FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Debate “Novo Rio Pinheiros”

O Grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV realiza, no dia 16 de dezembro, o debate “Novo Rio Pinheiros”. O encontro acontecerá no Salão Nobre da FGV (Rua Itapeva, 432 – 6°Andar. Bela Vista, São Paulo), das 10h às 11h.
No evento, o Presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Benedito Braga, vai apresentar o projeto de despoluição do Rio Pinheiros.
Para mais informações e inscrições, acesse o site.

sábado, 14 de dezembro de 2019

Reunião das Nações Unidas reúne especialistas para debater cibersegurança

O coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio), professor Ivar A. Hartmann, foi um dos acadêmicos que realizaram falas de abertura na reunião do Open-Ended Working Group (OEWG) sobre Cibersegurança do Office for Disarmament Affairs da Organização das Nações Unidas (ONU). A reunião foi realizada na sede da ONU, em Nova York, entre os dias 2 e 4 de dezembro, e congregou mais de uma centena de instituições da sociedade civil, setor privado e academia, juntamente com os representantes dos estados-membro.
Em sua fala, Hartmann alertou para a necessidade de que governos saibam identificar o uso de redes sociais por terroristas para recrutar, treinar membros e espalhar medo após ataques. Outra preocupação é a de que os governos sejam capazes de prevenir ataques cibernéticos e o uso das mesmas redes para manifestações políticas eventualmente polêmicas ou de instâncias de hacktivismo.
“As respostas dadas pelo direito para essas práticas precisam separar a manifestação legítima do uso da internet do terrorismo”, afirmou o professor em sua fala. O tema faz parte de projeto de pesquisa atualmente em curso no CTS-FGV sobre moderação de conteúdo online, com financiamento da Rede de Pesquisa e Conhecimento Aplicado da FGV e do Facebook.
A participação de Hartmann na reunião se deu com suporte financeiro do programa EU Cyber Direct da União Europeia, que busca apoiar a participação de membros da sociedade civil em reuniões internacionais de importância para o tema da cibersegurança.
O Open-Ended Working Group foi criado a partir da resolução 73/27 da Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de realizar reuniões de consulta com o terceiro setor, organizações não-governamentais e acadêmicas para discutir o tema da cibersegurança. O resultado das discussões será reportado à Assembleia Geral da ONU em 2020.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Seminário debate cenário político-econômico do Brasil para 2020

Juros no menor nível histórico, inflação ancorada, leve recuperação do mercado de trabalho, aprovação da Reforma da Previdência e medidas provisórias visando desonerar a produção. Estas são algumas das boas notícias de 2019 que podem revigorar a atividade econômica. Entretanto, a equipe econômica do governo e o Congresso terão alguns desafios pela frente, principalmente diante do cenário internacional para manter o país no caminho da retomada.
Esses assuntos serão discutidos por especialistas no IV Seminário de Análise Conjuntural, que será realizado no dia 16 de dezembro, às 16h, Centro Cultural FGV (Praia de Botafogo, 186. Botafogo, Rio de Janeiro). O evento vai contar com a participação do ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung
Essa retomada do crescimento que o país persegue há alguns anos só será sustentável com a melhora da produtividade da economia. Estudo do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE) indica que a produtividade do trabalhador brasileiro deve fechar o ano em queda de 0,7%, como mostra o Observatório da Produtividade, lançado no último dia 4 deste mês.
No cenário internacional, os vizinhos registram instabilidade. A Argentina ainda vive uma grave crise financeira, além da inconstância política no Chile e na Bolívia, com manifestações populares e a renúncia de Evo Morales, respectivamente. Soma-se a isso a guerra comercial entre Estados Unidos e China e a desaceleração econômica mundial. Internamente a atenção está voltada para o acirramento no cenário político.
O encontro é aberto ao público e gratuito. Para mais informações e inscrições, acesse o site.

