FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 14 de dezembro de 2019

Reunião das Nações Unidas reúne especialistas para debater cibersegurança

O coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio), professor Ivar A. Hartmann, foi um dos acadêmicos que realizaram falas de abertura na reunião do Open-Ended Working Group (OEWG) sobre Cibersegurança do Office for Disarmament Affairs da Organização das Nações Unidas (ONU). A reunião foi realizada na sede da ONU, em Nova York, entre os dias 2 e 4 de dezembro, e congregou mais de uma centena de instituições da sociedade civil, setor privado e academia, juntamente com os representantes dos estados-membro.
Em sua fala, Hartmann alertou para a necessidade de que governos saibam identificar o uso de redes sociais por terroristas para recrutar, treinar membros e espalhar medo após ataques. Outra preocupação é a de que os governos sejam capazes de prevenir ataques cibernéticos e o uso das mesmas redes para manifestações políticas eventualmente polêmicas ou de instâncias de hacktivismo.
“As respostas dadas pelo direito para essas práticas precisam separar a manifestação legítima do uso da internet do terrorismo”, afirmou o professor em sua fala. O tema faz parte de projeto de pesquisa atualmente em curso no CTS-FGV sobre moderação de conteúdo online, com financiamento da Rede de Pesquisa e Conhecimento Aplicado da FGV e do Facebook.
A participação de Hartmann na reunião se deu com suporte financeiro do programa EU Cyber Direct da União Europeia, que busca apoiar a participação de membros da sociedade civil em reuniões internacionais de importância para o tema da cibersegurança.
O Open-Ended Working Group foi criado a partir da resolução 73/27 da Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de realizar reuniões de consulta com o terceiro setor, organizações não-governamentais e acadêmicas para discutir o tema da cibersegurança. O resultado das discussões será reportado à Assembleia Geral da ONU em 2020.