Ciências Sociais e Humanas em Saúde com a atual situação, extremamente complexa e desafiadora, de ‘sermos sociedade’, e decorre da reflexão sobre a pluralidade de experiências sociais em seus mais diferentes níveis, além dos respectivos contrastes e tensões que carregam no contexto contemporâneo e se expressam na vida de pessoas e coletividades.
 
 
O Congresso pretende reunir pesquisadores, docentes, profissionais, estudantes de pós-graduação e graduação nas áreas de ciências humanas e sociais voltadas para a saúde e participantes de movimentos sociais envolvidos. A intenção é incentivar o debate, a reflexão e o enfrentamento dos desafios teóricos e práticos colocados para essa área no contexto contemporâneo. 
 
Nessa sétima edição, a CCSHS/Abrasco mantém sua afirmação de compromisso com a vida, buscando encontros que produzam novas possibilidades de pensamento. Serão muito bem-vindos aqueles que querem pensar, debater, construir e refinar nossa ampla participação no campo da saúde e no desenvolvimento da Saúde Coletiva brasileira.
 
Prazos, datas e demais informações iniciais
 
Para prosseguir com o modelo adotado nas últimas realizações e corroborar o processo de construção coletiva do 7º CBCSHS, a Comissão convida os interessados a formar grupos temáticos (GTs) para o evento. São os GTs que promovem as discussões temáticas do evento e sistematizam, agrupam e realizam as sessões de comunicação dos trabalhos submetidos ao Congresso – verdadeiras peças-chave para o sucesso e a qualidade do evento. As propostas devem ser encaminhadas até 15 de março por meio de formulário eletrônico. Acesse aqui. 
 
Os interessados devem elaborar ementa com até 300 palavras contendo objetivos e justificativa que expressem a relevância da proposta e potencial de contribuição para o campo das CSHS; apresentar público-alvo da temática sugerida e indicar até três (03) nomes para a função de coordenadores, e necessariamente um deles deve possuir título de doutor e ter experiência no campo das Ciências Sociais e Humanas em saúde.
 
Serão valorizadas propostas que promovam de maneira prioritária o diálogo inter-regional, seguido do diálogo interinstitucional e interdisciplinar, levando em conta também as interfaces entre sociedade civil/movimentos sociais, gestão e práticas cotidianas dos e nos serviços de saúde. A divulgação oficial das propostas selecionadas será realizada após 28/3, com o lançamento do site do Congresso na sequência.
 
Uma vez aprovado o GT, será responsabilidade dos coordenadores indicar lista de revisores dos trabalhos a serem avaliados e/ou selecionar a partir de nomes já existentes no banco da Abrasco; coordenar o processo de avaliação dos trabalhos submetidos ao GT, monitorando o cumprimento de prazo pelos avaliadores ad hoc indicados; e elaborar planilha final dos trabalhos aprovados, indicando as sessões de comunicações orais e comunicações breves para os três dias de evento.
 
A construção de GTs visa também à experimentação de novas formas de organização e financiamento do próprio congresso, dado o compromisso político de independência e de autonomia da Abraso frente às grandes corporações e grupos de interesses – sejam estatais ou privados – e ao próprio quadro econômico vivenciado por toda a sociedade. As propostas devem buscar formas de autofinanciamento, uma vez que não é possível garantir que haverá custeio de passagem e hospedagem para os coordenadores de GTs. Vamos construir juntos o 7º CBCSHS!