Concerto de Natal encerra Temporada 2019 da Orquestra Sinfônica Brasileira


Concerto de Natal encerra Temporada 2019 da Orquestra Sinfônica Brasileira

Apresentação será dia 17/12, no Teatro Riachuelo, e terá Mozart, Tchaikovsky e uma seleção de músicas natalinas no programa


Com um concerto especial de Natal, chega ao fim a Temporada 2019 da OSB. No dia 17 de dezembro, a orquestra subirá ao palco do Teatro Riachuelo, sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá, com um repertório composto por obras de Mozart, Tchaikovsky e diversas canções natalinas. A OSB conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem a NTS como mantenedora, Vale, Brookfield e Eneva como patrocinadoras e Eletrobras como copatrocinadora.

Abrindo o programa, o Concerto para Clarinete em Lá Maior, de Mozart, que contará com o músico Márcio Costa como solista. Na sequência, Andante Cantabile, de Tchaikovsky, que terá a celista Emilia Valova no solo. Noite Azul, de Klécius Caldas e Armando Cavalcanti, White Christmas, de Irving Berlin, e uma “Seleção de Natal”, com orquestração de Roberto Tibiriçá completam o repertório.


SOBRE A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 78 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Nas últimas sete décadas, a OSB revelou nomes como Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Antônio Meneses, e esteve à frente, maestros e compositores brasileiros como Heitor Villa-Lobos, Eleazar de Carvalho, Claudio Santoro, Francisco Mignone e Camargo Guarnieri. Também faz parte de sua história a colaboração de alguns dos maiores artistas do cenário internacional como Leonard Bernstein, Arthur Rubinstein, Mstislav Rostropovich, Igor Stravinsky, Claudio Arrau, Zubin Mehta, Lorin Maazel e Kurt Masur, entre muitos outros.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura. Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem a NTS - Nova Transportadora do Sudeste como mantenedora e a Vale, Brookfield e Eneva como patrocinadoras e 
Eletrobras como copatrocinadora, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.


SOBRE ROBERTO TIBIRIÇÁ:

Nascido em São Paulo, Roberto Tibiriçá recebeu orientações de Guiomar Novaes, Magda Tagliaferro, Dinorah de Carvalho, Nelson Freire e Gilberto Tinetti. Foi discípulo do maestro Eleazar de Carvalho, com quem teve a oportunidade de trabalhar durante 18 anos, depois de ter vencido o Concurso para Jovens Regentes da OSESP em duas edições seguidas.

Ocupou o cargo de Regente Assistente no Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa/Portugal) e em 1994 tornou-se Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica Brasileira. Entre 2000 e 2004, foi Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Petrobras Sinfônica e, entre 2005 e 2011, Diretor Artístico da Sinfônica Heliópolis, do Instituto Baccarelli (SP). Em 2010 assumiu como Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais onde permaneceu até 2013. Foi também Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica de Campinas (SP), da Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo (SP) e da Orquestra Sinfônica do SODRE, Montevidéu (Uruguai).

No Rio de Janeiro foi eleito pela crítica como o Músico do Ano de 1995 e recebeu neste Estado o Prêmio Estácio de Sá, por seu trabalho com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Participou do Festival Martha Argerich, em Buenos Aires, por duas vezes, a convite da própria artista, em 2001 e 2004. Já há alguns anos é convidado para o Festival Villa-Lobos, Venezuela, regendo concertos com a Orquestra Simón Bolívar.

Recebeu em 2010 e 2011 o XIII e XIV Prêmio Carlos Gomes como Melhor Regente Sinfônico (por seu trabalho com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e a Sinfônica Heliópolis, do Instituto Baccarelli). Recebeu ainda em 2011 a Ordem do Ipiranga (a mais alta honraria do Estado de São Paulo), a Grande Medalha Presidente Juscelino Kubitschek (outorgada pelo Governo de Minas Gerais) e o Prêmio APCA (Associação dos Críticos Musicais de São Paulo) como Melhor Regente (por seu trabalho com a Sinfônica Heliópolis e com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais). Ocupa a Cadeira Nº 5 da Academia Brasileira de Música e em 11 de maio de 2018 tomou posse como Membro Honorário da Academia Nacional de Música, RJ.


