FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Especialistas debatem ensino participativo a distância

O Núcleo de Metodologia de Ensino (NME) da Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP) realizou, em 6 de dezembro, um encontro para debater o ensino participativo a distância. O evento contou com a presença de especialistas da área da educação a distância (EaD) e da área de tecnologia da informação para discutir os principais desafios e oportunidades de um ensino não presencial participativo e de maior qualidade.
O evento se insere em um contexto no qual a crescente facilidade de acesso às novas tecnologias, atrelada à grande demanda pela democratização do acesso ao ensino superior no Brasil, tem sido um incentivo para a popularização dos cursos a distância. Nos últimos anos a modalidade teve um percentual de volume de ingressos bastante expressivo, ao contrário do ensino presencial, e, segundo o Ministério da Educação e Cultura (MEC), em cinco anos a educação a distância deverá responder por metade das matrículas na educação superior brasileira.
De acordo com a professora Marina Feferbaum, coordenadora do NME, neste cenário, tutores, desenhistas instrucionais e conteudistas serão em grande parte responsáveis pela qualidade do ensino superior brasileiro. “É preciso pensar em como os responsáveis por cursos a distância podem melhorar o que já fazem, utilizando novas metodologias de ensino a distância combinadas com diferentes ferramentas tecnológicas disponíveis”, afirma.
Durante o encontro, também foram trazidas ao debate reflexões decorrentes da primeira edição do programa de certificação a distância de professores para o ensino superior, realizado pela FGV ao longo de 2017 por meio de quatro cursos online oferecidos pela FGV Direito SP e pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional (FGV IDE).
O evento, aberto pela coordenadora institucional e vice-diretora da FGV Direito SP, Adriana Ancona de Faria, e pelo diretor de programas e processos acadêmicos do FGV IDE, Gerson Lachtermacher, contou com a participação dos pesquisadores do NME, Guilherme Klafke, Stephane Lima, Luiza Corrêa, e com Mary Murashima, Maristela Tavares, Carolina Mendonça e Sandro Bonadia, da FGV SOL. Também participaram das duas mesas de debates do evento Maria Alice Passos Mendes, superintendente de produto online da FGV; Maria Alice da Justa Lemos, superintendente de controles internos da FGV; Márcio Sanches, coordenador da Universidade Corporativa do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp); Flávio Roberto Bueno, especialista em desenho institucional; os tutores Cláudia Acosta, Leilani Dian Mendes, Clio Radomysler; e os alunos do programa de certificação a distância Júlio César Ferronato e Luciana Ribas.