Propósito, cultura e experiência: serão estes os degraus para alcançar engajamento e retenção dos consumidores?
Propósito é a alma de uma marca, sintetiza porque a empresa existe e quais são suas promessas. Cultura indica como a marca faz o que promete. Experiência é o que a marca faz para entregar o que promete.
Tendências mostram que estes elementos formam o tripé fundamental na construção de estratégias de engajamento e de gestão do ciclo de vida do cliente. O ENA 2019 traz para o debate entendimentos sobre propósito, reflexões sobre a efetividade da cultura e quais experiências podem ir além da jornada de compra.
Programa
8h30 – 9h00: Welcome coffee
8h30 – 08h45: Abertura Sandra Martinelli, Presidente-Executiva da ABA
8h50 – 09h10: INTERNACIONAL – Estudo IRG (Iniciative of Real Growth)
- Marc de Swaan Arons, Founder Institute for Real Growth of Kantar Consulting
9h10 – 10h00: O relacionamento “com” e “por meio” da televisão
Há um potencial televisivo para alavancar campanhas e solidificar marcas. Este é um meio de comunicação bem difundido, presente na maioria das residências, afeta a vida de cada pessoa, seja fortalecendo a educação, formando opiniões ou apenas descontraindo; mas como a TV pode contribuir na construção ou disseminação do propósito e cultura de uma marca? Quais experiências podem proporcionar? O painel irá abordar a evolução da televisão, em nível mundial, da direção ao engajamento.
- Matt Hill, Diretor de Pesquisa e Planejamento da Thinkbox (Inglaterra) INTERNACIONAL
- Flavia Molina, Diretora de Marketing da Rede Globo
- Manuel Falcão, Diretor de Marketing da Globosat
Moderação: Marcelo Pacheco, Vice-Presidente de Mercado do Grupo RBS
10h05 – 10h25: Pesquisa Verizon Media
- Executivo da Verizon
10h30 – 11h00: Coffee Break
11h05 – 11h35: Lançamento do Manual ABA de Compliance LGPD – Boas Práticas e de Governança de Dados – para Publicitários
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) traz novas diretrizes para empresas e órgãos públicos quanto ao tratamento de dados pessoais dos consumidores. Mais do que uma mudança legislativa, a LGPD se propõe a gerar uma grande mudança cultural na proteção de dados no Brasil e os anunciantes terão até agosto de 2020 para se adaptarem a ela. Nesse período de adequação há oportunidades para estreitar o relacionamento com clientes, tornar serviços mais competitivos e, com criatividade, impulsionar o processo de transformação digital nas organizações.
- Marcel Leonardi, Consultor da Pinheiro Neto Advogados
- Betania Gattai, Latam Consumer Engage Centers Manager da Unilever e Presidente do Comitê de Consumer Experience da ABA
- Marco Frade, Head de Digital, Media & PR da LG e Presidente do Comitê de Mídia da ABA
Moderação: Vanessa Vilar, Legal Director LATAM – Cluster Category Counsel da Unilever e Presidente do Comitê Jurídico da ABA
11h40 – 12h00: Quando propósito, cultura e experiência levam ao reconhecimento…
Quatro das marcas que estão na lista das 50 empresas com melhor reputação no Brasil (estudo DOM Strategy Partners) compartilham práticas, visões e tendências.
- William Malfatti, Diretor de Comunicação, Relações Institucionais e Relacionamento com Cliente do Grupo Fleury e Conselheiro da ABA
- Sergio Pompilio, Vice-presidente de Assuntos Governamentais para a América Latina da Johnson & Johnsone Co-Presidente da ABA
- Marcio Parizotto, Diretor Departamental de Marketing e CRM do Bradesco e Conselheiro da ABA
Moderação: Suzana Pamplona, Diretora de Inteligência de Marketing da Natura e Diretora da ABA
12h00 – 12h10: Encerramento: Nelcina Tropardi, Vice-Presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da HEINEKEN e 1ª Vice-Presidente da ABA
Informações
Local: Teatro da Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500 – São Paulo – SP