PROGRAMA:
Wolfgang Amadeus Mozart – Concerto para clarinete em Lá Maior, KV 622 (solista Marcio Costa)
Piotr Ilitch Tchaikovsky – Andante Cantabile para violoncelo (solista Emilia Valova)
Klécius Caldas e Armando Cavalcanti – Noite Azul
Irving Berlin – White Christmas
Seleção de Natal (orquestração de Roberto Tibiriçá)


SERVIÇO:
Orquestra Sinfônica Brasileira (Série Teatro Riachuelo Rio - Concerto de Natal)
Roberto Tibiriçá, regência

Dia 17 de dezembro de 2019 (terça-feira), às 20h
Local: Teatro Riachuelo
Endereço: Rua do Passeio, 38/40 - Centro – Rio de Janeiro

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Encontro Perspectivas 2019 – 4º Trimestre

A gangorra das projeções para o PIB de 2019 deve estabilizar em 1,1%, mesmo desempenho registrado nos últimos dois anos. Ainda assim é uma boa notícia, pois as perspectivas melhoraram no segundo semestre, já que os especialistas chegaram a sugerir crescimento de apenas 0,5% para este ano. Olhando para frente, os especialistas veem luz no fim do túnel e apontam como pontos relevantes a aprovação das reformas estruturais e o desempenho da economia internacional. No encontro Perspectivas 2019 – 4º Trimestre, que será promovido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) e pelo Estado de S. Paulo no dia 12 de dezembro, das 9h30 às 12h30, na FGV (Av. 9 de Julho, 2029 - Bela Vista, São Paulo), especialistas debatem o desempenho dos indicadores macroeconômicos, os cenários nacional e internacional e as expectativas para o ano que vem. O evento é gratuito, aberto ao público e voltado para economistas, estudantes e interessados.
Na primeira mesa, dedicada ao cenário econômico, estarão Silvia Matos, Bráulio Borges e Livio Ribeiro pelo FGV IBRE, além do Fábio Alves, colunista do Broadcast, como debatedor. Com a inflação ancorada, a reforma da Previdência aprovada e o baixo nível dos juros, a lenta recuperação do mercado de trabalho pós-crise é um dos principais entraves para a retomada da economia.
O país tem que olhar ainda para o cenário externo, que exige cautela, segundo os especialistas. Pesquisa do FGV IBRE apontou a crise na Argentina, que terá novo presidente em 2020 e ainda passa por severa crise, como responsável por roer 0,5% do crescimento do PIB brasileiro este ano. A guerra comercial entre Estados Unidos e China também pode impactar o crescimento em 2020, além da desaceleração da economia mundial.
Do ponto de vista político, o debate ficará entre Marcos Nobre (Unicamp), Fernando Veloso e Samuel Pessoal (FGV IBRE), e contará com a mediação de Fábio Alves. O objetivo será entender que efeitos a saída do presidente do PSL e a possível criação do partido “Aliança pelo Brasil” terá, em um ano eleitoral, nas votações no Congresso.
Para mais informações e inscrições, acesse o site.

Seminário “O futuro da parceria estratégia global China-Brasil”

A EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE) e o Consulado Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro realizam, no dia 13 de dezembro, o seminário “O futuro da parceria estratégia global China-Brasil”. O evento será realizado no auditório da Sede FGV (Praia de Botafogo, 190. 12º andar. Botafogo, Rio de Janeiro), a partir das 9h.
O evento tem o objetivo de aprofundar a compreensão mútua, compartilhar experiências de governança e de desenvolvimento de cada país, impulsionar os intercâmbios econômico, comercial e cultural, a fim de promover a Parceria Estratégica Global China-Brasil. O seminário será moderado pelo diretor da FGV EPGE, professor Rubens Penha Cysne.
O seminário contará com a presença do Cônsul-Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro, Li Yang; do Chief Investiment Officer da CCCC South America, Yu Yong; Vice-Presidente da CNODC Brasil, Liu Chengbin; do Vice-Presidente da State Grid Brazil Holding, Qu Yang; e do professor da Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio), Evandro Menezes de Carvalho.
Para mais informações e inscrições, acesse o site.

