FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

RioMarket 2019

image.png

RioMarket 2019

RioMarket, área do Festival do Rio voltada ao mercado audiovisual, traz à tona discussões essenciais para o setor

Workshops, seminários, rodadas de negócios e debates acontecerão de 9 a 15 de dezembro, no Rio Othon Palace
                                                                     

Com foco no desenvolvimento da indústria audiovisual, o RioMarket 2019 servirá de palco para as discussões mais atuais pertinentes ao setor. Durante os sete dias de evento – 9 a 15 de dezembro – profissionais de toda a cadeia produtiva estarão reunidos no Rio Othon Palace (Copacabana, Rio de Janeiro) debatendo sobre novas tecnologias, comportamento do público consumidor, legislação, formatos de investimentos, tendências em formato de conteúdo, entre outros assuntos. Workshops com profissionais renomados e Rodadas de Negócios com os principais players do país também estão na programação. As inscrições para o evento podem ser feitas no site www.riomarket.com.br.

Os seminários levarão ao público o que há de mais atual no mercado audiovisual mundial. Modelos de negócios multiplataforma, regulamentação de VOD, formatos de conteúdo, inovações tecnológicas, publicidade, licenciamento e pirataria serão alguns temas abordados nos painéis. “Como de costume, o RioMarket oferecerá ao público a oportunidade de discutir temas essenciais para o setor. Reuniremos os principais atores do cenário audiovisual brasileiro para promover debates atuais e propositivos” – diz Walkíria Barbosa, diretora do RioMarket.

No primeiro dia do evento (9/12), um time de jornalistas falará sobre “O papel da comunicação na sociedade moderna”. Mediados por Renée Castelo Branco (Supervisora de Programas da GloboNews), Dora Kramer (Veja) e Luiz Eduardo Garcia (GloboNews) debaterão sobre o atual cenário das plataformas de comunicação, seu impacto e influência na opinião pública e a importância do formato multiplataforma, que encontra no audiovisual uma importante ferramenta estratégica.

Ainda no dia da abertura, começam as discussões sobre um dos temas mais quentes do evento: o VoD (video on demand). Parlamentares e profissionais do mercado debaterão sobre o projeto de lei que regulamenta os serviços de streaming, os próximos passos da pauta legislativa e as consequências para a indústria audiovisual.
Participam da mesa os Deputados Federais Marcelo CaleroFelício Laterça e Tadeu Alencar, o Presidente do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav) Leonardo Edde e o Presidente Executivo da Brasil Audiovisual Independente (Bravi) Mauro Garcia. Os debates sobre VoD se estendem pela programação do RioMarket em painéis que contarão com a presença de representantes das principais plataformas de streaming, traçando um panorama para o próximo ano e abordando oportunidades de negócios.

Outro tema que estará presente diversas mesas da programação é o comportamento do consumidor. Executivos de canais de televisão discutirão estratégias que permitem identificar e entender o novo perfil de consumo do audiovisual e profissionais do cinema falarão sobre o grande desafio de aumentar a frequência nas salas, abordando aspectos da distribuição, campanhas de lançamento e comunicação multiplataforma. E para constatar de perto como o público é impactado e o que influencia na decisão de ir ao cinema, o evento promoverá um hackathon. Dois executivos do mercado estarão infiltrados no grupo observado, analisando reações e opiniões. O resultado da ação será apresentado no painel “Como o público quer ser impactado?”.

Cases de sucesso também terão espaço na programação. O ator Caio Blat estará no evento para falar sobre McMáfia, série da BBC que conta com o brasileiro no elenco. Na ocasião, haverá a exibição do último episódio da primeira temporada, seguida de debate. Os roteiristas Marçal Aquino e Fernando Bonassi, que têm no currículo séries de sucesso como "O Caçador", "Força Tarefa" e "Supermax", apresentarão no RioMarket o case “Carcereiros”. Depois da exibição de um episódio, eles falarão sobre a série e o filme.

Um dos destaques dos debates sobre novas tecnologias é o 5G, que chega como uma ferramenta revolucionária, oferecendo internet banda larga para a ampliação dos serviços de streaming. Para falar sobre o assunto, o RioMarket receberá o Head de Strategy & Transformation da TIM, Renato Ciuchini. Temas como Realidade Virtual e Block Chain também serão abordados no âmbito das discussões sobre tecnologia.

