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sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

I Prêmio Nacional Educação Ambiental em Ação


A revista Educação Ambiental em Ação está com inscrições abertas para o I PRÊMIO NACIONAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO, que se configura em uma seleção de atividades e ações práticas relevantes de Educação Ambiental, que foram e/ou estão sendo desenvolvidas e aplicadas em estabelecimentos de ensino públicos ou privados, de todo o País, de todos os níveis de ensino, e tem por objetivo compartilhar práticas de Educação Ambiental, de diferentes modalidades. 
Inscrições: Interessados já podem se inscrever pelo site da revista www.revistaea.org, seguindo as orientações apresentadas no regulamento do prêmio. As inscrições vão até o dia 1º de dezembro de 2017
O prêmio pretende alcançar educadores e instituições que realizam atividades de Educação Ambiental nas seguintes modalidades:
a) Mobilização socioambiental; 
b) Campanhas educativas; 
c) Formação e capacitação; 
d) Ações de arte-educação ambiental; 
e) Produção de materiais didáticos; 
f) Ações/Práticas em sala de aula e/ou em contato com a natureza ou locais alternativos; e,
g) Realização de eventos. 
Os temas podem abordar: Água, Alimentação (hortas, alimentos orgânicos, alimentação saudável) Ecologia, Áreas Protegidas, Biodiversidade, Biomas, Sustentabilidade, Tecnologias Sustentáveis, Mudanças Climáticas, Desenvolvimento Sustentável, Escolas sustentáveis, Fauna, Flora, Florestas, Permacultura, Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva, Responsabilidade Socioambiental, Saneamento, Consumo consciente, Redução do Consumo, entre outros que estejam relacionados com Educação Ambiental. 
Premiação: Cada um dos 20 trabalhos mais bem delineados, com resultados concretos e com maior grau de replicabilidade serão contemplados com: • 3 livros; • 5 cadernos grandes; • 1 agenda 2018; • Uma variedade de sementes de árvores; • Publicação na seção “Melhores trabalhos” da edição especial de da revista*, a ser lançada em fevereiro de 2018; • Publicação em um E-book (livro eletrônico) a ser lançado a partir de marco de 2018.
*Farão parte da edição especial da revista, sobre o prêmio, todos os projetos inscritos que estiverem de acordo com as normas do regulamento. 
A revista virtual Educação Ambiental em Ação (www.revistaea.org) completou 15 anos de publicação, tem periodicidade trimestral e está na 61ª edição. Já alcançou mais de dez milhões de acessos ao seu conteúdo, tanto acadêmico científico, quanto informativo, configurando-se em uma grande referência para a Educação Ambiental brasileira.
O regulamento completo está disponível em www.revistaea.org

Mais informações:
A editora, Berenice Gehlen Adams, gaúcha, pedagoga e especialista em Educação Ambiental, diretora da Apoema Cultura Ambiental e coordenadora do Projeto Apoema, pelo qual a revista Educação Ambiental em Ação nasceu (2002), foi jurada de diversos prêmios de Educação Ambiental realizados no Brasil: jurada em quatro edições do Prêmio Eco – Amcham do Brasil/SP, jurada em duas edições do Prêmio Embraco de Ecologia /SC, e jurada de duas edições do Prêmio Gerdau – Germinar / MG. 
O editor Julio Trevisan, catarinense, analista de sistema e Dr. em TI, é o desenvolvedor, tanto do ambiente virtual quanto do sistema da publicação da revista, ao longo destes 15 anos. Atualmente praticamente todos os processos da publicação estão automatizados, o que facilita para todos, editores, revisores e autores, uma comunicação clara e ágil. Além disto, garante uma navegação que favorece a leitura do conteúdo. 
A editora Sandra Barbosa, gaúcha, ecóloga, professora e orientadora de trabalhos de conclusão de curso, responsável pelas avaliações dos artigos enviados para a revista, juntamente com outros revisores, têm na bagagem uma larga experiência com verificação e análises de projetos de Educação Ambiental, em diferentes contextos, a partir da experiência como editora da revista e a partir do seu trabalho como professora. 
A revista conta, ainda, com uma equipe de 10 profissionais que assinam diferentes seções relacionadas à Educação Ambiental. 
O prêmio não tem a intenção de classificar, mas sim, catalogar e compartilhar práticas de Educação Ambiental de diferentes modalidades, e destacar as que tenham maior grau de replicabilidade.