domingo, 8 de dezembro de 2019

Abertura RioMarket 2019

RioMarket 2019 - Sessão de abertura

O RioMarket 2019 terá sua sessão de abertura nesta segunda-feira, dia 9/12, às 10h, no Rio Othon Palace. O deputado federal Marcelo Calero e o doutor Eduardo Eugênio, presidente da FIRJAN, vão discutir o tema "Desafios da política audiovisual no contexto atual", com a mediação de Leonardo Edde, Presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual (SICAV). O evento é aberto e gratuito.

A discussão permeará temas pertinentes ao setor, como as recentes mudanças na legislação do audiovisual, além dos principais desafios na gestão e nas políticas públicas do mercado audiovisual. 

O RioMarket 2019 vai até o dia 15/12 e reunirá alguns dos principais nomes do mercado. Abaixo, um release com um resumo do evento. Programação completa aqui: www.riomarket.com.br

SERVIÇO:
Abertura RioMarket 2019
Dia 9 de dezembro, das 10h às 11h
Local: Rio Othon Palace
Endereço: Avenida Atlântica 3.264 - Copacabana
Entrada gratuita | Sujeito à lotação

sábado, 7 de dezembro de 2019

Fórum Norte-Fluminense de Educação em Ciências: diálogos e práticas

Convidamos você para participar do Fórum Norte-Fluminense de Educação em Ciências no dia 10 de dezembro. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 05 de dezembro. O evento tem  por objetivo reunir e reconhecer as ações de Ensino de Ciências (EC) historicamente desenvolvidas na Região Norte-Fluminense. Buscamos  por meio de encontros/diálogos em Palestras, Mesas Redondas e Grupos de Trabalhos entre os atores sociais envolvidos nestas atividades, observar tendências e lacunas, além de contribuir para a formulação de uma agenda estratégica de inovação em Educação em Ciências. Nessa agenda pretendemos, em colaboração, desenvolver ações integradoras de pesquisa, ensino e extensão na região, aproximando a comunidade universitária da comunidade escolar.
A mesa redonda “Perspectivas em educação em ciências no interior do estado como estratégia para a inovação social e tecnológica”, com a participação das Professoras Denise Pires (Profª Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e Reitora da UFRJ) e Isabel Martins (Profª Titular do Instituto NUTES) e do Prof. Francisco Esteves (Prof. Titular e Vice-diretor do Instituto NUPEM), tem por objetivo contribuir para o reconhecimento histórico das demandas sociais atendidas pela universidade no interior do estado e, sobretudo, desenvolver respostas à seguinte pergunta: Que contribuições a Educação em Ciências pode oferecer às estratégias de inovação social e tecnológica no interior do estado? Que atores, papéis e relações são importantes para o desenvolvimento dessas estratégias?
A luz das interações desenvolvidas ao longo do dia e das demandas apresentadas pelos participantes, no período da tarde, buscaremos desenvolver, coletivamente, propostas para a formulação de uma agenda estratégica regional de inovação e cooperação em Educação em Ciências . Nessa agenda pretendemos apontar ações integradas de pesquisa, ensino e extensão na região para o ano de 2020.
Público-Alvo: Este evento abrangerá a participação de professores do Instituto, professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da região, além de estudantes de graduação e pós-graduação.
Data/horário: 10 de dezembro de 2019, das 8h às 18h30.
Local: Instituto NUPEM/UFRJ – Avenida São José Barreto, 764, no bairro de São José do Barreto, em Macaé (próximo à rodovia Amaral Peixoto, na rua detrás do Centro de Convenções de Macaé/Parque de Exposição)
Inscrições: As inscrições são gratuitas, sujeitas a aprovação e realizadas via site do evento até o dia 5 de dezembro (até 23h59). A participação no evento será certificada.
Informações: clique aqui.
Programação:
HorárioAtividade
8:00Credenciamento
8:30Solenidade de Abertura
9:00Mostra de experiências exitosas de professores da região
10:30Mesa redonda: Perspectivas em educação em ciências no interior do estado como estratégia para inovação social e tecnológica
12:30Intervalo para o almoço
13:30Grupos de Trabalho – Construção de uma agenda estratégica de cooperação em ensino, pesquisa e extensão para 2020.
15:45Café
16:00Apresentação das propostas elaboradas nos Grupos de Trabalho
17:00Consolidação das propostas em uma agenda
18:00Encerramento
Mesa-redonda: Perspectivas em educação em ciências no interior do estado como estratégia para inovação social e tecnológica
Dia 10/12 – 08:00h – 13:00h
    • Mediador(es): Américo de Araujo Pastor Junior
    • Objetivos: Com a participação das Professoras Denise Pires e Isabel Martins e do Professor Francisco Esteves, esperamos que esse debate possa contribuir para o reconhecimento histórico das demandas sociais atendidas pela universidade no interior do estado e, sobretudo, desenvolver respostas à seguinte pergunta: Que contribuições a educação em ciências pode oferecer às estratégias de inovação social e tecnológica no interior do estado? Que atores, papéis e relações são importantes para o desenvolvimento dessas estratégias.
    • Carga Horária Presencial: 4h
    • Público Alvo: Professores, estudantes e demais profissionais da educação.
Grupo de Trabalho: Desenvolvimento de uma agenda estratégica regional de inovação e cooperação em Educação em Ciências
Dia 10/12 – 13:30h – 18:30h
    • Objetivos:A luz das interações desenvolvidas ao longo do dia, nesse momento buscaremos levantar demandas e desenvolver coletivamente propostas para a formulação de uma agenda estratégica regional de inovação e cooperação em Educação em Ciências . Nessa agenda pretendemos apontar ações integradas de pesquisa, ensino e extensão na região para o ano de 2020.
    • Carga Horária Presencial: 6h
    • Público Alvo: Professores, estudantes e demais profissionais da educação.

