FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Territórios Saudáveis e Sustentáveis da Bocaina em debate

Na interseção entre pesquisa e ação a respeito de sustentabilidade e saúde, a Fiocruz realiza, há sete anos, o projeto Observatório dos Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), coordenado pelo pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Edmundo Gallo. O Observatório é um espaço para o desenvolvimento de soluções baseadas na ecologia de saberes, que têm potencial de se tornar estratégias regionais e alternativas para a garantia dos direitos das comunidades tradicionais. Sua área de atuação é a região do litoral norte do Estado de São Paulo e litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, onde vivem cerca de 50 comunidades tradicionais de três etnias: caiçaras, indígenas e quilombolas.

Desenvolvido por intermédio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) em parceria com a ENSP e outras unidades da Fiocruz, a partir de 2016, o OTSS contará também com a contribuição do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (Icict/Fiocruz). Os desafios e perspectivas dessa parceria serão o tema do próximo Centro de Estudos do Icict, que realizará o seminário Icict e OTSS: integrando esforços por territórios saudáveis e sustentáveis, na terça-feira, 23 de fevereiro. Para participar, é necessária inscrição prévia.

O Observatório desenvolve o conceito de territórios saudáveis com base em experiências concretas nas comunidades tradicionais situadas entre os municípios do litoral sul fluminense, compostas de populações indígenas, quilombolas e caiçaras. As ações visam à geração de produtos, técnicas e metodologias replicáveis tendo em vista o exercício da cidadania, transformação social e fortalecimento da saúde e qualidade de vida no âmbito desses territórios, que se mobilizam a partir da criação do Fórum das Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis (RJ), Paraty (RJ) e Ubatuba (SP) – FCT.


A primeira apresentação será do coordenador-geral do OTSS e membro do Fórum de Comunidades Tradicionais Vagner do Nascimento, com o tema Territórios em disputa: a luta dos caiçaras, indígenas e quilombolas de Bocaina, em que abordará características sociais e políticas dos desafios enfrentados pela população local e a importância das ações do Fórum e do Observatório.

Em seguida, o coordenador-geral do OTSS, no âmbito da Fiocruz, o pesquisador da ENSP, Edmundo Gallo, apresentará O Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina: fundamentos teóricos, áreas de atuação e resultados, abordando aspectos conceituais e de gestão do projeto. As falas serão seguidas por diálogo com os participantes, propondo a discussão de possibilidades de interface do OTSS com as pesquisas do Icict.

Sobre o Observatório dos Territórios Saudáveis e Sustentáveis de Bocaina
O OTSS desenvolve ações territorializadas; articuladas em outras escalas – regional, estadual, nacional e global; baseadas na ecologia de saberes; que têm potencial para se tornarem estratégias regionais e alternativas visando à garantia dos direitos das comunidades tradicionais, especialmente os direitos relacionados ao território, à cultura, à saúde e à qualidade de vida.

No território de atuação do OTSS, vivem e resistem cerca de 50 comunidades tradicionais caiçaras, indígenas e quilombolas; ameaçadas pela especulação imobiliária, por grandes projetos de construção e empreendimentos turísticos predatórios. Junto com essas comunidades, a equipe do OTSS desenvolve ações e projetos com foco em saneamento ecológico, agroecologia, turismo de base comunitária, educação diferenciada, cartografia social, sistematização de dados sobre o território, assessoria de gestão e planejamento estratégico, assessoria de comunicação social, assessoria jurídica, fortalecimento das mobilizações e articulações estratégicas do FCT.