FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Mostra com Debates: Acesso, Habilidades e Vida Inclusiva



Promovido pelo Laboratório ADAPTSE, da Escola de Arquitetura da UFMG, o evento reúne profissionais de diversos setores e órgãos institucionais para o debate do design universal como forma de promoção da vida inclusiva para todos.
Serão três dias de mostras e debates centrados na discussão das possibilidades de práticas normativas, iniciativas de promoção e exemplos de aplicação do conceito do design universal em espaços culturais. Serão debatidas ainda iniciativas e formulações sobre a prática profissional para a construção de edifícios e espaços urbanos verdadeiramente acessíveis para todos, respeitando-se as diferenças individuais no tratamento de problemas de mobilidade, de leitura e de navegação no meio edificado.
As apresentações dos palestrantes promoverão o debate sobre tendências e direcionamento das ações do poder público e da iniciativa privada em que pese o desenvolvimento da acessibilidade universal.

O ADAPTSE
O Laboratório ADAPTSE foi criado em 1995 com a introdução de disciplinas sobre acessibilidade e prática de normas técnicas específicas no curso de arquitetura e urbanismo da UFMG. Em sua história, acumula trabalhos de assessorias técnicas a empresas e instituições em que esclarece a abordagem da melhor interpretação de conceitos relativos à formação da sociedade inclusiva.
O ADAPTSE é especializado em investigações científicas e explorações filosóficas sobre acessibilidade ambiental e usabilidade do meio edificado para o bem-estar de pessoas com distintas habilidades e características pessoais. Vinculado ao Departamento de Projetos da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, o laboratório tem pessoal especializado que oferece recursos à comunidade acadêmica. Atua no desenvolvimento e aplicação de estratégias didáticas sob forma de cursos, publicações, artigos técnicos, projetos exemplares, eventos, e apresentações multimídias. Também desenvolve serviços para a comunidade em geral em trabalhos especializados de planejamento ambiental e de pesquisa sobre meios de se desenvolver a sociedade inclusiva para todos. Suas ações estão no âmbito de promover o design universal e de minimizar os efeitos sociais negativos da deficiência e da idade avançada.

PROGRAMAÇÃO:
DIA 8 DE NOVEMBRO – TERÇA-FEIRA
 18h30 – Abertura, com o Prof. Marcelo Pinto Guimarães e representantes da PBH e da EA/UFMG
 19h às 21h30 - Painel 1: Acessibilidade na Prática: entre leis e normas
Mediação: Flávia Papini Horta (NPGAU/UFMG)
Debatedores: Marcelo Pinto Guimarães (EA/UFMG), Angélica Baldim Picceli (Apuntto Arquitetura e Design)

DIA 9 DE NOVEMBRO – QUARTA-FEIRA
 19h às 21h30 - Painel 2: Incentivos e iniciativas para Acessibilidade Universal
Mediação: Prof. Marcelo Pinto Guimarães
Debatedores: Renato Cesar Ferreira de Souza (EA/UFMG), Marcos Fontoura (BHTrans)

DIA 10 DE NOVEMBRO – QUINTA-FEIRA
 19h às 21h30 - Painel 3: Experiência da Inclusão nos Espaços Culturais
Mediação: Prof. Paulo Roberto Sabino (NPGAU/UFMG)
Debatedores: Leticia Julião (Museologia/UFMG), Comissão Acessibilidade (DIMCR/FMC), Luciana Cajado (IEPHA/Circuito Liberdade)