Map Unavailable
Dia(s): 10/12/2019
Horário: 8:00 - 18:30
Local: NUPEM / UFRJ - Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Av. São José Barreto, 764 - São José do Barreto
Macaé - Rio de Janeiro CEP 27965-045

Festival Museu Nacional Vive

Museu Nacional/UFRJ e SESC-RJ promovem festival com atrações gratuitas na Quinta da Boa Vista nos dias 7 e 8 de dezembro de 2019
Nos dias 7 de dezembro (sábado) e 8 de dezembro (domingo), das 10h às 16h, o Museu Nacional/UFRJ, em parceria com o Sesc RJ, promove o Festival Museu Nacional Vive, na Quinta da Boa Vista. O público terá acesso a diferentes atividades promovidas pelo Museu Nacional e outras levadas por colaboradores das unidades do Sesc no Rio de Janeiro.
“Precisamos demonstrar mais uma vez que o Museu Nacional, apesar da enorme tragédia, continua atuando nas quatro frentes: pesquisa, formação de pessoas, guarda de acervo e educação científica. E reforçar que o nosso objetivo com a realização desses festivais é mostrar à população a importância de nossa instituição. Queremos que a população participe, cada vez mais da nossa recuperação, nos orientando sobre o que esperam do novo Museu Nacional”, explica Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional.
Acompanhe o Museu Nacional em facebook.com/museunacionalufrj
#museunacionalvive

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

RioMarket 2019

image.png

RioMarket 2019

RioMarket, área do Festival do Rio voltada ao mercado audiovisual, traz à tona discussões essenciais para o setor

Workshops, seminários, rodadas de negócios e debates acontecerão de 9 a 15 de dezembro, no Rio Othon Palace
                                                                     

Com foco no desenvolvimento da indústria audiovisual, o RioMarket 2019 servirá de palco para as discussões mais atuais pertinentes ao setor. Durante os sete dias de evento – 9 a 15 de dezembro – profissionais de toda a cadeia produtiva estarão reunidos no Rio Othon Palace (Copacabana, Rio de Janeiro) debatendo sobre novas tecnologias, comportamento do público consumidor, legislação, formatos de investimentos, tendências em formato de conteúdo, entre outros assuntos. Workshops com profissionais renomados e Rodadas de Negócios com os principais players do país também estão na programação. As inscrições para o evento podem ser feitas no site www.riomarket.com.br.