As oportunidades de atualização, aprendizado e troca de experiências se estendem pelos workshopsTônio Carvalho, diretor artístico à frente da Oficina de Atores da TV Globo, ministrará o curso “Um processo criativo para jovens atores”. Renato Falcão ministrará o workshop “Fotografando com pouca luz”, no qual falará sobre a evolução da fotografia, desde os recursos básicos até as mais novas ferramentas e técnicas. “Técnicas Para Atores de Cinema, TV e Web” será apresentado por Meire Moreno, que tem no currículo programas de tv, novelas e filmes como diretora e assistente de direção. A Facens – primeira instituição de ensino superior brasileira na área de inovação – ficará responsável pelo workshop de desenvolvimento de games.

As Rodadas de Negócios, uma das atrações mais concorridas do evento, também estão confirmadas na edição 2019. Executivos dos principais canais e plataformas estarão disponíveis para conhecer novos projetos, trocar experiências e realizar negócios.


Produções chinesas e oportunidades de negócios com o país serão tema de mostra e painéis

“As oportunidades crescem em direção à China” – este é o título da mesa que abre as discussões em torno do país asiático no RioMarket, logo no primeiro dia do evento. O Diretor Executivo da Band Caio Carvalho falará sobre aproximação da emissora com o mercado audiovisual da China, explanando sobre as oportunidades de negócios. Coprodução internacional, distribuição e licenciamento de conteúdo serão os temas centrais.

Shinework Pictures, uma das maiores produtoras de audiovisual da China, conhecida por desenvolver e produzir uma das coproduções mais bem-sucedidas do país ("Kung Fu Yoga", estrelado por Jackie Chan), estará presente no evento. A Diretora Geral da companhia, Iris Wang, apresentará o painel “Como a China pretende ampliar as relações de coprodução com o Brasil”, no qual falará sobre sua estratégia de expansão e como ela poderá beneficiar o mercado brasileiro.

O RioMarket também vai promover a Mostra Arte1 de Cinema Chinês, que terá em sua programação quatro filmes do recente panorama de cinema do país, como “The Composer” (2019), da Shinework, dirigido por Xierzhati Yahefu, e primeira coprodução entre China e Cazaquistão, que retrata a vida de um dos maiores compositores chineses, Xian Xinghai. O filme será exibido dentro da mostra que acontece entre os dias 10 e 13 de dezembro, no Rio Othon Palace. Além de “The Composer”, o filme “A Noiva” (1987), o sensível “O Carteiro das Montanhas” (1999) e “A Caminho da Escola” (2009) compõem a programação.


Participação das mulheres no setor do audiovisual é um dos destaques da programação

No dia 10/12, terça-feira, às 11h, Debora Ivanov, uma das principais produtoras do audiovisual brasileiro, responsável pela produção de títulos como “Que Horas Ela Volta?”, “Até que a Sorte nos Separe” e “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, vai presidir Fórum Nacional de Lideranças Femininas no Audiovisual, com o objetivo de trazer diversas problemáticas e dados do setor para o debate, além de ampliar a percepção e inspirar a ação dos profissionais do audiovisual brasileiro quanto às questões de gênero.

No mesmo dia, às 16h, Debora Ivanov vai mediar o debate “Mulheres no comando do audiovisual”, com a participação de Daniela Mignani, diretora do canal à cabo GNT; de Paula Barreto, produtora e diretora da LC Barreto; e da jornalista Ana Paula Araújo da Rede Globo.

Em seguida, às 17h, começará a mesa “Mulheres que fazem audiovisual” com a participação da produtora Iafa Britz (“Minha Mãe é Uma Peça”, “Minha Mãe é Uma Peça 2”), da diretora Anita Barbosa (“Muito Gelo e Dois Dedos D’Água”, “Amor.com”) e da diretora de som Zezé D’Alice (“O Auto da Compadecida”, “Assalto ao Banco Central”).

Confira a programação completa em www.riomarket.com.br


SERVIÇO:
RioMarket 2019
De 9 a 15 de dezembro de 2019
Horário: 9h às 20h
Local: Rio Othon Palace
Endereço: Avenida Atlântica, 3.264 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
Inscrições e informações: http://www.riomarket.com.br/