Os seminários levarão ao público o que há de mais atual no mercado audiovisual mundial. Modelos de negócios multiplataforma, regulamentação de VOD, formatos de conteúdo, inovações tecnológicas, publicidade, licenciamento e pirataria serão alguns temas abordados nos painéis. “Como de costume, o RioMarket oferecerá ao público a oportunidade de discutir temas essenciais para o setor. Reuniremos os principais atores do cenário audiovisual brasileiro para promover debates atuais e propositivos” – diz Walkíria Barbosa, diretora do RioMarket.

No primeiro dia do evento (9/12), um time de jornalistas falará sobre “O papel da comunicação na sociedade moderna”. Mediados por Renée Castelo Branco (Supervisora de Programas da GloboNews), Dora Kramer (Veja) e Luiz Eduardo Garcia (GloboNews) debaterão sobre o atual cenário das plataformas de comunicação, seu impacto e influência na opinião pública e a importância do formato multiplataforma, que encontra no audiovisual uma importante ferramenta estratégica.

Ainda no dia da abertura, começam as discussões sobre um dos temas mais quentes do evento: o VoD (video on demand). Parlamentares e profissionais do mercado debaterão sobre o projeto de lei que regulamenta os serviços de streaming, os próximos passos da pauta legislativa e as consequências para a indústria audiovisual.
Participam da mesa os Deputados Federais Marcelo CaleroFelício Laterça e Tadeu Alencar, o Presidente do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav) Leonardo Edde e o Presidente Executivo da Brasil Audiovisual Independente (Bravi) Mauro Garcia. Os debates sobre VoD se estendem pela programação do RioMarket em painéis que contarão com a presença de representantes das principais plataformas de streaming, traçando um panorama para o próximo ano e abordando oportunidades de negócios.

Outro tema que estará presente diversas mesas da programação é o comportamento do consumidor. Executivos de canais de televisão discutirão estratégias que permitem identificar e entender o novo perfil de consumo do audiovisual e profissionais do cinema falarão sobre o grande desafio de aumentar a frequência nas salas, abordando aspectos da distribuição, campanhas de lançamento e comunicação multiplataforma. E para constatar de perto como o público é impactado e o que influencia na decisão de ir ao cinema, o evento promoverá um hackathon. Dois executivos do mercado estarão infiltrados no grupo observado, analisando reações e opiniões. O resultado da ação será apresentado no painel “Como o público quer ser impactado?”.

Cases de sucesso também terão espaço na programação. O ator Caio Blat estará no evento para falar sobre McMáfia, série da BBC que conta com o brasileiro no elenco. Na ocasião, haverá a exibição do último episódio da primeira temporada, seguida de debate. Os roteiristas Marçal Aquino e Fernando Bonassi, que têm no currículo séries de sucesso como "O Caçador", "Força Tarefa" e "Supermax", apresentarão no RioMarket o case “Carcereiros”. Depois da exibição de um episódio, eles falarão sobre a série e o filme.

Um dos destaques dos debates sobre novas tecnologias é o 5G, que chega como uma ferramenta revolucionária, oferecendo internet banda larga para a ampliação dos serviços de streaming. Para falar sobre o assunto, o RioMarket receberá o Head de Strategy & Transformation da TIM, Renato Ciuchini. Temas como Realidade Virtual e Block Chain também serão abordados no âmbito das discussões sobre tecnologia.

As oportunidades de atualização, aprendizado e troca de experiências se estendem pelos workshopsTônio Carvalho, diretor artístico à frente da Oficina de Atores da TV Globo, ministrará o curso “Um processo criativo para jovens atores”. Renato Falcão ministrará o workshop “Fotografando com pouca luz”, no qual falará sobre a evolução da fotografia, desde os recursos básicos até as mais novas ferramentas e técnicas. “Técnicas Para Atores de Cinema, TV e Web” será apresentado por Meire Moreno, que tem no currículo programas de tv, novelas e filmes como diretora e assistente de direção. A Facens – primeira instituição de ensino superior brasileira na área de inovação – ficará responsável pelo workshop de desenvolvimento de games.

As Rodadas de Negócios, uma das atrações mais concorridas do evento, também estão confirmadas na edição 2019. Executivos dos principais canais e plataformas estarão disponíveis para conhecer novos projetos, trocar experiências e realizar negócios.


Produções chinesas e oportunidades de negócios com o país serão tema de mostra e painéis

“As oportunidades crescem em direção à China” – este é o título da mesa que abre as discussões em torno do país asiático no RioMarket, logo no primeiro dia do evento. O Diretor Executivo da Band Caio Carvalho falará sobre aproximação da emissora com o mercado audiovisual da China, explanando sobre as oportunidades de negócios. Coprodução internacional, distribuição e licenciamento de conteúdo serão os temas centrais.

Shinework Pictures, uma das maiores produtoras de audiovisual da China, conhecida por desenvolver e produzir uma das coproduções mais bem-sucedidas do país ("Kung Fu Yoga", estrelado por Jackie Chan), estará presente no evento. A Diretora Geral da companhia, Iris Wang, apresentará o painel “Como a China pretende ampliar as relações de coprodução com o Brasil”, no qual falará sobre sua estratégia de expansão e como ela poderá beneficiar o mercado brasileiro.

O RioMarket também vai promover a Mostra Arte1 de Cinema Chinês, que terá em sua programação quatro filmes do recente panorama de cinema do país, como “The Composer” (2019), da Shinework, dirigido por Xierzhati Yahefu, e primeira coprodução entre China e Cazaquistão, que retrata a vida de um dos maiores compositores chineses, Xian Xinghai. O filme será exibido dentro da mostra que acontece entre os dias 10 e 13 de dezembro, no Rio Othon Palace. Além de “The Composer”, o filme “A Noiva” (1987), o sensível “O Carteiro das Montanhas” (1999) e “A Caminho da Escola” (2009) compõem a programação.


Participação das mulheres no setor do audiovisual é um dos destaques da programação

No dia 10/12, terça-feira, às 11h, Debora Ivanov, uma das principais produtoras do audiovisual brasileiro, responsável pela produção de títulos como “Que Horas Ela Volta?”, “Até que a Sorte nos Separe” e “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, vai presidir Fórum Nacional de Lideranças Femininas no Audiovisual, com o objetivo de trazer diversas problemáticas e dados do setor para o debate, além de ampliar a percepção e inspirar a ação dos profissionais do audiovisual brasileiro quanto às questões de gênero.

No mesmo dia, às 16h, Debora Ivanov vai mediar o debate “Mulheres no comando do audiovisual”, com a participação de Daniela Mignani, diretora do canal à cabo GNT; de Paula Barreto, produtora e diretora da LC Barreto; e da jornalista Ana Paula Araújo da Rede Globo.

Em seguida, às 17h, começará a mesa “Mulheres que fazem audiovisual” com a participação da produtora Iafa Britz (“Minha Mãe é Uma Peça”, “Minha Mãe é Uma Peça 2”), da diretora Anita Barbosa (“Muito Gelo e Dois Dedos D’Água”, “Amor.com”) e da diretora de som Zezé D’Alice (“O Auto da Compadecida”, “Assalto ao Banco Central”).

Confira a programação completa em www.riomarket.com.br


SERVIÇO:
RioMarket 2019
De 9 a 15 de dezembro de 2019
Horário: 9h às 20h
Local: Rio Othon Palace
Endereço: Avenida Atlântica, 3.264 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
Inscrições e informações: http://www.riomarket.com.br/